2

Relacionamentos - São difíceis, mas não impossíveis.

Posted by Kbeça on 26 de setembro de 2012 18:01 in ,


Tenho uma lista de relacionamentos mal resolvidos, e um que cuido há anos. Tenho uma lista de erros bem maior que acertos, mas de aprendizado que é soma de todos, porém, bem menor do quê tenho que aprender. O que venho transmitir são algumas coisas que aprendi com o tempo e funcionam.

Qualquer um pode ter um relacionamento. Todos têm algum tipo de relacionamento: profissional, amoroso, amistoso, de interesse. Mas, quantas pessoas conseguem manter um relacionamento duradouro? E feliz? Saudável, vale? Necessita.

Aparentemente todas as pessoas do Facebook conseguem. Ou se terminam, estão super bem resolvidas e felizes. Aliás, redes sociais não contam. Lá todos são muito amigos, apaixonados, éticos, bem sucedidos, dedicados, V1d4 L0k4, e por aí vai. Na real, nem 30% é 10% de tudo isso (sendo otimista).

Em certo lugares, virtuais, ou não, me deparo com pessoas cometendo certas mancadas em seus relacionamentos. Algumas vezes por orgulho, outras por ignorância, na maioria por simplesmente não se importar o suficiente.

De qualquer forma, eu sigo algumas regras de vida e tento passar estas regras adiante. Não é nada muito difícil, nem tão pouco sou o mestre da verdade, ou do amor, mas funciona na maioria das vezes. Se não der certo, procure um psicologo (não é piada, nem pejorativo), ou separe de vez. Mas, lembre-se de aprender e crescer.

Vamos as regras:

 1 - Dialogo/conversa - A maioria das pessoas fala sobre isso, mas não pratica. Ou, se pratica, só nas horas de discutir a relação. Conversar com o seu parceiro é fundamental para manter um bom relacionamento e uma vida à dois saudável. "Ué, Kbeça, mas se não é para discutir a relação, é para quê então?" você pergunta "é para tudo" eu respondo. Quando você liga para um amigo/amiga para conversar sobre o futebol/novela você está discutindo a relação? Não. Você gosta daquelas pessoas que só se aproximam de você para falar das mazelas da vida? Ou, só de quão maravilhosas suas vidas são? Ou, das que só brigam com você? Pois é, ninguém gosta. Muito menos o seu parceiro. No seu dia-a-dia, você fez alguma coisa, interessante, alguma coisa que lhe chateou, alguma coisa que pode ser engraçado, e por aí vai. Compartilhe com o seu parceiro. Converse sobre tudo. E, depois que criar este hábito, pode discutir a relação também.

2 - "Você é obrigado, porque é meu parceiro", não, não é. Ninguém é obrigado a nada. Você é livre para fazer o que quiser, quando e como quiser. Você pensará nas leis, e é claro que para elas também vale. Ao infringir uma lei, você terá que arcar com as consequências, mas você é livre para fazer o que quiser. Então quando quiser que o seu parceiro faça algo, ou não faça, converse, negocie, mostre as suas necessidades, barganhe, se for o caso, ceda, se preciso, mas seja legal. Todo mundo quer agradar quem é legal. Então seja legal, para serem legais com você. E sorria com o coração e com os olhos. É muito mais fácil pedir e receber com um sorriso. E saiba aceitar um não como resposta. As vezes, um não é melhor do que um sim.

3 - Respeito é bom e todos gostam. Uma coisa que eu aprendi com o tempo é que o respeito vale ouro. Nunca, jamais, em hipótese alguma, xingue o seu parceiro. Por mais bobo e descontraído que seja o palavrão ele sera o culminador de graves ofensas. Se não no momento em que for dito, será com o tempo. Além disto, respeite o seu parceiro como pessoa, como indivíduo, como profissional, como ser humano e como espírito. Parece bobo e simples, mas não é. As vezes, você pode desmerecer o esforço de trabalho, ou a fé, ou os gostos do seu parceiro, sem querer, e sem perceber, o magoará e lhe dará motivos para "revidar". Isso me leva a outra regra:

4 - Saiba perdoar. Se seu parceiro fez besteira, reclame. Se ele se desculpou, sinceramente, saiba perdoar. Não guarde rancor, mágoas, ou planeje uma vingança. Não faz bem e não vale de nada.
No curso de noivos aprendi duas coisas:
1ª - "Você prefere estar bem, ou estar certo?" - Muitas vezes é melhor ceder e ficar bem, do que continuar dando murro em ponta de faca, só porque está certo. Lógico, saiba medir o que é importante, e o que pode ser relevado.
2ª - "Nunca vá dormir brigado." - Não vale à pena dormir brigado. Vocês vão dormir mal, vão ter pesadelos, vão acordar brigados, vão ter um dia ruim, e vai ser ladeira abaixo. Brigou? O teto veio abaixo? Se estressaram? Façam as pazes. Vão dormir. Se necessário, no dia seguinte, de cabeça fria, retomem o assunto, mas de uma forma neutra. Mais leve.
Seja como for, quando perdoar, faça-o com o coração. Se não pode perdoar na hora, dê um tempo. Vá beber uma água, vá tomar um banho para esfriar a cabeça, vá para um canto e cante uma musica. Pode parecer besteira, mas parar de brigar para beber água faz muito bem. Beba água, ofereça água ao seu parceiro. Funciona.

