4

Resenha "A lenda dos guardiões - a captura" - Março - Desafio Literário 2013

Posted by Nanda Cris on 17 de março de 2013 06:00 in ,
E mais uma vez, cá estou eu para fazer uma resenha para o Desafio Literário 2013!

Desta vez darei minha opinião sobre o livro "A lenda dos Guardiões - A captura" que li para o mês de março onde o tema eram Animais Protagonistas.



Esse livro conta a história de uma corujinha chamada Soren que, ainda muito pequena, cai do ninho e é encontrada pelos patrulheiros da sinistra Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs. Lá chegando, ele rapidamente faz amizade com outra corujinha muito esperta chamada Gylfie. Mas nomes não são importantes neste estranho lugar e eles recebem números para serem identificados mais facilmente.
Juntos eles vão tentar entender o que acontece dentro da academia, como sobreviver sem perder sua personalidade, como voar sem ter tido ao menos uma aula de voo com os pais e, principalmente, a acreditar na Lenda dos Guardiões, corujas honradas que lutam pelo bem estar da nação.

Sinceramente? Achei o livro extremamente infantil.
O argumento é fraco, aliados brotam da terra num lugar em que todos deveriam ser totalmente hostis com novatos, muitas perguntas ficaram sem resposta, e quando o autor não tinha como explicar algo, ele simplesmente dizia que Soren e Gylfie tinham "sentido aquilo na moela" e pronto, tava mais do que explicado, danem-se os argumentos lógicos.

Nem de longe quero continuar a ler essa saga que não está parecendo em nada promissora para mim. Planejo mandar o livro para minha sobrinha de 10 anos, ela sim deve ser capaz de gostar de algo tão mal contado. Ah.. a inocência das crianças...

|
Gostou?

4 comentários:

  1. ainda...
    um dia...
    eu vou ler A Lenda dos Guardiões...
    Maaas... na falta de grana pra comprar, sabe deus quando lerei... ^^

    ResponderExcluir
  2. Nanda,
    Esse livro é (em tese) para qual faixa etária?

    Minha querida... não seja tão crítica. Dei uma olhada no site da Saraiva e este livro é para crianças de 8 a 11 anos. O que você esperava?

    A literatura para crianças tão novinhas, Nanda, na maioria das vezes para nós, adultas, é uma história para lá de mal contada. Porque somos adultos, críticos e não nos conformamos com a falta de explicação.

    Você diz: "Achei o livro extremamente infantil" - mas isso, é porque ele deveria mesmo ser infantil...

    Contei para o Gui a sinopse e ele ficou todo interessado... É porque está na faixa etária deles, entendeu, guria?

    De qualquer maneira, eu já passei da fase de pegar para ler esses livros infantis. (Exceto se for um livro MUITO bom e muito bem contado, aí, mesmo um livro para crianças, me atrairia...)

    Olha isso:
    A Lenda dos Guardiões 1 - A Captura
    Autor: Lasky, Kathryn
    Editora: Fundamento
    Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 8-11 Anos

    ResponderExcluir
  3. Tá explicado porque eu não gostei dessa bagaça.

    Eu tava escolhendo um livro para o desafio de março e o Kbeça estava vendo um filme sobre a Lenda dos Guardiões. Aí ele falou: "Nanda, esse livro é baseado num filme,porque vc não lê esse? O filme é legal"

    E foi assim que eu descolei esse livro......

    Bem que eu suspeitei que minha sobrinha de 10 ia gostar, hahaha.

    ResponderExcluir
  4. Hmmmmm, mesmo assim é chato quando vc lê uma história onde td se resolve miraculosamente... não se deve subestimar a percepção das crianças.
    Esse lence de brotarem aliados da tarre me fez lembrar As Crônicas de Narnia... quando o caldo engrossa e vc pensa "agora babou" Aslam salta e resolve tudo num piscar de olhos... é frustrante mesmo.

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.