5

Desafio Literário do Skoob 2014 - by Sammy Freitas

Posted by Unknown on 14 de dezembro de 2013 06:00 in , , ,


Ok Gente, eu não resisto à desafios. Em 2013, participei de dois desafios literários: Desafio Literário 2013 e Desafio Realmente Desafiante. Consegui ler todos os livros dos dois desafios, no entanto, nem sempre consegui resenhar os livros. Então, 2014 será o ano da virada. Vou manter-me à meta de ler tudo, mas também vou resenhar - nem que seja apenas algumas linhas para dizer o que achei dos livros. 

Então em 2014, participarei de 2 desafios: 

    Jan - Fantasia - A Guerra dos Tronos
    Fev - Romance histórico - O Garoto no convés
    Mar - Policial/mistério - O Inocente
    Abr - Ficção científica - A morte da Luz
    Mai - Romance contemporâneo - O silêncio das Montanhas
    Jun - Livro infantil - Noah foge de casa
    Jul - Chick-lit - Tem alguém aí?
    Ago - Thriller/Aventura - Sob o mar e as pedras 
    Set - Young adult (YA) - O beijo das sombras
    Out - Terror - A estrada da noite 
    Nov - Conto de Fadas/Lendas/Mitos - A Fada
    Dez - Livre - O chamado do Cuco





- O que é?
É uma gincana inspirada no Desafio Literário que pretende estimular os participantes a lerem e a interagirem. A ideia é que possamos usar os livros que já temos em casa, nada de sair comprando mais coisa. Ah, mas eu não tenho todos... Peça a um amigo, empreste da biblioteca, troque, leia em e-book, veja se outro participante tem. Compras, só em último caso.

- Objetivo
Ler e resenhar pelo menos 1 livro de cada tema durante o ano de 2014, ou seja, 12 livros, 1 de cada tema.

- Preciso mesmo fazer a resenha?
Sim, precisa. Não há necessidade de análise profunda ou detalhada. Basta que os participantes escrevam algo sobre cada livro lido, de que trata a história, do que gostaram (ou não gostaram), etc. Além disso, é por meio das resenhas que ficamos conhecendo outros livros interessantes e os textos estimulam as discussões e a interação.

- Preciso ter blog para participar?
Não. As resenhas podem ser publicadas no Skoob mesmo. É só copiar e postar o link na respectiva página do desafio.

- Qual o prazo para postar as resenhas?
Preferivelmente até o fim do respectivo mês. Por exemplo, resenhas de abril deverão ser postadas até o último dia de tal mês. Claro que vocês podem postar um pouco depois, afinal imprevistos acontecem, mas procurem postar no prazo certo.

- Posso ler mais de 1 livro do mesmo tema? Posso resenhar livros lidos em outros anos?
Pode ler mais 1 livro para cada tema, mas a leitura deve ser feita em 2014 e não pode ser releitura. Obviamente, não temos como confirmar se os participantes leram os livros de fato em 2014 ou se já haviam lido anteriormente, mas contamos com a honestidade de todos. O objetivo da brincadeira é que cada um desafie a si mesmo, leia temas que não está acostumado, escreva sobre o que leu, ou seja, a ideia é superar seus próprios limites, não competir com os outros.

- Perdi 1 mês (ou mais) do desafio. Posso participar mesmo assim? Posso participar só de alguns meses?
Pode. Lógico que você não completará 12 meses de desafio, mas ainda assim pode ler os outros temas, escrever e interagir. O que vale é ler e se divertir, gente!

Detalhes de Organização:
- A página oficial do desafio é o grupo “Desafios Literário”, do Skoob (http://www.skoob.com.br/grupo/3168-desafios-literarios). Lá, criaremos um tópico por mês, com o respectivo tema, onde os participantes postarão os links de suas resenhas (publicadas no próprio Skoob ou em blog).
- Haverá ainda um tópico denominado “Desafio Literário Skoob 2014 – Discussão”, no qual os participantes poderão conversar e tirar dúvidas.
- Também abriremos tópicos todos os meses com sugestões de títulos dos respectivos temas. Todos podem sugerir temas. Quanto mais, melhor!

