4

Retrospectiva literária 2013 by Nanda Cris

Posted by Nanda Cris on 24 de dezembro de 2013 06:00 in ,
Bom dia leitores!

Como foi o ano literário de vocês? Eu vou ser sincera, o meu foi um fiasco. Me inscrevi em 2 maratonas literárias e larguei as duas por volta de agosto. Tinha 224 livros na estante me esperando para serem lidos e só li 34... shame on me. Mas... águas passadas não movem moinhos e eu espero que em 2014 eu consiga ler pelo menos 50 livros, porque vamos combinar né???

Decidi então fazer a minha retrospectiva literária que já é uma tradição no Retalhos... preparados? Rumbora então!

1. O livro infanto-juvenil que mais gostei


Com certeza indico a "A Seleção", o livro é muito bem escrito e prende a gente demais. Eu fiquei tão doida querendo a continuação, que até li em e-book porque não ia conseguir esperar o livro chegar pela internet. Indiquei pra Paty e ela também amou. Recomendo muito!



2 A aventura que me tirou o fôlego



Como não falar dessa série que eu gosto tanto? A primeira trilogia (Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas e Cidade de Vidro) foi de tirar o fôlego e teve um final perfeito.

Cidade dos Anjos Caídos e Cidade das Almas Perdidas eu li de um fôlego só em tempo recorde. Estou esperando ansiosamente a continuação "Cidade do Fogo Celeste" e fim da nova trilogia. Este livro será lançado em 27 de maio de 2014, um dia depois do meu aniversário e eu aceito de presente! #ficadica kkkk.



3. O suspense mais eletrizante


Olhando os livros que li esse ano, percebi que não li nenhum suspense! Só esse aí de cima que a Sammy me deu! Passei um ano bem meloso, cheio de romances, então esse cara aí de cima não teve muita concorrência, rsrs. Eu gostei da história, me prendeu, mas achei o final beeeeemmmmm ruim. Uma explicação fraca e a questão central: afinal o que é o tal livro do amanhã? Ficou sem resposta. Odeio livros estilo Arquivo X, "a verdade está lá fora", isso não me convence.


4. Romance que me fez suspirar


Uma patricinha e um brutamontes e muitos hormônios. Tem equação melhor? Li este livro por indicação da Sammy e não me arrependi. Gosto muito do modo como a autora escreve e adoro protagonistas protetores, possessivos e apaixonados! Dei apenas 5 estrelas lá no Skoob porque não podia dar mais, é um romance de tirar o fôlego!



5. A saga que me conquistou

Falar de Instrumentos Mortais não rola, né? Então vou puxar outro coelho da cartola...


Ano passado já tinha me deliciado com Sussurro e Crescendo, e este ano fechei a saga com Silêncio e Finale. Posso dizer que o Patch é como um bom vinho, quanto mais passa o tempo, mas delicioso ele fica. Silêncio é meio chatinho, mas Finale é vertiginoso, e o final é perfeito. Amei essa saga e até dei de presente de Natal pra minha irmã, porque ela tem que conhecer esse anjo-delícia. kkkk.


6. Melhor livro de fantasia

Como eu li pouco esse ano e acabei gastando meus cartuchos em outras categorias, só sobrou esses livros para falar aqui. Não é que eles não sejam bom, eles são! Prende e talz. Mas... não são os melhores livros de fantasia que li. Pra mim o melhor foi Instrumentos Mortais! Darke Academy tem seus baixos, como uma protagonista confusa e que tem lealdade com as pessoas erradas (isso foi meio irritante). Mas também tem altos pois eles são, no geral, bem surpreendentes.Tem uma história bem diferente de tudo do que já li, uma boa trama e estou esperando ansiosamente ser lançado no Brasil o livro 4, pois quero saber como vai se desenrolar a história. Para saber mais: livro 1, livro 2 e livro 3.



7. O livro que me fez rir    

Esse é mole!


Esse livro é bem leve, até a cena de romance tem coisas engraçadas. Se fosse um filme, seria sessão da tarde. Gostei bastante, li rapidinho e foi ótimo pra passar um tempo agradável. Recomendo a leitura!

8. O livro que me surpreendeu    


Esse livro ganhei da Paty e foi uma grata surpresa pra mim. Nunca tinha ouvido falar dessa história e menos ainda da autora. Mas o livro é muito bom, prende e tem uma trama cheia de reviravoltas onde nada é o que aparece. Não vejo a hora do livro 2 ser lançado no Brasil!


