3

Contando historinhas infantis

Posted by Kbeça on 27 de outubro de 2011 18:53 in , , , ,

Navegando na net me deparei com este post e achei legal coloca-lo aqui. Eu ia editá-lo, mas achei-o tão completo que preferi não alterar nada.

Segue:

"Aprenda a contar histórias para os pequeninos.
Ler histórias para uma criança parece ser simples, mas se você não gostar de ler vai acabar achando uma tarefa enfadonha e pior, vai passar essa sensação para a criança.
Deixe-se envolver pela história escolhida, entre na fantasia, brinque, participe, represente, transforme-se.
 Ler histórias faz bem não só para a criança, também é bom para o adulto porque trás de volta suas memórias infantis.

Tente lembrar-se do clima que se instalava ao seu redor quando você era criança e ouvia alguém ler um belo conto de fadas.

Lembra como você se sentia? Como era deliciosa aquela sensação de estar dentro da fantasia? Então, retome aquela sensação e transmita a mesma coisa, deixe a sua criança interior brincar com a criança sentada ao seu lado...

Histórias infantis dão muito prazer às crianças; não só porque são uma oportunidade dos “pequenos” estarem junto de você, mas por mostrarem outras culturas, valores, modos diferentes de viver.

Quando as crianças pedem repetidamente uma mesma história é provável que elas estejam vendo alguma relação com sua própria vida, seus medos e seus sonhos. Ouvindo elas aprendem a separar realidade de devaneio, liberam suas fantasias, aprendem sobre passado, presente e futuro, desenvolvem a imaginação, aprendem sobre memória, sobre sonhos, emoções.

O adulto é muito importante para ensinar a criança a gostar de ler.
Não pense que basta “mandar” sua criança ler ou estudar, ela só vai tomar gosto pela leitura se vivenciar esses momentos em que você se senta a seu lado e dramatiza aleitura de histórias infantis.

Num folheto do Fundo Itaú Social, onde era promovida a Coleção Itaú de Livros Infantis, eu encontrei estas 8 dicas maravilhosas para ajudar você a se transformar num grande contador de histórias:

1. Escolha uma história que encante, antes de tudo, a você mesmo, só assim você vai conseguir encantar a criança.

2. Procure um local agradável e confortável para que você se sinta bem e a criança se acomode.

3. Tente dar vida aos personagens usando a voz, o ritmo e o seu corpo inteiro.

4. Divida a narrativa com a criança, dê a ela a oportunidade de repetir a fala dos personagens.

5. Não fique dando explicações no meio da narrativa, a história deve bastar para preencher a fantasia infantil.

6. Use olhares enigmáticos, convide a criança a tentar adivinhar o que vai acontecer.

7. Leia e releia a histórias em várias ocasiões, assim a criança terá oportunidade de ir descobrindo novos detalhes.

8. Faça perguntas sobre os personagens: Quem é este? Onde está aquele? O que eles estão fazendo? Permita que a criança participe."

Ctrl+C e Ctrl+V daqui.

Aproveitando a deixa: já conhece o projeto Contadores de Histórias?

|
Gostou?

3 comentários:

  1. eu amo histórias infantis, e pedi a coleção do itau, vou ler pro nosso filhotinho desde pequenino, tenho certeza que o Balta tbm vai... eu nunca tive quando criança alguém que lesse uma história pra mim, nem mesmo na escola, liam-se textos, mas não histórias para aguçar a imaginação, mas isso é uma coisa tão importante na vida de uma criança, pra imaginação e pra vida!

    ResponderExcluir
  2. Acho que contar histórias pras crianças é fundamental, e pequei muito com minhas filhas não fazendo isso, sempre com a desculpa da vida corrida. Então aconselho a todos os futuros papais e mamães a não deixar que o ritmo cotidiano de suas vidas atrapalhem momentos tão importantes a serem vividos.

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe lia a Bíblia para mim. Sempre os Salmos. Meu pai me dava quadrinhos. Meu avô e avó me contavam histórias. Logo cedo conheci o RPG Dungeons & Dragons. Hoje sou abençoado com uma boa imaginação e gosto por histórias. :)

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.