4

Saiba converter e-books para formato compatível com tablets

Posted by PatyDeuner on 25 de julho de 2012 08:27 in , , , , , ,

É crescente número de usuários que recorrem a tablets ou um leitor de e-book para a leitura dos milhares de títulos de livros digitais disponíveis gratuitamente ou à venda em lojas virtuais na internet. Com a diversidade de modelos de aparelhos, as características de hardware também variam. Por isso, em alguns casos, é preciso adequar o formato do arquivo do documento que será carregado no dispositivo. Do contrário, arquivos de maior tamanho ou em alguns formatos podem não ser suportados por todos os modelos de dispositivos ou ocasionar o travamento dos mesmos.
Além disso, poder criar os próprios e-books e incluí-los no acervo do tablet amplia a utilidade de uso do dispositivo. A maioria dos tablets suporta arquivos no formato PDF e basta ter um leitor apropriado. Embora esse formato seja suportado, os leitores de PDF não têm todas as funcionalidades de leitura do arquivo, se comparadas com um e-book no formato apropriado.
Mas que tal poder converter qualquer arquivo texto ou formato de PDF para um formato que possa ler lido em qualquer leitor de e-book ou tablet?
Nesta coluna irei apresentar o Calibre, um aplicativo que auxilia a organizar a biblioteca de livros digitais e convertê-los para os principais modelos de tablet. O instalador do programa está disponível nas versões para Windows, Linux e Mac. Após concluir a sua instalação, o programa já pode ser usado para organizar a biblioteca digital e converter o acervo para um formato que é suportado por qualquer tablet. Nesse caso, o formato “universal” de todos os leitores de livros digitais é o epub.
O Calibre é um aplicativo que auxilia a organizar ebooks e converte-los para formato suportado pelos tablets (Foto: Reprodução)
Quando o Calibre é executado pela primeira vez, ele traz consigo um e-book demo, com as instruções de uso do programa. Para incluir novos livros no acervo, clique na opção do menu “Adicionar livros”. Entre as opções disponíveis, é possível adicionar livros individualmente ou todo o conteúdo armazenado num diretório.
Após adicionado no acervo, é possível visualizar o ebook com o próprio programa (Foto: Reprodução)
No exemplo acima, foi incluído um livro no formato PDF. Ele já fica acessível no Calibre, podendo ser lido usando os recursos do programa ou ser convertido para o formato EPUB e após ser carregado para dentro do ebook reader da preferência do usuário.
Convertendo um arquivo no formato de PDF para EPUB  (Foto: Reprodução)
Para conversão para o formato EPUB, basta clicar em “converter livros”. Nesse processo, é possível marcar individualmente o e-book que será convertido ou selecionar um grupo de ebooks. Dependendo do tamanho do arquivo e da quantidade de e-books a serem convertidos, o processo pode levar alguns minutos.
Informando dados adicionais antes da geração do arquivo EPUB (Foto: Reprodução)
Antes de finalizar a conversão de formato, é possível configurar informações adicionais referentes ao livro digital, como autor, edição, editoria, tags. Com base nessas informações, o programa consegue oferecer mais organização do acervo. Ao término da conversão, além de visualizar os livros digitais no próprio computador, também é possível enviá-lo para o dispositivo que estiver conectado.
Arquivo recém convertido sendo visualizado dentro de um tablet  (Foto: Reprodução)
Fonte: G1 por Ronaldo Prass 


|
Gostou?

4 comentários:

  1. Infelizmente... eu não tenho um tablet, rs.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Adorei o post, tenho um tablet mais sempre utilizei leitores de PDF, vou tentar passar meus livros para EPUB.
    O próprio calibre já é tbm um leitor de EPUB ou tenho q ter outro programa?
    Desde já agradeço a informação

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia!

    O Calibre lê o ePub, mas o formato, por ser mais específico, ele se ajusta à tela melhor, tornando a leitura mais agradável.
    Existem dezenas de eReaders além dos tablets, atualmente os "queridinhos" são o Kobo e o Kindle. Estamos providenciando uma postagem sobre as diferenças entre eles e os testes feitos por nós ;-)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela explicação Samantha e aproposito, amei o blog parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.