9. O personagem do ano     


Tenho até vergonha de admitir, mas até agora não li o 2 dessa saga, o que é ainda mais vergonhoso já que eu amei esse livro. A leitura é difícil inicialmente, com uma linguagem bem diferente da que estamos acostumados, mas quando a gente pega o ritmo, flui muito fácil e o jogo de influências e poder é muito show. Promessa de ano novo: ler a continuação em 2014!



10. O casal do ano    


Quem me conhece sabe o quanto eu gosto dessa série Midnight Breed. Um dos vampiros mais soturnos da Ordem é Tegan, e eu me perguntava se ele iria ceder ao amor assim como seus companheiros nos outros livros. Obviamente ele cedeu (ou não haveria história) massss a mocinha não é nenhuma flor do campo. Ela é destemida, afiada, corajosa... bem ao estilo Tegan de ser. O casal é perfeito um pro outro e eu amei esse livro.



11. O melhor livro que li em 2013  


Se me dissessem que em 2013 eu iria considerar um clássico como sendo o melhor livro, eu ia rir! Mas não é que foi isso que aconteceu?! Orgulho e Preconceito é bem escrito, tem personagens fortes, uma boa trama, todas as características necessárias para o sucesso e, sem dúvida, mereceu seus 200 anos de sucesso completados em 2013.



12. O pior livro que li em 2013   

Esse é fácil:


Olha eu tenho um problema com autores que todo mundo ama. Nicholas Sparcs: odiei. Rick Riordan: odiei. Deve ser algum defeito de fabricação, kkkk.
Eu me arrastei na leitura desse livro e acabei fazendo algo que eu nunca achei que fosse fazer. Não tinha chegado nem na metade do livro, pulei pros 3 últimos capítulos. Li, achei uma porcaria e coloquei ele e o 2 (Trono de Fogo) para troca, sem nem mesmo ler.

Bem, é isso! Quem concorda, quem discorda? Quem quer brincar também?

Beijos a todos.



|
Gostou?
6

[Batata Quente 3 - Parte 6] - As Crônicas de San Atório - Capítulo seis: "Muito o que Explicar"

Posted by Marcinha on 23 de dezembro de 2013 12:15 in , , ,
Recapitulando as partes anteriores da história:

Parte 1 + explicação da brincadeira - "As Crônicas de SanAtório - Na taberna do Fauno"(by Sammy)

Parte 2: "Encontros e Caminhos" (by Marcinha)

Parte 3: "Um bofe no caminho" (by Paty)

Parte 4: "O Sexto Elemento" (by Nanda)

Parte 5: "O Paladino do Mal" (by Sammy)

Muito o que Explicar


- Quem diabos estava de guarda quando aquele bastardo fugiu? - rosnou Martha, com sua habitual acidez bastante aumentada pela manhã - Ahhhhhh, esquece! Ele já se foi mesmo!

- Fui eu, guerreira, e peço perdão a todas pela minha falha. - afirmou o arqueiro - Ainda estou enfraquecido pela mutilação que sofri, e devo ter cochilado.

- Até onde me consta o único mutilado foi Bjartan... - retorquiu a guerreira, inclinando a cabeça com uma expressão de total desconfiança - O que vimos em você foram cortes nas costas, profundos até... Quer explicar sua afirmação, Halt?

- Eu me expressei mal. - revidou o arqueiro, com visível reserva - Era aos cortes que me referia. - afirmou, olhando disfarçadamente para Nardanna, tentando avaliar a expressão dela.

Nardanna, Santhara e Pethrika nada disseram, entretanto compartilharam da desconfiança de Martha. Especialmente Nardanna sentiu um aperto no peito; nutria uma súbito afeto pelo arqueiro recém chegado ao grupo, mas a lógica lhe indicava que o deslise de Halt com as palavras tinha raízes mais profundas que uma simples confusão momentânea.

O silêncio permaneceu por algum tempo, trazendo certa tensão ao grupo.

Foi Martha que falou novamente.

- Creio que esta não seja a melhor hora para explicarmos tudo o que certamente há para explicar. No momento nosso problema maior é o fato de Bjartan ter fugido sem conseguir seu intento, o que o fará voltar, sem dúvida. Teremos tempo de conversar sobre parentes desaparecidos quando estivermos em lugar seguro. - A guerreira lançou um olhar mordaz para a ruiva - E quando chegarmos lá, onde quer que seja, você terá muito o que explicar, Santhara.

