5

RESENHA: "O Vampiro Lestat" por Marcinha

Posted by Marcinha on 2 de novembro de 2013 19:21 in , , ,
"O Vampiro Lestat" (publicado em 1985) é o segundo livro da série "As Crônicas Vampirescas" de Anne Rice. Esse volume dá continuidade ao livro "Entrevista Com o Vampiro", embora a maioria dos fatos narrados se refira a uma época anterior ao relato de Louis.


Sua sinopse:

"Lestat, o herói sombrio deste intrigante romance de Anne Rice, é uma criatura de sombria e rica imaginação. Um aristocrata na absolutista e tumultuada França pré-revolucionária, ele atravessa os séculos para se tornar um demoníaco idólo do rock'n'roll no final do século XX, sempre em busca de seus semelhantes e das respostas para o mistério de sua maldição. É uma história poética, desesperada e apaixonante, elaborada por uma escritora de complexa criatividade e desafiadora imaginação."

Neste volume, Lestat nos narra em retrospecto todos os acontecimentos marcantes de sua vida, antes, durante e após a transformação em Vampiro. Durante a narrativa começamos  a entender por que ele é um vampiro tão singular: ele já o era quando mortal. Existem fatos de sua adolescência mortal que mostram a face sensível, corajosa e obstinada  de Lestat  de Lioncurt, que chegam a ser tão emocionantes quanto sua vida vampiresca.

Sonhador, impetuoso e por muitas vezes inconsequente, Lestat traça uma rápida trajetória mental atrás de tudo o que deseja, realizando tudo que sua mente lhe sujere ainda que seja o mais insano pensamento. Assim, ele atravessa os séculos lidando com suas paixões e suas perdas, e com as consequências de suas próprias escolhas. E, mais do que procurar respostas, Lestat trava um incansável luta para encontrar o que é mais importante para ele: amor.

Enquanto em "Entrevista com o Vampiro" nutrimos inúmeras perguntas, neste segundo volume obtemos junto com Lestat respostas a várias indagações sobre a origem dos vampiros e seu mundo, e conhecemos outros de sua espécie, cada vampiro com sua pesonalidade própria e seus demônios internos.

Longe de serem vampiros-super-heróis-certos-de-seu-lugar-no-mundo, os personagens de Anne Rice são cheios de questionamentos, e tentam lidar com o mundo ao seu redor da mesma forma com que lidam com suas próprias características monstruosas. São vampiros realísticos, cheios de nossas mesmas paixões, sonhos e incertezas mortais, que para eles são tão intensos quanto seus poderes sobre-humanos.

Em última análise, um livro intenso, com tanto sentimento quanto aventura, que vale a pena ser lido. Anne Rice mostrou mais uma vez neste volume, por que é considerada a mãe da única linhagem "verdadeira" de vampiros contemporâneos.



|
Gostou?

5 comentários:

  1. Como eu já disse, tenho um pouco de "medinho" dos livros da Anne Rice, porque sou medrosa à beça, mas pelo que eu entendi, os vampiros da Anne Rice têm aspirações (embora não tão comuns) que as pessoas normais. Gostei da resenha, acho que vou finalmente animar em ler as crônicas vampirescas!

    ResponderExcluir
  2. O único que eu li até hoje dela foi "Entrevista com Vampiro", achei parado, detalhista demais. Não é meu estilo de leitura, que é mais pá-pum. Amo histórias diretas.

    Kbeça adora a Anne Rice, já leu A Hora das Bruxas e tem os livros. Eu nunca me empolguei a ler pós entrevista com o vampiro.

    Mas é legal um livro que tem algumas respostas e não apenas perguntas para oferecer. E também é legal um livro que mostre vampiros maus e não bonzinhos que viram purpurina quando vão pro sol (sim, eu li crepusculo, sim, eu gostei, mas não, não é possível acreditar num predador fofinho e vegetariano como vimos ali).

    Resumindo, não lerei mas acho legal a perspectiva dela ao narrar esse tipo de história. :-)

    ResponderExcluir
  3. Acho que nunca li os livros da Anne Rice pelo simples motivo da complexidade. Ela me parece detalhista e profunda demais. Mas depois dessa resenha Marcinha, fiquei menos receosa, e até bem curiosa. Sua resenha ficou muito bem escrita e parece ter mostrado o âmago dessa leitura. Acho que vou ler As Crônicas Vampirescas sim. Tenho tendência aos vampiros...vocês sabem.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada mais uma vez, meninas...
    Sammy, eu não acho a Anne Rice terror, sabia? Não há nada nele que dê aquele frio no estômago... o livro cria mais um expectativa na gente, a exemplo do Vampiro Lestat, quando algo muito buscado está presetes a se desenrolar ou quando o Lestat mete o pé na jaca até o joelho e vc pensa "agora, ferrou!" rss...
    Nanda, eu tb curto muito o enfoque dela, e a maneira como ela quebra regras sem a menor consciência pesada... em Entrevista com o Vampiro por exemplo, a Criação de Claudia, o ato de transformar em um demônio-predador um garotinha de 5 anos eu achei um toque de mestre... muito ousado!
    E Paty, eu recomendo a leitura, com certeza... é bem menos sexy que outros vampiros com os quais estamos acostumadas, tem mais uma atmosfera de busca e melancolia, mas ha muita ousadia e gana na personalidade de Lestat, o matador de lobos. Me apaixonei por ele a ponto de homenageá-lo no desafio mega desafiante, o da viagem de ônibus, rss...
    Eu curto esse mundo da Anne Rice.

    ResponderExcluir
  5. São livros muito bem escritos, que transcendem o gênero horror. Amo essa série.

    No meu blog também falo de Anne, sobre suas criaturas sobrenaturais. Se quiser dar uma conferida:

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2015/01/sere-fabulosas-criaturas-concebidas-por.html

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.