2

[Resenha] Projeto Rosie - Graeme Simsion

Posted by Nanda Cris on 3 de junho de 2014 21:55 in , ,
Saudações Leitores!

Como estamos nessa noite fria de terça-feira? Eu estou em êxtase porque terminei de ler o livro que, ouso dizer, foi o melhor que li até agora este ano (e olha que tinham mais 28 livros na disputa!). Vamos falar um pouquinho sobre ele???


Sinopse:
Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres.
Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.
Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.
O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

O que eu achei:

Já tinha visto este livro em promoção, tinha lido a sinopse e me interessado, mas sempre temos livros "mais urgentes" para adquirir, então fui deixando a compra desse para depois. E a Paty (que tem um gosto semelhante ao meu) resolveu me presentear com este livro de aniversário. Sem sombra de dúvidas, um livro diferente, surpreendente e muito viciante.

O livro é todo contado pela ótica de Don e podemos ver o modo como ele é totalmente organizado, racional e metódico. Ele analisa tudo friamente, fala sem papas na língua e não se deixa levar pelos sentimentos. Logo no primeiro capítulo presenciamos uma palestra sobre a Síndrome de Aspeger. Se você vai ler este livro, preste bem atenção nos sintomas, porque Don tem essa doença. E assim, fica mais fácil você entender o que se passa na mente dele.

Don resolve que está na hora de arrumar uma esposa e começa o Projeto Esposa, onde ele pretende achar a mulher ideal, baseado num questionário de 3 páginas frente e verso. E é nesse contexto que entra Rosie. Ela não preencheu o questionário e mesmo que preenchesse, não acertaria nenhuma resposta. Ela fuma, está sempre atrasada, é desorganizada.... mas entra na vida de Don despretensiosamente e acaba mostrando como é levar a vida de uma forma mais informal.

O grande lance deste livro é o modo como Don vai se abrindo para o mundo e como o sentimento dele por Rosie brota, crescendo mais a cada página. Evoluímos com Don, aprendemos a amar seu modo diferente e a amar Rosie também. O livro é lindo e tocante, o final é fofo e eu recomendo e muito a leitura. Não tenho palavras para descrever o quanto gostei desse livro, só lendo para entender. Leia e me diga o que achou. Estou curiosa para saber!






|
Gostou?

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.