1

Maratona Literária! - by Sammy Freitas

Posted by Unknown on 27 de julho de 2013 09:39 in ,


Você já ouviu falar em Maratona Literária? Não? Ela acontecerá das 0h00 do dia 29/07 até às 23h59 do dia 04/08!

Então se liga só na parada.... Vai começar na segunda-feira uma das primeiras maratonas brasileiras. Lá nos EUA, já é super comum e é conhecido como Read-a-Thon. Só para esclarecer, Read-a-Thon é uma espécie de ONG que incentiva as crianças a lerem - seja doando livros, levando a escolas, hospitais ou mesmo promovendo leituras para crianças menores. E baseado nisto, os blogs literários passaram a adotar esta nomenclatura e adaptaram como uma espécie de Maratona.

E então, baseado neste projeto, um grupo de blogueiros resolveram dar uma incrementada em suas leituras e criou os famosos BookTube-A-Thon Challenge - que é um desafio, geralmente envolvendo uma semana de leituras - Um livro por dia e cada livro de um tema em específico.

Nossa Maratona brasileira é mais simples (ainda bem! senão eu não poderia participar!!!)

A idéia da nossa Maratona é ler mais do que costumamos ler usualmente. Isso me atraiu muito! E sabe... Eu mega topei!

O desafio consiste em ajudar a leitores/blogueiros a alcançar a meta de leitura e diminuir a pilha de livros que temos pra ler e nunca lemos - porque estamos sempre comprando mais... 

Olha... minha estante com meus 1.200 livrinhos deve ter pelo menos uns 200 que não li ainda! Cara, isso é 16% dos meus livros pendentes de leitura!

Fora as metas de leitura que nunca se concretizam! No meu Skoob, eu tinha escolhido no início do ano 50 livros como meta de leitura. Até o momento, eu li 82! Só que não consegui terminar os que eu tinha escolhido como meta inicial - ainda faltam 16!

Nem preciso dizer que este desafio caiu como uma luva pra mim... (e pra muita gente - vi pelo menos 240 blogs inscritos na Maratona!)

Eu costumo ler uns 2 livros por semana, às vezes mais, às vezes menos, depende da quantidade de tempo livre que tenho, se estou trabalhando ou de folga, etc, etc... Então... Para a Maratona, olhei atentamente minha estante e escolhi os livros abaixo:

  • Cidade dos Anjos Caídos (Cassandra Clare) - 364 páginas
  • Nephalins, a herança dos anjos (Hanny Saraiva) - 288 páginas
  • Legend (Marie Lu) - 256 páginas
  • O rei do cinema (Toninho Vaz) - 206 páginas

Esta é minha meta inicial:

4 livros
1.114 páginas
159 páginas por dia

Façam suas apostas... Conseguirei ler todos estes livros em 7 dias?

Conforme eu for terminando os livros vou atualizando, colocando um post novo com uma mini-resenha sobre o livro!

E aí? Você tem coragem de participar dessa maratona? Defina sua meta e aproveite a oportunidade para ler mais!

Para quem quiser participar, aqui tem mais informações (incluindo os prêmios que serão sorteados). Não esqueçam de colocar nos comentários os livros vocês pretendem ler!



|
Gostou?
1

Humor: Mafalda

Posted by Nanda Cris on 26 de julho de 2013 06:00 in , ,
Tem como não gostar de Mafalda? Êta menininha inteligente!
Compartilho com vocês alguns quadrinhos que gostei muito, espero que curtam!








|
Gostou?
3

DICAS: Concordância verbal com os pronomes QUE e QUEM

Posted by Marcinha on 22 de julho de 2013 06:00 in , , ,
Concordância Verbal com os pronomes QUE e QUEM:

1a) Quando o sujeito é o pronome relativo “QUE”, a concordância se faz obrigatoriamente com o antecedente (=palavra que está antes do pronome QUE): “Fui eu que falei”; “Foi ele que falou”; “Fomos nós que falamos”.

2a) Quando o sujeito é o pronome relativo “QUEM”, a concordância se faz normalmente na 3ª pessoa do singular: “Fui eu QUEM RESOLVEU o caso”; “Na verdade, são vocês QUEM DECIDIRÁ a data”.
Observe que, se invertermos a ordem, não haverá dúvida alguma: “QUEM RESOLVEU o caso fui eu”; “QUEM DECIDIRÁ a data são vocês”.


Embora pouco usual, não é considerado erro o fato de o verbo concordar com o pronome que antecede o QUEM: “Fomos nós quem RESOLVEMOS o caso.” “Não sou eu quem DESCREVO.”

Observação: quando não houver o pronome QUE, o verbo deverá obrigatoriamente concordar com o núcleo do sujeito (=pronome que está antes da preposição “de”): “UM dos casais já TINHA mais de vinte anos de vida em comum.” “NENHUM de nós dois PÔDE comparecer ao encontro.” “ALGUÉM da equipe RESOLVEU o problema.” “QUAL de vocês CHEGOU em primeiro?” “QUEM dentre nós ESTÁ DISPOSTO a sair?” “MUITOS de nós LERAM o livro.” Nesse caso poderíamos usar “Muitos de nós LEMOS o livro”, se quiséssemos subentender a ideia de “eu também”.

Professor Sérgio Nogueira
http://g1.globo.com/platb/portugues/

|
Gostou?

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.