A ruiva simplesmente apertou os lábios, numa demonstração de que seria quase impossível arrancar-lhe qualquer informação sobre o filho que ela protegia a todo custo.

- Posso levá-las ao Rei de San Atório. - interferiu Halt, subitamente - É o mínimo que posso fazer, para agradecer pelo meu resgate e compensá-las pelo mal que fiz perdendo nosso prisioneiro. Tenho as graças do Rei em pessoa, que as tomará em sua proteção particular, certamente, depois de meu pedido. Espero, de coração, que aceitem meu convite e a proteção que posso conseguir.

Martha arqueou a sobrancelha e correu o olhar pelas outras mulheres, tentando sondar-lhes a opinião.

- É nossa melhor chance no momento. - manifestou-se Nardanna.

- Danna... sinto um péssimo presságio. - sussurrou Pethrika para sua parceira - Não podemos simplesmente voltar à nossa rotina? Acho que é hora de dissolvermos o grupo. - sugeriu, recorrendo a lógica fundamental.

- Não é assim que funciona, Pet. - retorquiu Nardanna com doçura - Bjardan nos conhece a todas agora. Quem garante que não usará qualquer uma de nós para chegar à Santhara no futuro?

- Concordo com Nardanna. -  endossou Halt, recebendo uma olhar tão venenoso de Martha que optou por calar-se, entes que terminasse por responder à guerreira com o mesmo tom de hostilidade
.
- Eu aceito de bom grado a proteção do Rei, Halt. - interrompeu Santhara - Afinal o alvo sou eu. Espero que sob os muros do Rei estejamos todas seguras.

- Garanto que estarão. - assentiu o arqueiro - O Cidade Real é protegida por incontáveis tipos de magia e um numeroso e bravo exército.

- Vamos com ele, Pet? - insistiu Nardanna.

- Vamos, Danna. Você está certa. - concordou a maga.

- Está decidido, então. - manifestou-se Martha, quando as outras a olharam em dúvida - Irei onde meu grupo for.

- Coloquemo-nos em marcha, então. - sentenciou o arqueiro.

Em pouco tempo haviam recolhido tudo o que usaram no acampamento e cavalgavam rumo ao seu novo destino. Audaz, sendo o mais robusto dentre os animais, era montado por Martha que levava Santhara na garupa. Pethrika montava Safira, e carregava parte dos pertences da guerreira, para aliviar a carga do cavalo negro. Halt havia recebido Legolas para montar, e diminuía bastante a marcha, argumentando que não estava acostumado àquela montaria. Mas era óbvio que sua intenção era emparelhar com Palermo e fazer companhia a Nardanna no fim da fila.






Bjartan materializou-se no alto de uma torre que parecia abandonada. O cheiro no interior do aposento mais alto era nauseante, mas ele aguentou firme. Mesmo profundamente mutilado, ele permanecia de pé, o mais altivo que seu corpo sem forças poderia aguentar. Nunca demonstrava fraqueza diante de sua Mestra.

A bruxa olhou com desprezo para Bjartan, ensanguentado e pálido como estava. Gritou; um grito esganiçado e pavoroso, enquanto derrubava de cima do altar de pedra à sua frente toas as feitiçarias nas quais vinha trabalhando. Um rastro de ossos de animais e sangue se estendeu pela superfície de pedra, enquanto os encantamentos espalhavam-se pelo chão do aposento arruinado. Ela gesticulou de modo insano, e os olhos arregalados emprestavam uma expressão louca ao rosto antigo e enrugado. Gritou com ele novamente, crispando os dedos nodosos, enquanto arrastava a barra do manto esfarrapado pelo assoalho imundo à medida que caminhava.

- Energúmeno! Incompetente! Maldito! Não faz nada direito! - gritou a velha bruxa, esbofeteando-o com os dedos magros como os de uma múmia.

- Falhei... perdão... - ele sussurrou humildemente; a perda de sangue e o esforço da fuga o haviam quase exaurido - Ajude-me... estou fraco...

