0

[Crítica de Filme] Divertida Mente (Indicado ao Oscar 2016 por melhor Animação) by Sammy Freitas

Posted by Unknown on 20 de janeiro de 2016 22:00 in


Ficha Técnica
Título Original: Inside Out
Lançamento: 18 de junho de 2015 (94min) 
Diretor: Pete Docter
Gênero: Animação / Comédia / Família
Nacionalidade: EUA
Distribuidor: Disney - Pixar

Concorre ao Oscar de Melhor Animação
Demais concorrentes:
     * Anomalisa
     * As memórias de Marnie
     * O menino e o mundo
     * Shaun, o carneiro

Sinopse:
Crescer pode ser uma jornada turbulenta, e com Riley não é diferente. Ela é retirada de sua vida no meio-oeste americano quando seu pai arruma um novo emprego em São Francisco. Como todos nós, Riley é guiada pelas emoções – Alegria (Amy Poehler), Medo (Bill Hader), Raiva (Lewis Black), Nojinho (Mindy Kaling) e Tristeza (Phyllis Smith). As emoções vivem no centro de controle dentro da mente de Riley, onde a ajudam com conselhos em sua vida cotidiana. Conforme Riley e suas emoções se esforçam para se adaptar à nova vida em São Francisco, começa uma agitação no centro de controle. Embora Alegria, a principal e mais importante emoção de Riley, tente se manter positiva, as emoções entram em conflito sobre qual a melhor maneira de viver em uma nova cidade, casa e escola.

Considerações:
O filme conta a história de Riley, que aos 11 anos, é uma menina feliz com bons pais, amigos, gosta de esportes e tem os níveis de bobeira na medida certa. Ela é uma menina onde seu sentimento predominante é a alegria. Até que os pais dela decidem se mudar e tudo na vida dela muda. 

Como a história se passa quase o tempo todo na cabçea da Riley, a gente percebe rapidamente que as dificuldades e as mudanças na vida dela, tratam na verdade de toda uma questão emocional de amadurecimento. 

São cinco emoções básicas que ficam em uma torre de controle. A alegria era sua emoção predominante e ela, de certa forma monopoliza as atividades na sala de controle (no caso, a mente), mas chega uma hora em que descobrimos que a vida não é feita apenas de bons momentos e a alegria não é a única emoção. Sem contar que apesar da Alegria ser um sentimento ótimo, mas tem o grave problema de ter um otimismo que cria grandes expectativas, causando também grandes frustrações. 

De acordo com as repostas emocionais são geradas memórias que são armazenadas em globos de cores diferentes que são justamente as mesmas cores condicionadas na psicologia (amarelo - alegria, azul - tristeza, vermelho - raiva). No fim do dia, quando dormimos, as memórias de curto prazo são enviadas para a área de memória de longo prazo. Uma informação real e altamente interessante: o sono tem um papel importante neste processo.

Além disso, quando acontece algo com uma carga emocional muito grande, é gerada uma memória especial - a memória base que gera uma ilha de personalidade. Achei muito bem bolado porque essas "ilhas de personalidade" são aquilo que moldam o que somos e nossas prioridades - vejo aí claramente a formação do caráter.

Em um momento, como a alegria quer predominar porque ela só quer que Riley seja feliz, mas como a Tristeza insiste em aparecer em momentos inoportunos, a Alegria tenta afastar a tristeza (e nós não fazemos isso todos os dias quando colocamos um sorriso e dizemos que está tudo bem quando na verdade não está?) 

E por causa dessa divergência, a Alegria e a Tristeza são tiradas da sala de controle e enquanto tentam voltar, Riley fica dominada pelo medo, raiva e nojo. Cada uma das ilhas de Riley é desconstruída e quando finalmente a Alegria e a Tristeza voltam para a sala de controle quando geram memórias mistas - finalmente as emoções se tornam uma equipe e um novo terminal é instalado na mente da Riley, com muitos mais comandos que anteriormente. 

Além de representar fisicamente as cinco emoções de Riley, o filme ainda traz explicações para coisas como a origem dos sonhos, o porquê de esquecermos alguns acontecimentos antigos e outros não – e alguns serem lembranças recorrentes (a música do comercial de chiclete que não sai da cabeça) e como se dá a formação da personalidade. 

As formas encontradas para lidar com as emoções, que são conceitos totalmente abstratos e transformar isso numa história ao mesmo tempo divertida e educativa. As emoções podem agir conjuntamente e não disputar quem terá o controle da situação. Podemos observar no final do filme que os globos de memória agora possuem muitas vezes cores mistas. Acredito que o filme retrata muito bem o processo de amadurecimento e crescimento emocional.



Trailer Oficial:







|
Gostou?

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.