Temas:

Janeiro - Livro que virou Filme
Um dia - David Nicholls

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Fevereiro - Clássico Mundial


História, fantasia, bom humor e fatalidade. Na Paris do século XV, a obra de Victor Hugo narra as ambições humanas e as paixões impossíveis, sendo o principal cenário a mais famosa catedral gótica da Europa. Um rapaz sensível, enjeitado por ser extremamente feio, uma jovem bela e encantadora, porém cigana, uma autoridade religiosa que fez da rigidez seu modo de vida e uma mãe em busca da filha raptada vivem seus dramas publicamente e têm um encontro marcado com a fatalidade. O reverso cômico da história se dá por meio das trapalhadas em que se envolvem um fracassado poeta, um estudante preguiçoso e um garboso capitão de cavalaria.

Ilustrações de Pedro Franz. Coleção Eternamente Clássicos. Título original: Notre-Dame de Paris.

Março - Suspense
Sangue na Neve - Lisa Gaardner

A policial Tessa Leoni matou seu marido, Brian Darby, em legítima defesa. A arma do crime está à vista de todos e os hematomas no corpo de Tessa confirmam a ocorrência. A policial também não fez questão de fugir, ou de arrumar qualquer justificativa para explicar aquele corpo estendido no chão da cozinha, portanto, aparentemente, o que a investigadora D.D.Warren tem à sua frente é o desfecho de uma briga doméstica. Um caso simples. No entanto, ao abrir o inquérito, D. D. terá uma surpresa: este não é o primeiro homicídio de Tessa Leoni e — afinal — onde está a filhinha de seis anos da policial? Será que a policial Leoni realmente atirou em seu marido para matá-lo? Uma mãe seria capaz de prejudicar intencionalmente sua filha? D. D. Warren, a experiente detetive que acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso, enfrentará mais uma investigação que a levará a uma busca frenética por uma criança desaparecida enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará a quebrar os muros do corporativismo policial.

Abril - Livro escrito por mulher
Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 

Maio - Biografia

Primeira biografia em língua inglesa do maior escritor argentino do século XX desde a sua morte, em 1986. James Woodall retrata uma personalidade complexa que tinha duas grandes obsessões: um amor celibatário pelas mulheres e seu ódio pelo ditador Juan Domingo Perón.

Nesta biografia emerge um quadro de um homem complexo que não cortejava a fama nem jamais reconheceu a revolução literária que provocou. Baseado em pesquisas com fontes primárias em Buenos Aires, James Woodall retrata um Borges que o mundo nunca viu- o jovem poeta panfletário obcecado por Walt Whitman e pela gíria argentina; o intelectual tímido sexualmente que se apaixona desastrosamente no momento em que escreve o melhor de sua prosa; o guru das letras latino-americanas cujo único objetivo na velhice era a felicidade doméstica

Junho - Autor Brasileiro
A Batalha do Apocalipse - Eduardo Spohr

Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final.

Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedom, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo.

Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heróicas, magia, romance e suspense


Julho - Livro indicado por outro participante (Indicação Nanda Cris)
Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor

"Um romance de tirar o fôlego, sobre destino , esperança e a busca de si mesmo" The New York Times.


Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.


Agosto - Livro sobre Bruxas
A hora das Bruxas I - Anne Rice

A Talamasca, um grupo com poderes extra sensoriais voltados para o bem, durante séculos pesquisou a vida da família Mayfair, uma dinastia de bruxas que começou no século XVII, na Escócia, transplantou-se para o Haiti e de lá para a fantasmagórica Nova Orleans. É através dos seus volumosos arquivos que vamos descobrir essa saga de seres decadentes e mórbidos, convivendo pacificamente com o incesto, as tempestades e um espírito, meio divindade celta, meio demônio, chamado Lasher.

