4

Retrospectiva literária 2013 by Nanda Cris

Posted by Nanda Cris on 24 de dezembro de 2013 06:00 in ,
Bom dia leitores!

Como foi o ano literário de vocês? Eu vou ser sincera, o meu foi um fiasco. Me inscrevi em 2 maratonas literárias e larguei as duas por volta de agosto. Tinha 224 livros na estante me esperando para serem lidos e só li 34... shame on me. Mas... águas passadas não movem moinhos e eu espero que em 2014 eu consiga ler pelo menos 50 livros, porque vamos combinar né???

Decidi então fazer a minha retrospectiva literária que já é uma tradição no Retalhos... preparados? Rumbora então!

1. O livro infanto-juvenil que mais gostei


Com certeza indico a "A Seleção", o livro é muito bem escrito e prende a gente demais. Eu fiquei tão doida querendo a continuação, que até li em e-book porque não ia conseguir esperar o livro chegar pela internet. Indiquei pra Paty e ela também amou. Recomendo muito!



2 A aventura que me tirou o fôlego



Como não falar dessa série que eu gosto tanto? A primeira trilogia (Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas e Cidade de Vidro) foi de tirar o fôlego e teve um final perfeito.

Cidade dos Anjos Caídos e Cidade das Almas Perdidas eu li de um fôlego só em tempo recorde. Estou esperando ansiosamente a continuação "Cidade do Fogo Celeste" e fim da nova trilogia. Este livro será lançado em 27 de maio de 2014, um dia depois do meu aniversário e eu aceito de presente! #ficadica kkkk.



3. O suspense mais eletrizante


Olhando os livros que li esse ano, percebi que não li nenhum suspense! Só esse aí de cima que a Sammy me deu! Passei um ano bem meloso, cheio de romances, então esse cara aí de cima não teve muita concorrência, rsrs. Eu gostei da história, me prendeu, mas achei o final beeeeemmmmm ruim. Uma explicação fraca e a questão central: afinal o que é o tal livro do amanhã? Ficou sem resposta. Odeio livros estilo Arquivo X, "a verdade está lá fora", isso não me convence.


4. Romance que me fez suspirar


Uma patricinha e um brutamontes e muitos hormônios. Tem equação melhor? Li este livro por indicação da Sammy e não me arrependi. Gosto muito do modo como a autora escreve e adoro protagonistas protetores, possessivos e apaixonados! Dei apenas 5 estrelas lá no Skoob porque não podia dar mais, é um romance de tirar o fôlego!



5. A saga que me conquistou

Falar de Instrumentos Mortais não rola, né? Então vou puxar outro coelho da cartola...


Ano passado já tinha me deliciado com Sussurro e Crescendo, e este ano fechei a saga com Silêncio e Finale. Posso dizer que o Patch é como um bom vinho, quanto mais passa o tempo, mas delicioso ele fica. Silêncio é meio chatinho, mas Finale é vertiginoso, e o final é perfeito. Amei essa saga e até dei de presente de Natal pra minha irmã, porque ela tem que conhecer esse anjo-delícia. kkkk.


6. Melhor livro de fantasia

Como eu li pouco esse ano e acabei gastando meus cartuchos em outras categorias, só sobrou esses livros para falar aqui. Não é que eles não sejam bom, eles são! Prende e talz. Mas... não são os melhores livros de fantasia que li. Pra mim o melhor foi Instrumentos Mortais! Darke Academy tem seus baixos, como uma protagonista confusa e que tem lealdade com as pessoas erradas (isso foi meio irritante). Mas também tem altos pois eles são, no geral, bem surpreendentes.Tem uma história bem diferente de tudo do que já li, uma boa trama e estou esperando ansiosamente ser lançado no Brasil o livro 4, pois quero saber como vai se desenrolar a história. Para saber mais: livro 1, livro 2 e livro 3.



7. O livro que me fez rir    

Esse é mole!


Esse livro é bem leve, até a cena de romance tem coisas engraçadas. Se fosse um filme, seria sessão da tarde. Gostei bastante, li rapidinho e foi ótimo pra passar um tempo agradável. Recomendo a leitura!

8. O livro que me surpreendeu    


Esse livro ganhei da Paty e foi uma grata surpresa pra mim. Nunca tinha ouvido falar dessa história e menos ainda da autora. Mas o livro é muito bom, prende e tem uma trama cheia de reviravoltas onde nada é o que aparece. Não vejo a hora do livro 2 ser lançado no Brasil!


