3

HUMOR: A Arca de Noé Brasileira

Posted by Unknown on 12 de julho de 2013 06:00 in , , ,



Um dia, o Senhor chamou Noé que morava no Brasil e ordenou-lhe:
 

- Dentro de 6 meses, farei chover ininterruptamente durante 40 dias e 40 noites, até que o Brasil seja coberto pelas águas.
 

- Os maus serão destruídos, mas quero salvar os justos e um casal de cada espécie animal. Vai e constrói uma arca de madeira. 

No tempo certo, os trovões deram o aviso e os relâmpagos cruzaram o céu.

Noé chorava, ajoelhado no quintal de sua casa, quando ouviu a voz do Senhor soar furiosa, entre as nuvens:


- Onde está a arca, Noé?


- Perdoe-me, Senhor suplicou o homem. Fiz o que pude, mas encontrei dificuldades imensas:
 

* Primeiro tentei obter uma licença da Prefeitura, mas para isto, além das altas taxas para obter o alvará, me pediram ainda uma contribuição para a campanha de reeleição do prefeito.
 

* Precisando de dinheiro, fui aos bancos e não consegui empréstimo, mesmo aceitando aquelas taxas de juros.
 

* O Corpo de Bombeiros exigiu um sistema de prevenção de incêndio, mas consegui contornar, subornando um funcionário.
 

* Começaram então os problemas com o IBAMA e a FEPAM para a extração da madeira.
 

Eu disse que eram ordens SUAS, mas eles só queriam saber se eu tinha um "Projeto de Reflorestamento " e um tal de "Plano de Manejo ".
 

* Neste meio tempo ELES descobriram também uns casais de animais guardados em meu quintal. Além da pesada multa, o fiscal falou em "Prisão Inafiançável " e eu acabei tendo que matar o fiscal, porque, para este crime, a lei é mais branda.
 

- Quando resolvi começar a obra, na raça,apareceu o CREA e me multou porque eu não tinha um Engenheiro Naval responsável pela construção.
 

* Depois apareceu o Sindicato exigindo que eu contratasse seus marceneiros com garantia de emprego por um ano.
 

* Veio em seguida a Receita Federal, falando em "sinais exteriores de riqueza" e também me multou.

* Finalmente, quando a Secretaria  Municipal do Meio Ambiente pediu o "Relatório de Impacto Ambiental" sobre a zona a ser inundada, mostrei o mapa do Brasil.


Aí, quiseram me internar num Hospital Psiquiátrico! Sorte que o INSS estava de greve.


Noé terminou o relato chorando, mas notando que o céu clareava perguntou:
 

- Senhor, então não irás mais destruir o Brasil?
 

- Não! - respondeu a Voz entre as nuvens.
 

- Pelo que ouvi de ti, Noé, cheguei tarde!
 

O governo já se encarregou de fazer isso!

|
Gostou?
1

DICAS: Muçarela, mozarela ou mussarela?

Posted by Unknown on 8 de julho de 2013 06:00 in , , , ,



- Saindo uma pizza de .... PÁRA O MUNDO!!!! 

Quando abri o cardápio da parmê e dei de cara com a palavra MUÇARELA grafada com cedilha, surtei... Eu tinha TANTA certeza que era com dois SS`s, que me vi num dilema... corrigia o dono da loja ou deixava o erro passar?

Não deixei. E foi uma EXCELENTE oportunidade para aprender! O gerente explicou, eu teimei e abri o dicionário no iPhone. Inconformada com o dicionário do celular informar que era com Ç, não sosseguei enquanto não fui à livraria do Shopping para procurar no dicionário.


Pois é.. quebrei a cara. Na verdade, muçarela é escrito assim mesmo... com Ç. Mas.... em algum momento da nossa história gramatical aqui no Brasil, o gostoso queijo Mozzarella, aquele mesmo que compramos para fazer misto-quente (misto, não MIXTO) ou pizza, ganhou um aportuguesamento e foi grafado (incorretamente) com dois SS`s.



E por incrível que pareça, quem puxou o movimento para corrigir o erro, foi uma famosa rede de supermercados aqui no RJ. Sério, vou falar qual é a rede, mas juro para vocês que não é merchandising!






O Prezunic começou a colocar propaganas de promoções na TV e nos encartes, com Muçarela grafado com ç. E com isso, mais gente passou a comentar o "erro". Até que um dia, eles cansaram de explicar de pessoa em pessoa e colocaram uma explicação na entrada da loja. 






E aí, eu passei a ver mais e mais pessoas corrigindo seus cardápios e máquinas.

Infelizmente não achei o vídeo, mas acho que consegui ilustrar bem tudo o que foi explicado! E abaixo, a historinha e a explicação do porquê de Muçarela ser com Ç!


 ~



 Um dos queijos mais consumidos e apreciados no Brasil, este queijo de origem italiana (originário das províncias de Salermo e Castela) tem gerado muita polêmica e confusão no tocante à sua correta grafia.


A forma original em italiano é "mozzarella", introduzido no Brasil com a chegada dos primeiros imigrantes italianos. De 1860 a 1890, primeiro ano republicano, desembarcaram 974 mil italianos no Brasil. A partir de sua chegada popularizou-se principalmente devido a seu emprego na culinária, tendo chegado em nossos tempos atuais como o queijo de maior consumo no país. Quanto a sua pronúncia, a incorporação à nossa língua foi praticamente imediata o que levou também ao aportuguesamento do vocábulo e inclusão no idioma português.

Em resposta a Queijos no Brasil, a Academia Brasileira de Letras informa que as formas registradas oficialmente são: muçarela ou mozarela, sendo outras formas de se escrever este vocábulo estão erradas. Bom, estaria tudo tranquilo não fosse apenas uma questão: a legislação que trata a respeito, que é o Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Queijo (Ministério da Agricultura e do Abastecimento) prevê as formas muzzarella, mussarela e mussarella, sendo formas incorretas conforme a ABL.

Fato é que a forma "mussarela" é a grafia com maior identificação popular, sendo inclusive a forma que se encontra em grande parte dos rótulos encontrados no mercado. Correta perante a legislação do Ministério da Agricultura, esta forma ( mussarela ) não esta de acordo com as normas de ortografia da gramática da língua portuguesa.

Acreditamos que a uniformização deste vocábulo deveria ser a resposta e solução para tantos erros e equívocos. Ou o Ministério da Agricultura se adapte as normas da Academia de Letras, ou esta venha a incluir o termo mussarela, se adpatando assim a legislação e a forma de maior empatia e uso pela população brasileira.

Então.... É... saindo uma pizza de MUÇARELA!







|
Gostou?

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.