2

Ter versus Ser

Posted by Nanda Cris on 30 de outubro de 2011 13:53 in ,
Às vezes eu me pergunto porque nossa sociedade é tão preocupada com o "ter" e não com o "ser".
Uma vez, numa roda de conversa ouvi um rapaz falando a seguinte frase:

"Você é o que você tem. Se eu vou morrer de câncer no pulmão, vou morrer fumando Hollywood e não Derby."

Hã?
Claro que o "ter" é fantástico! Eu adoro "ter". Tão bom ter um notebook rápido que roda qualquer jogo. Tão bom viajar pra onde quiser, por quanto tempo quiser, e ficar no hotel mais confortável que o dinheiro possa comprar. Tão bom comer no japonês sem se preocupar com o preço. Tão bom ter roupas bonitas pra vestir e estalando de novas. Tão bom não entrar no negativo nunca. Isso tudo são suposições, porque de tudo aí em cima, eu só tenho o nootebook e parcelado em 10 vezes sem juros! Rs.
Mas e o "ser"? Quando você morrer e for prestar contas com a autoridade maior que rege o mundo, será que você vai se sair bem?

-E então? Você ajudou quantas pessoas no seu período na Terra?
-Nenhuma, mas eu tenho 2 carros na garagem e ambos são do ano!
-Sei, e sua mãe, você deu amor e atenção ao longo da sua vida?
-Claro que não, não tinha tempo para isso. Estava preocupado em arrumar dinheiro para pagar uma casa de repouso de luxo para ela!
-Nem uma visitinha? Uma conversa? Um carinho nos cabelos?
-Os enfermeiros são muito bem pagos para isso, eles que façam!
-Ok, vamos mudar de assunto, e a sua mulher? Vc amou-a e respeitou-a na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, até agora que a morte os separou?
-Eu tentei, mas depois daquele acidente de carro era impossível amar um vegetal. Troquei-a pela minha instrutora de tênis, que tem a metade da minha idade e um fogo impossível de apagar.
-E seus filhos?
-Nunca tive muita paciência com crianças, mandei-os para um internato na Suíça. Estão tendo a melhor educação que o dinheiro pode comprar.
-E o amor?
-Quem precisa de amor quando se tem todas as despesas pagas e um futuro brilhante?


O importante é amar, rir, se divertir, ver e sentir. Curtir cada momento, tentando se doar sempre. Fazer o melhor que está ao nosso alcance para ser feliz e trazer felicidade aos outros que estão a nossa volta. Quando morrermos, não levaremos conosco a mansão em Miami ou a conta polpuda na Suíça. Levaremos as orações dos amigos queridos, o amor dos familiares, as lembranças de momentos felizes. É isso que conta e isso que faz a diferença. O resto? O resto é lixo que só serve para essa vida. Na próxima nasceremos pelados, carecas e sem um centavo. E o que são 80, 90 anos perante toda uma eternidade de existência? Não se preocupe em acumular o que você não terá acesso mais pra frente. Acumule o que não podem tirar de você: conhecimento, bons sentimentos e amizades. Essas vão com você pela eternidade e, acredite em mim, fazem toda a diferença.

|
Gostou?

2 comentários:

  1. Muito show Nanda.
    Inclusive conheço pessoas que fazem de tudo pra passar a imagem de que valorizam o ser antes do ter, mas que seus atos demonstram justamente o contrário. Odeio hipocrisia!

    ResponderExcluir
  2. Hipocrisia, falsidade e mentiras... "belos" atos humanos.
    Nanda, sei de quem você está falando, e muito me entristece ele pensar assim.
    Enfim, na próxima ele melhora. ;)

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.