- Vou recuperá-lo, meu servo... para que termine o serviço que deixou para trás. Para sua sorte, consegui recentemente o que preciso para fazer a poção que salvará sua vida inútil. Não se encontram chifres de fauno todos os dias, como deve saber. - e, tendo afirmado isso, deu uma risada maléfica
.
O som do riso de escárnio se espalhou pela torre... os olhos de Bjartan vasculharam os arredores e notaram uma silhueta conhecia presa por correntes à parede, com o corpo pendente e a cabeça baixa na escuridão do canto isolado. Já havia sido sangrado, e um pedaço de um dos seus chifres já fora removido, assim como boa parte dos pelos de seu cavanhaque e cauda. Silvicha parecia desmaiado naquele momento.






As quatro montarias e seus cinco ocupantes pararam, a beira de uma encosta de onde se podia ver a Cidade do Rei. As amuradas sussessivas abrigavam inúmeras construções e torres, em camadas cada vez mais altas, até a construção maior do cume da cidade, onde se encontrava o salão do Rei. Era um bela visão; a cidade de pedra clara brilhava levemente dourada sob a intensidade do sol. Sem dúvida alguma, a vista valia a parada momentânea que fizeram para contemplá-la.

Halt e Nardanna se entreolharam, com um sorriso espontâneo. Havia orgulho no olhar dele, orgulho por poder mostrar a mulher que ele julgava única o lugar onde ele morava, mostra-lhe seu mundo. Desde o primeiro momento em que pousara seu olhar naqueles enormes olhos castanhos da arqueira, tinha sido como se algo dentro dele despertasse imediatamente. Não sabia o que era, e estava longe de ser uma paixão súbita e superficial. Era algo que vinha... do fundo de sua alma.

Nardanna baixou a cabeça e focou novamente o a Cidade do Rei. Apenas focou, pois na verdade nem a estava vendo. Sua mente trabalhava sem descanso, tentando entender a confusão de sentimentos dentro dela. Sentia uma confiança inabalável em Halt, esse homem que mal conhecia. Achava que tinham afinidade por que ambos eram arqueiros, e por que possuiam tantas coisas em comum de que gostavam, como descobriram na noite em que caçaram juntos. Mas havia algo mais. Mais intenso, mais profundo... e mais perigoso. Por nada deste mundo Nardanna permitira-se alguma vez aproximar-se de alguém, e depositar sua confiança tão prematuramente. Mas , em se tratando de Halt, algo naqueles olhos de aparência sábia parecia falar ao fundo da sua alma...

Sem aviso, o local onde estavam foi coberto por uma densa sombra, enquanto a Cidade à frente prosseguia iluminada pelo sol. Os cinco pares de olhos atentos voltaram-se para o céu simultaneamente. Nuvens sombrias se formavam velozmente e não eram nuvens naturais, com toda a certeza. Pareciam serpentes enfumaçadas, desenhando espirais enquanto se aproximavam, com sua cor cinza doentia. As serpentes de nuvens se espalhavam pelo céu, evoluindo rapidamente, e terminaram por formar um símbolo no firmamento. Era uma runa única e amaldiçoada, conhecida de Santhara.

- É Bjartan! Corram! - gritou a ruiva, enquanto a cor lhe sumia do rosto.

- Para a Cidade! - ordenou Halt, atiçando as montarias e pondo as mulheres em movimento.

O arqueiro murmurou uma palavra antiga e desceu a palma da mão com toda a força sobre o lombo de Palermo. A lhama soltou um resmungo que não lhe era comum, e disparou com Nardanna ladeira abaixo, rumo à entrada da cidade. Atrás dela, seguiram os outros, tirando a maior velocidade que podiam de suas montarias, fugindo do mal que os perseguia.

O céu se tornava cada vez mais coberto pelas serpentes escuras, que pareciam já quase sólidas. Sem aviso, partes delas começaram a tocar o chão, parecendo cometas que caíam, deixando crateras do tamanho de um homem onde atingiam o solo. As mulheres gritaram, em pânico, quanto atiçavam ainda mais suas montarias.

- Cavalguem e zigue-zague! - gritou Martha - Desviem!

Todas passaram a oscilar no trajeto, muitas vezes quase se chocando umas às outras em meio ao desespero da fuga. Palermo continuava a liderar o grupo, como se o próprio Pégasus tivesse se apossado de seu corpo. Cobrindo a retaguarda vinha Halt, cavalgando Legolas enquanto sussurrava palavras de poder e vigiava de perto as mulheres que tomara sob sua responsabilidade. À volta deles, os tentáculos nebulosos continuavam a vir do céu, golpeando o chão, por vezes perto demais.

