1

[Resenha] A Tormenta das Espadas

Posted by Nanda Cris on 16 de agosto de 2014 09:57 in , ,
Bom dia, leitores!

Hoje é um lindo e maravilhoso sabadão... já escolheu o que vai ler? Eu venho aqui falar um pouco sobre um livro que eu demorei 2 anos para ler (sim, pasmem!)


Sinopse:
A tormenta de espadas, o terceiro livro da série de George R. R. Martin, onde os Sete Reinos já sentem o rigoroso inverno que chega, mas as batalhas parecem estar mais cruéis e impiedosas. Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam. Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon estariam mortos. No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar às desprezíveis cidades dos escravagistas. Mas a menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa? 

O que eu achei:

Primeiro vou explicar porque demorei 2 anos para ler! Não, o livro não é chato nem nada disso. O meu problema é que acompanho a série pela HBO e aí fico sempre naquele dilema: ler o livro primeiro ou assistir a série primeiro? Se eu ler o livro, vou saber o que vai acontecer e vou ver a série e ficar pensando "no livro não é assim", "isso foi mal adaptado" e blá blá blá. Gerando o que? Frustração! Mas, em compensação, se eu vejo a série primeiro (caso das 4 temporadas que já passaram) eu fico sem motivação para ler o livro, daí os 2 anos lendo. Eu sempre passava outros livros na frente e esse ficava lá, como "lendo" no Skoob, quando ele estava mesmo era pegando poeira. Entenderam meu dilema?

Enfim, terminadas as explicações, vamos ao que eu achei: este livro é uma junção da temporada 3, com a 4 e com um spoiller sinistro da quinta lá no finzinho. Obviamente que eu não vou contar o que é, mas adianto que o livro termina bombasticamente, eu fiquei um tempão me perguntando: "Hã? Como pode? OMG!".

Vale a pena, obviamente. O melhor de ler os livros é que ouvimos os pensamentos do personagem. O que temos só como supor ao assistir a série, no livro sabemos com certeza o que moveu cada personagem a fazer o que. Sem contar que, como sempre nas adaptações, os detalhes são bem diferentes. Só para vocês terem uma ideia, o ataque à Muralha pelos selvagens foi extremamente simplificado na série. Entendo que são só 10 capítulos, mas aí entra o que eu falei do livro x série: quando eu assisti a série, amei o ataque à muralha, torci e me desesperei, porque não sabia o que vinha. Quando eu li o livro fiquei pensando: "que adaptação tosca", ou seja, se eu tivesse lido antes ia ficar frustrada por faltar um mundo de informação.

Enfim, recomendo o livro pros fãs de GOT ou até mesmo para os que só curtem um bom livro de capa-espada recheado de jogos de poder. Mas definitivamente só vou ler o livro 4 (O Festim dos Corvos) depois de passar a quinta temporada, porque não quero ver a série e odiar.

E vocês, já leram? Preferem ver a série antes ou depois de ler o livro? Me contem tudo!



|
Gostou?

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.