5 - "Não troque o certo pelo duvidoso". Lembra quando vocês se apaixonaram? Quando saíram pela primeira vez? Da expectativa pré-encontro? E do primeiro beijo? As coisas podem estar ruins agora, mas já foram boas/legais um dia. Trocar o Zézinho pelo Joãozinho, não vai mudar muita coisa. Você vai descobrir que um tem tantos defeitos quando o outro. As vezes, piores. E, invariavelmente, não terão as mesmas qualidades. Se algo lhe incomoda muito, converse (olha a regra Nº 1), ceda, mude. Ninguém é imutável. A cada dia, mudamos um pouco. Se no trabalho somos forçados a mudar, a aceitar e ignorar certas coisas, porque não no resto de nossas vidas? Tente trazer à tonas as suas qualidades. Preocupe-se em fazer e ser feliz. A felicidade somos nós que fazemos.

Tente sempre melhorar o seu relacionamento. A separação é a ultima instancia. A ultima alternativa. Só deve separar-se caso não haja mais jeito. Caso as brigas sejam em maior número que os momentos bons.

Eu poderia escrever um manual imenso aqui, mas seguindo estas 5 regras, o bom senso, o bom humor e a camaradagem, você conseguirá ir longe com qualquer relacionamento.

Só uma ultima dica, mais valiosa que todas as outras regras: seja sempre sincero no que você fizer e falar. Uma mentira poderá comprometer tudo. E quando se perde a confiança, nunca mais será a mesma coisa. Lealdade anda de mãos dadas com a verdade, que é filha da sinceridade.

É isso. Comentários, por favor. :)

|
Gostou?

2 comentários:

  1. Verdade, nada além da verdade...são dicas valiosíssimas Kbeça, e como vc mesmo disse, todos mais ou menos sabem, concordam, mas na prática essas regras são constantemente quebradas, por motivos que geralmente passam pelo gênio excessivamente intolerante das pessoas ou simplesmente porque os erros são inadmissíveis para alguns. Relacionamentos são naturalmente difíceis, pois todos nós pensamos e agimos de formas diferentes (graças a Deus!), mas seguindo essas regras tão básicas somos capazes de lidar com os diferentes padrões de relacionamento. Diálogo, respeito, perdão, compreensão...são atitudes que devem ser praticadas diariamente.
    Com relação ao tópico de não ir dormir brigado tenho só uma ressalva. Acho que cada casal acaba criando uma certo tipo de "escudo" quando o desentendimento vem à tona. Sem querer, ao longo dos anos, eu e meu marido acabamos por criar uma rotina nas nossas discussões que sempre culminam em bonança: se a coisa ficou séria demais, a ponto de ofensas e palavras duras, vamos dormir brigados sim. Esse tempo (mesmo que seja de uma noite mal dormida)acaba por desacelerar a raiva e a cabeça volta a pensar racionalmente, sem o estres do momento. Funciona 99% das vezes no "meu" relacionamento, ou seja, não é uma regra mas sim um escudo que criamos ao longo dos anos, e, na minha opinião, quando um casal se ama de verdade, acaba por criar seus próprios meios de convivência plena e feliz.

    Adorei o post Kbeça!
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. 1 - Dialogo/conversa: concordo em gênero, número e grau. E se tem alguém com quem eu amo conversar é com o meu marido (rs). Até porque, ele é o meu melhor amigo! Então, sempre que acontece algo, penso em correr para ele e contar!

    2 - "Você é obrigado, porque é meu parceiro": concordo, mas saber ceder também é legal. às vezes vc faz coisas por mim que não quer fazer, e vice versa. Nada como aquela cara do Gato de Botas e um pedido bem feito, não há nada que o outro não faça. Agora, pedir com tom de mandar não cola mesmo! ;-)

    3 - Respeito é bom e todos gostam: sim, mesmo que solte um xingamento no meio da discussão, pare, peça desculpas. Mesmo que vc esteja certo na discussão toda. Nisso vc está errado. Desrespeitar não é correto, não fazemos isso com amigos, parentes, não podemos fazer isso com a nossa metade.

    4 - Saiba perdoar: esse é o MAIS DIFÍCIL pra mim no começo desses 12 anos que estamos juntos. No começo eu não perdoava nada! Nadica de nada. Hoje em dia, eu sigo a risca a máxima do curso de noivos: "Você prefere estar bem, ou estar certo?" Eu prefiro estar bem. Dane-se se eu estou certa ou não. É tão bom fazer as pazes. Mas gosto de paz rápida. "Me desculpa? Errei, vc me perdoa?" "É de coração ou só tá falando isso pra eu calar a boca?" "É de coração, juro juro". "Ok". E é ok mesmo, não é OK para inglês ver. Se eu estou pedindo desculpas é porque esfriei a cabeça e vi que fiz merda, não precisa ficar prolongando aquele momento em que "vc está por cima e eu estou por baixo". Mas esse é o meu "modus operanti".
    Quanto ao "Nunca vá dormir brigado.", não é sempre que eu consigo. Ás vezes vou dormir espumando. Chega no dia seguinte, parece que passou uma borracha, tudo ok, tudo certo. Às vezes é menos desgastante deste modo. O que importa é que, no final das contas, terminamos de bem novamente.

    5 - "Não troque o certo pelo duvidoso": isso eu concordo em gênero, número e grau. Já comentei sobre isso aqui: http://goo.gl/RXPij e colo aqui novamente as palavras que eu li e que, até hoje, são as que melhores transmitem meu modo de pensar: "Assumir o casamento como um vínculo sacramental indissolúvel. Por isso, a solução dos problemas foi resolvê-los e não a separação."

    "seja sempre sincero no que você fizer e falar": concordo, a mentira tem perna curta. Se vc está fazendo algo que não pode contar para o seu parceiro... opa... é porque vc está fazendo algo errado!

    Ótimo texto muzim. Demorei mas, ufa, comentei muito! Rsrs.

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.