Cabe agora a Rowan, brilhante neurocirurgiã californiana e herdeira do Clã, decidir-se entre o amor de Michael Curry e a sedução de um ser poderoso que quer ficar nesse mundo para sempre.


Anne Rice, mais uma vez prova por que é a mestra do gótico contemporâneo, dominando, ao mesmo tempo, as rédeas do drama, da inspirada sexualidade e do fantástico.


Setembro - SÉRIE
Aura NegraAcademia de Vampiros - Richelle Mead

A Escola São Vladimir está em alerta após um ataque dos sanguináreos Strigoi. Os Guardiões admirados por suas habilidades e seus grandes feitos, se preparam para entrar em ação. A escola envia seus alunos para um hotel de luxo e bem protegido, porém um imprevisto obriga Rose a deixar a segurança de seu lar e impedir que o pior aconteça. Apenas quando a vida de seus amigos está por um fio é que a heroína descobrirá força dentro de si. 




Outubro - Ficção Científica/Distopia  
A definir


Novembro - Infanto-Juvenil
O labirinto dos ossos (39 Clues) - Rick Riordan

Imagine se você descobrisse que faz parte de uma família de personalidades que mudaram a história. E imagine se, no minuto seguinte, você tivesse que escolher entre herdar um milhão de dólares ou a primeira de 39 pistas para encontrar o maior tesouro do mundo. Essa é a decisão que os órfãos Amy e Dan Cahill devem tomar em apenas cinco minutos. Os irmãos queimam seus cheques e se lançam na busca das 39 pistas. O que eles nem imaginam é que seus maiores inimigos serão os próprios Cahill, uma família dividida em clãs e capazes de qualquer trapaça para chegar ao tesouro.



Dezembro - Lançamento de 2014
Convergente - Verônica Roth

Uma escolha irá te definir. E se todo o seu mundo fosse uma mentira? E se uma única revelação - assim como uma única escolha - mudasse tudo? E se o amor e a lealdade fizessem você fazer coisas que jamais esperaria? A conclusão explosiva para a trilogia Divergente, bestseller mais vendidos do New York Times, revela os segredos de um mundo distópico que cativou milhões de leitores em "Divergente" e "Insurgente"!









Minhas queridas amigas e colegas escritoras Nanda, Paty e Marcinha, conto com vocês para me ajudarem a escolher os livros "A definir" (preferencialmente entre os que já existam na minha estante de livros, rs) Ahhh, não esqueçam que não pode ser nenhum do outro desafio, tá?


|
Gostou?

5 comentários:

  1. Você é doida Sammy Maria! Eu não dou conta de desafios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lance, Paty é que a maioria dos livros eu já pretendia ler. Só que não tenho disciplina pra escolher. Por isso, quando entro em desafios, cada mês ganha um livro e aí eu consigo dar conta...

      Excluir
  2. Tem alguém aí? é muito show, vc vai amar! É completamente surpreendente.

    O beijo das sombras - muito bom também... prepare-se para se apaixonar por Dimitri!

    Livro indicado por outro participante - pode ser eu? Eu? Eu? Já que vc amou o Ráfaga... se jogue em "O orgulho de Hannah"!

    Livro sobre Bruxas - QUe tal A hora das Bruxas da Anne Rice???

    Ficção Científica - que tal Eu, robô? Acho que esse livro vai ser show! Ou então o homem bicentenário, tenho muita vontade de ler esse também;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nandoca, A hora das bruxas é uma excelente opção as outras não valem porque não estão na minha estante....Mas vou amar se vc me ajudar a escolher alguma leitura na estante do skoob!

      Excluir
    2. Livro indicado por outro participante - Feita de fumaça e osso. Eu e Paty estamos enlouquecidas com essa história neste exato momento.

      Ficção Científica - essa indicação vou deixar passar, porque sua estante tem mais de 1500 livros, nem todos estão lidos, aí tem que catar o que vc ainda não leu e, pra piorar, conheço pouquissimos, ia ter que ler muitas sinopses e a preguiça não me permite.

      Beijos.

      Excluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.