2
[RESENHA] Ele está de volta - Timur Vermes by Sammy Freitas
Posted by Unknown
on
6 de agosto de 2014
00:23
in
adolf,
ele está de volta,
fuhrer,
hittler,
resenha,
resenhas,
sammyfreitas,
timur vermes
E aí PessoALL??? Hoje é o quinto dia do Desafio de 20 livros em 31 dias. Já estou no quarto livro o que me dá esperanças de conseguir cumprir a maratona inteira!
Prontos para mais uma resenha?
Sinopse - Ele Está de Volta - Timur Vermes
Berlim, 2011. Adolf Hitler acorda num terreno baldio. Vivo. As coisas mudaram: não há mais Eva Braun, nem partido nazista, nem guerra. Hitler mal pode identificar sua amada pátria, infestada de imigrantes e governada por uma mulher. As pessoas, claro, o reconhecem — como um imitador talentoso que se recusa a sair do personagem. Até que o impensável acontece: o discurso de Hitler torna-se um viral, um campeão de audiência no YouTube, ele ganha o próprio programa de televisão e todos querem ouvi-lo. Tudo isso enquanto tenta convencer as pessoas de que sim, ele é realmente quem diz ser, e, sim, ele quer mesmo dizer o que está dizendo. Ele está de volta é uma sátira mordaz sobre a sociedade contemporânea governada pela mídia. Uma história bizarramente inteligente, bizarramente engraçada e bizarramente plausível contada pela perspectiva de um personagem repulsivo, carismático e até mesmo ridículo, mas indiscutivelmente marcante.
Sabe quando você tem um lado horrível que você não deixa transparecer? Tipo quando você ri por dentro quando alguém se machuca ou quando é maltratada, tem uma raiva súbita e deseja que alguém se dê mal? Pois é... Esse livro me deixou engasgada e com essa sensação.
Acredito que qualquer pessoa hoje em dia saiba quem foi Adolf Hitler e o que eles fez. E não conseguimos entender como um país inteiro, milhões de pessoas se deixaram seduzir por aquele discurso inflamado e faziam realmente coisas horríveis. Pensamos assim, porque não vivemos naquela época e por mais esclarecidos e inteligentes que somos, pouquíssimas pessoas não sucumbiriam às suas idéias.
Comecei a ler o livro despretensiosamente, esperando rir muito de um homem do passado, com um ego do tamanho do mundo e ainda por cima uma personalidade famosa (cruel, mas definitivamente conhecido) aparecendo do nada no presente - 66 anos após a sua suposta morte.
A primeira sacada do livro, é genial. Como uma amante de história ler "Ele veste seu uniforme completo, que cheira a combustível, e sente uma forte dor de cabeça" faz a gente matar a charada de cara! São indícios de que a história continua a mesma: há mais de 60 anos Hitler de fato se matou com um tiro e depois teve o corpo queimado.
Mas a história segue adiante, ele age como o Führer e é descoberto por um "caça-talentos" que resolve fazer um programa na TV satirizando o nazismo. Seus discursos são sérios, mas na verdade, ninguém o leva a sério. Apenas imaginam que é mais um comediante representando um papel.
Psicologicamente o livro me incomodou. Eu não queria "gostar" do Hittler, mas Timur nos apresenta o lado carismático, sedutor e que apresenta boas idéias. Ele realmente tem intenções de tornar a Alemanha melhor e não se conforma que com tanta tecnologia as pessoas tenham escapado de sua capacidade de pensar, ter suas próprias idéias.
Timur é alemão e toma cuidado em contar a história de maneira que seja construída em fatos e personalidades reais. Por isso, em alguns momentos, a narrativa se torna maçante por conter passagens longas em que Hitler descreve com incredulidade coisas que são extremamente comuns para nós (Tv de Led, celulares, lavanderias!)
Quando Timur começa a contar a história, você se assusta e sente um arrepio sinistro ao pensar como seria se o Hittler aparecesse hoje com novas idéias e cheio de "boas intenções". Ele é carismático, mas a maneira fria e calculista que ele assume quando começa a analisar o que deveria fazer para tornar seu discurso conhecido. Gostei de como o autor colocou isso, fugindo dos clichês.
Para finalizar, o livro nos traz uma crítica ao nosso modo de vida . As pessoas são superficiais e dão valor à muitas coisas desnecessárias e supérfluas. A sociedade se acomodou e não tenta mudar o que está errado e não funcionando. Assim Hittler acredita piamente que tem que retomar o poder para colocar a Alemanha de volta aos trilhos. Ele está perdido no século XXI e tudo está fora de ordem; o país precisa de um pulso firme e de um salvador a altura.
Timur focou no Hitler do passado, porém utilizando a tecnologia e a possibilidade de "converter multidões" através da internet. Sabemos que uma pessoa com carisma e que souber tocar nos pontos certos, pode facilmente mover o mundo a seu favor - ainda mais com nossos meios de comunicação em massa: TV e Internet.
Os discursos chatos foram se tornando inflamados e até mesmo eu, me senti seduzida por algumas idéias. Eu nunca fui a favor do Hitler real, mas a maneira como o autor conta a história e acredite, ele usa as mesmíssimas idéias do Hitler original... Ainda assim, ele consegue te fazer torcer para o vilão.
Achei perfeito ele falar tanto da segunda guerra como nos atualizar com a política e economia alemã atual. O livro, faz uma crítica sutil tanto ao governo bem como é tão fácil um louco xiita subir ao poder graças a nossa mídia.
Leia se tiver coragem e mente forte para resistir ao carisma do monstro sedutor!
Tempo: 9,5 horas | |
Finalidade: Reflexão sobre como é fácil colocar um louco xiita na mídia. | |
Restrição: Sem restrições. | |
Princípios ativos: Humor/Crítica Social |
Livro: Ele está de volta
Autor: Timur Vermes
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580575293
Páginas: 304
