2

A Intimação - John Grisham

Posted by Nanda Cris on 5 de novembro de 2011 11:08 in ,
Sempre vejo nas promoções do Submarino livros do John Grisham por R$9,90. Aí ficava na dúvida se ia gostar ou não, devido a temática jurídica que é o seu foco. Mas um amigo do Kbeça estava com esse livro na bolsa, a minha vontade de lê-lo veio à tona e Kbeça pegou emprestado para que eu pudesse conhecer o autor, o qual ele já leu e gosta. De graça até injeção na testa, então, vamô que vamô!

A capa:



Achei uma capa totalmente sem graça, pra falar a verdade nem entendi direito o que vem a ser aquilo... enfim, mas o que importa é o conteúdo, certo?

A sinopse:

Um grande mistério conduz a história de Ray Atlee, um advogado da Virgínia que atende a uma solicitação do juiz Reuben, seu pai. O velho juiz está doente e sabe que o fim se aproxima. Durante quarenta anos ele exerceu um razoável poder político na pequena cidade de Clanton, no Mississípi, mas depois de perder uma eleição para um candidato mais jovem passou a experimentar o ostracismo. De Maple Run, a mansão decadente onde vive, ele convoca os dois filhos para uma reunião, para discutir a administração de seus bens.
Forrest, o filho mais novo, tem 36 anos e ostenta o título de ovelha negra da família. Usou todo tipo de droga e mora no Menphis. Ray chega primeiro a Maple Run e encontra o pai morto no sofá, ao lado de um pacote de morfina. Sobre a escrivaninha, um testamento o coloca como inventariante na divisão dos parcos bens. Mas uma porta aberta do armário revela ao advogado uma fortuna em espécie, acondicionada em caixas de papel de carta. Ele esconde o achado de todos, inclusive do irmão, e tente descobrir a origem do dinheiro, pois o pai ganhava apenas 52 mil dólares por ano de pensão, e doava quase tudo à caridade.
O estranho legado coloca Ray em contato com um chantagista e o envolve numa trama de desfecho surpreendente, a exemplo das primeiras obras de Grisham.

Minha opinião:

Adorei a sinopse, o livro parecia cheio de suspense. Comecei a ler avidamente. Realmente meu medo se mostrou infundado. Temos um juiz e um filho que fez direito mas que é professor em uma universidade. Só isso que chega perto do universo de direito. Alguns casos que o juiz presidiu vem à baila, mas nada massante. Eu sou de Informática e não fiquei entediada em nenhum momento. E os casos de julgamento tem haver com o enredo, não estão ali por acaso.
O desenrolar da estória é muito bom, sempre com um fato novo pra nos deixar com a "pulga atrás da orelha". O único senão é a obsessão pelo dinheiro que Ray desenvolve. Enche um pouco o saco, mas é a realidade. Se eu achasse aquela quantidade indecente de grana também ficaria neurótica.
O final é interessante, mas achei que deixou a desejar no seguinte ponto: ficou em aberto. Eu gosto de finais preto no branco, ou é ou não é. Esse ficou no talvez.
No geral um bom texto, que instiga e foi bem escrito. Leria sim outros livros dele com prazer.

Minha nota:

|
Gostou?

2 comentários:

  1. Como eu já tinha comentado com você Nanda, eu acho o John um fantástico escritor, adoro como ele desenvolve suas histórias. Mas é sempre bom ter a opinião de alguém antes de ler um livro dele, porque alguns são bem massantes.
    Esse particularmente eu também gostei muito, vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  2. Hmmm... eu preciso parar de ser preconceituosa... não to conseguindo mais me interessar por histórias de gente normal... se não tiver zumbi, ou vampiro, ou elfos eu olho e penso "afs, por que eu vou ler isso?" e as vezes posso estar perdendo um excelente livro...

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.