6

[Resenha] O Terceiro Travesseiro

Posted by Marcinha on 23 de fevereiro de 2014 06:32 in , , ,
Olá, leitores e Retalhenses! Aqui vou eu, me aventurando em mais uma resenha (esse ano prometi resenhar tudo o que eu ler).

Mas... antes algumas palavrinhas.

O Terceiro Travesseiro é uma linda história de amor, mas é um romance homossexual masculino. Então, caro leitor, se você acabou de arregalar os olhinhos e exclamar "o mundo está perdido!", nem precisa continuar lendo essa resenha. O Terceiro Travesseiro é um livro para quem tem a mente aberta e acredita que existe felicidade fora das regras rígidas da sociedade.

Em segundo lugar eu gostaria de falar brevemente sobre mim, e porque eu li esse livro. Eu sou uma pessoa anti-convencional. Na verdade, eu tenho até um certo prazer em incomodar. Eu trabalho com meu marido numa oficina numa oficina especializada em carros antigos. Eu meto a mão na graxa, conheço de ouvido se um motor está bom ou não, faço pintura personalizada, lido com ferramentas pesadas e o que mais precisar. Quando viajamos para exposições de carros antigos, naturalmente os grupinhos se dividem. As esposas se agrupam para conversar sobre os mais diversos assuntos, enquanto eu me junto na rodinha dos maridos, falando sobre motores envenenados e o amor que sentimos pelos nossos carros. Os maridos terminam por olhar para suas esposas com ar de acusação, como que dizendo "você devia ser assim também!" As esposas me olham com desconfiança, ou abertamente como uma ameaça, um mau exemplo. E eu lamento informar que eu sou o que sou, gosto de mim como eu sou e não há olhar horrorizado que vá me fazer desejar me enquadrar no papel que a sociedade gostaria que eu tivesse.

Dito isso, vamos à resenha!


É difícil falar de uma história como essa sem dar spoilers. Vou me esforçar e isso acabará fazendo com que eu fale pouco. Isso é uma pena, por que eu gostaria de gritar aos sete ventos todos os motivos pelos quais valeu cada minuto eu ter lido esse livro.

Pra começar, na capa está escrito "Romance Verídico". Confesso que olhei com certa desconfiança, afinal não haveria jogada de marketing melhor. Capítulo a capítulo fui acreditando cada vez mais que a história realmente é verdade. É claro que, sendo um romance homossexual, a história vai falar de amor e preconceito. Mas por muitas vezes, há em certos personagens tamanho egoísmo e mesquinharia, como só as pessoas reais conseguem ser. No todo, a vida é retratada cruel como ela realmente é. O final então me deixou chocada. Mais, infelizmente, não posso dizer.

O romance entre os dois chega a ser fofo. Renato e Marcus estão apaixonados, são jovens, e fazem muita "zueira" juntos. Eles são amigos acima de tudo, se divertem demais um com a companhia do outro e se desejam ardentemente. Tem coisa melhor na vida do que amar assim?

Como o próprio título já diz, entra um terceiro travesseiro nessa história: Beatriz, ex-namorada do Renato. A chegada dela complica bastante as coisas entre Marcus e Renato. Posso dizer que esse livro fala sobre dois tipos de traição: a inconsequente e a premeditada. A inconsequente é quando você acaba por se deixar levar, e vai curtindo a situação achando que consequências graves não existem e que tudo dará certo no final. Foi o que rolou entre Marcus e Renato. A premeditada é quando o ser humano mostra sua verdadeira face, egoísta e manipuladora, e a vida se encarrega se ser cruel. Outros personagens do livro contribuíram muito pra isso.

Mas grande parte do livro foi um grande conto de fadas pra mim, daqueles que faz a gente acreditar no amor. No amor único de duas cara-metades. No amor familiar, quando alguém que tem o seu mesmo sangue te dá a mão e te olha como quem diz "mesmo que o mundo desabe, eu lutarei com você". Tudo isso torna o livro emocionante. Nesse quesito eu gostaria de destacar o Carlos, irmão do Renato, e o Sr. Giorgio, pai do Marcus. A hombridade e a coragem dos dois é impressionante.

Claro que os nomes todos foram trocados no livro, por uma questão de privacidade. Mesmo assim eu gostaria de fazer duas homenagens. 

A primeira, a Nelson Luiz de Carvalho, autor do livro. É necessária muita sensibilidade para contar uma história como essa da maneira honesta e apaixonante como você fez. E necessária coragem para publicá-la. Parabéns por compartilhar uma história linda e polêmica, abrindo os olhos da sociedade ao que realmente importa. Amor é a única coisa na vida inteira que nos trás felicidade.

E, por fim, eu gostaria de dedicar essa resenha ao Renato. Renato, você é "o cara". Através dos olhos do Marcus, eu também te amei em cada minuto, tanto nas horas de afeto quanto em todas as suas atitudes intempestivas. Então, essa resenha é pra você, cara.





|
Gostou?

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.