9. O personagem do ano     


Tenho até vergonha de admitir, mas até agora não li o 2 dessa saga, o que é ainda mais vergonhoso já que eu amei esse livro. A leitura é difícil inicialmente, com uma linguagem bem diferente da que estamos acostumados, mas quando a gente pega o ritmo, flui muito fácil e o jogo de influências e poder é muito show. Promessa de ano novo: ler a continuação em 2014!



10. O casal do ano    


Quem me conhece sabe o quanto eu gosto dessa série Midnight Breed. Um dos vampiros mais soturnos da Ordem é Tegan, e eu me perguntava se ele iria ceder ao amor assim como seus companheiros nos outros livros. Obviamente ele cedeu (ou não haveria história) massss a mocinha não é nenhuma flor do campo. Ela é destemida, afiada, corajosa... bem ao estilo Tegan de ser. O casal é perfeito um pro outro e eu amei esse livro.



11. O melhor livro que li em 2013  


Se me dissessem que em 2013 eu iria considerar um clássico como sendo o melhor livro, eu ia rir! Mas não é que foi isso que aconteceu?! Orgulho e Preconceito é bem escrito, tem personagens fortes, uma boa trama, todas as características necessárias para o sucesso e, sem dúvida, mereceu seus 200 anos de sucesso completados em 2013.



12. O pior livro que li em 2013   

Esse é fácil:


Olha eu tenho um problema com autores que todo mundo ama. Nicholas Sparcs: odiei. Rick Riordan: odiei. Deve ser algum defeito de fabricação, kkkk.
Eu me arrastei na leitura desse livro e acabei fazendo algo que eu nunca achei que fosse fazer. Não tinha chegado nem na metade do livro, pulei pros 3 últimos capítulos. Li, achei uma porcaria e coloquei ele e o 2 (Trono de Fogo) para troca, sem nem mesmo ler.

Bem, é isso! Quem concorda, quem discorda? Quem quer brincar também?

Beijos a todos.



|
Gostou?

4 comentários:

  1. Bela retrô, Nanda!

    Essas trilogias das Cidades, da Cassanda Clare me chamam atenção há algum tempo já.

    A Carícia do Vento, eu não conhecia, e agora fiquei curiosa!

    Agradeço profundamente a coleção da Becca Fitzptric! Estou louca pra ler!

    O Conde me atiçou a curiosidade desde que vc me falou sobre ele. Alias, pergunta: Os Três Mosqueteiros é do MESMO Alexandre Dumas? Pq a edição que ganhei da Sammy vem assinada com Alexandre Dummas Pai.

    Sim, casal animal total: Tegan e Elise. A Elise é tudo o que eu quero ser quando eu crescer, rss... e o Tegan, ai, ai, ai... e funcionam juntos como uma maquina bem azeitada!

    Ah, Sombra e Ossos tb anotei aki, me pareceu por demais interessante!

    Os outros passaram pelo meu gosto no mais ou menos, rss...

    Leu um bocado, hein, garota? Eu li pouquíssimo, então, sem retrô pra mim... bad, bad Marcinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha,
      Os três mosqueteiros, O conde de Monte Cristo e O homem da máscara de ferro (livros mais famosos...) são do Dumas Pai.O Dumas Filho, que eu me lembre, o livro mais famoso dele é "A dama das camélias". Acho que ele era mais especializado em escrever peças de teatro. ;-)

      Excluir
  2. Oiê... Eu bem sei como é kkkkk ano passado foi assim comigo, mas esse ano fui bem firme.... vou fechar o ano com 52 livros lidos...Para ano que vem vou tentar fazer uma abordagem diferente e ver se encontro mais tempo kkkkkk . Dentre esses livros citados eu quero ler da série dark academy assim que der eu começo.... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nandoca,
    Amei ter compartilhado algumas das tuas leituras este ano. E fiquei MEGA surpresa de você ter lido "A carícia do vento". Mesmo achando sua cara, quando fiz a indicação na lista, achei que só a Paty tinha lido!

    Tem muitas coisas que não li da tua lista:
    A Seleção - ainda não me fisgou, então esse, vou mesmo deixar passar por enquanto.
    A coleção Hush Hush eu tenho inteirinha aqui em casa! Vai para a meta de 2014!

    Orgulho e Preconceito e O conde de Monte Cristo estão entre meus livros favoritos 4ever and ever!

    Samantha Sweet realmente é muitoooo legal! Quando você leu e postou a resenha, fiquei ensandecida! Adorei ter me emprestado e você está coberta de razão! Foi uma das melhores leituras no estilo de comédia-romântica do ano (infelizmente perdeu para um da Nora que li!!! rss)

    E sim.... Instrumentos Mortais está pegando fogo! Estou ansiosa pelo último livro! E você???

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.