Ao final da evocação de Halt, uma luz se fez acima deles, como um globo luminoso. A luminosidade conjurada se espalhou, intimidando temporariamente as serpentes maléficas no céu. A bola de luz também foi percebida pelos guardas nas ameias da murada da Cidade. O portão elevadiço começo a se abrir lenta e firmemente.

Sem diminuir a marcha, os cinco passaram pelo portão da cidade a todo o galope. Imediatamente o portão começou a se fechar, mas eles já estavam a salvo. Podiam ver a barreira invisível de magia que cobria toda a cidade, repelindo o mal que os perseguia, fazendo-o recuar.

Halt saltou de Legolas com agilidade, entregando-o a um sentinela que corria em sua direção, e dando instruções ao homem para que desse descanso e alimentação aos animais exaustos. Palermo parecia a ponto de desfalecer, com as narinas dilatando-se aceleradamente. Halt passou a mão pela fronte da lhama antes que o sentinela a levasse, e o animal pareceu imediatamente um pouco mais confortável.






Halt levou as mulheres à presença do Rei. Explicou tudo o que havia acontecido desde que elas o haviam encontrado desacordado no rio, o resgatado e curado. O rei ouvia a tudo, consternado. Agradeceu às mulheres com sinceridade por tudo o que haviam feito por Halt, e lhes ofereceu abrigo e proteção enquanto precisassem. As mulheres agradeceram e aceitaram.

Então o rei voltou-se para Halt, com uma voz sombria e pesarosa.
- Quem foi o maldito que o mutilou?
- Podemos falar mais tarde, meu senhor? - retorquiu Halt imediatamente, e o Rei entendeu que as mulheres de nada sabiam.






Quando Martha, Santhara e Pethrika já estavam acomodadas nos aposentos que foram destinados para elas, Halt levou Nardanna até seu aposento particular. Embora isso fosse algo que Nardanna jamais fazia, a confiança que sentia naquele homem não a deixava ter dúvidas cada vez que ele propunha algo.

Eles cruzaram a pesada porta de madeira que dava para o quarto onde Halt vivia. Nardanna ficou boquiaberta com a paz que o lugar exalava. Haviam arcos de vários formatos em uma das paredes, que poderia ser definida como "a parede das armas". Mas, tirando este detalhe, tudo o mais era claro, limpo e cheio de sutis obras de arte. Havia um quadro a óleo na cabeceira da espaçosa cama que retratava um anjo em pleno vôo, com sandálias trançadas nos tornozelos e um esvoaçante manto branco. Na pintura, os braços do ser celestial pareciam retesar um arco, embora o ser alado não segurassem arma alguma.

Halt pediu licença por um momento, para buscar algo que pudessem comer. Saiu deixando Nardanna só em seu quarto.

A arqueira começou a vagar pelo aposento, investigando com curiosidade os objetos pessoais do homem que ela aprendera em pouco tempo a admirar. Olhou para os inúmeros livros e pergaminhos, que jaziam em uma estante abarrotada deles. Viu esculturas em formas de asas e várias medalhas, provavelmente concedidas pelo Rei.

Então viu algo que fez seu coração diminuir dentro do peito.

Havia uma boneca de pano no canto do quarto, uma diminuta boneca imunda de terra, com parte de seus cabelos de lã arrancados e as pernas chamuscadas e enegrecidas. Uma pontada de dor aguda atingiu-a de imediato, e ela levou a mão a testa, tentando conter a dor e as lembranças.

Havia fogo. Havia cavalos; homens montados cavalgavam em círculos em torno dela e traziam tochas acesas nas mãos enquanto gritavam uns para os outros. Ela e um menino se abraçavam no chão. Ela era uma criança, suja e apavorada, em meio ao ataque repentino e brutal que seu vilarejo sofria. O menino se agarrava a ela, e a pequena Nardanna abraçava sua boneca mais querida, tentando protege-la dos homens malvados. Ouviu a voz de sua mãe gritando seu nome. Sentiu-se ser levantada pelos braços maternos no instante em que um dos malfeitores agarrava o menino que a abraçava. A mãe conseguiu agarrá-la e correr com ela para a mata. O menino tentara agarrar-se a ela, à pequena Nardanna, mas conseguira pegar apenas a boneca. Nardanna chutava e se debatia na colo da mãe, enquanto via o menino carregado à força por um dos invasores, agarrando com força sua boneca mais querida.

Exatamente a mesma boneca que acabara de encontrar no quarto de Halt.



|
Gostou?

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.