4

Dinheiro x Felicidade

Posted by Kbeça on 3 de outubro de 2012 08:01 in , , , ,


É verdade que está todo mundo, ou pelo menos, estatisticamente falando, 99% da população mundial, duro, sem grana, zerinho, etc. E, com isso, todos querem um pouco, ou muito, dinheiro para mudarem as suas vidas. Mas, será que o dinheiro as faria felizes? Felizes mesmo? Sim e não.

A frase tão batida "Dinheiro não trás felicidade" é verdadeira, e as suas decorrentes piadas também são ("não trás, mas manda buscar", é um exemplo de piada).

Em todas as vezes que eu reavaliei a minha vida e pensei em mudar o meu passado, pensei em estudar mais, cursar uma carreira diferente, em viajar no tempo e me dar os números da loteria, e por aí vai. Mas, não por acaso, sempre tento achar uma forma de encontrar a Nanda, fazer amizade com os meus atuais amigos e preservar o meu relacionamento com a minha mãe.

Os mais conservadores dirão "a alegria de um sorriso de criança não tem preço", mas a câmera que tirou a foto deste sorriso, tem. E é caro. Então vivemos em uma dualidade eterna. Porém, é claro que não deixaremos de trabalhar e desejar dias mais fartos, no entanto, também não devemos ser escravos do dinheiro. A Paty postou o texto "Viver ou Juntar Dinheiro?" do Max Gehringer que mostra bem essa dualidade.

Mas, o quão rico/pobre você é que não pode/quer dividir sua riqueza? Qual a sua maior riqueza?

Certa vez eu ouvi alguém dizer que conhecimento é a única coisa que você compartilha e sai com mais do que quando você chegou. Isso é verdade. Gentileza é outra coisa assim. Quanto mais você dá, mais você recebe.

Quando fui em busca da imagem que abre este post me deparei com um texto muito bom. Segue um trecho:

"(...)Se você é feliz, divida esta felicidade com os outros e não a esconda a sete chaves com medo que alguém a roube!
Se você tem compaixão de sobra, compartilhe-a
Se você tem paciência de sobra, compartilhe-a
Se você tem inteligência de sobra, compartilhe-a
Se você tem fé de sobra, compartilhe-a
Se você tem felicidade de sobra, compartilhe-a
Se você tem amor de sobra, compartilhe-o
Se você tem tempo de sobra, compartilhe-o
DOE-SE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

Como já comentei algumas vezes, no ambiente pessoal, as vezes me sinto inverso ao mundo. Procuro ser gentil, ser educado, sorrir, elogiar, ser cavalheiro, mas parece que as pessoas ignoram isso, ou preferem "tirar vantagem" disso. E gentileza não é obrigação. "Primeiro as damas" é uma gentileza, não uma lei, por exemplo.

Resumindo, eu penso que o dinheiro facilitaria muito a minha vida e me daria a oportunidade de me dedicar a coisas que me agradam mais, mas não acredito que ele, por si só, me faria feliz. Aliás, sem as pessoas que amo, com, ou sem, dinheiro nunca que eu seria feliz.

E você, o quê acha? Dinheiro, trás felicidade, ou não? E repito a pergunta "Qual a sua maior riqueza?".




|
Gostou?

4 comentários:

  1. Um texto lindo e inteligente Kbeça. Faz pensar...
    Minha maior riqueza, sem dúvida, é a minha família, acho que o maior tesouro de todos no mundo são as pessoas que os fazem se sentirem bem, penso que só não é nem um pouco feliz quem não tem a quem pedir cuidados e a quem cuidar.
    E Quanto ao dinheiro, quanto mais se tem, mais se gasta, sempre achamos que temos pouco dinheiro e queremos mais, não é? Porém eu não desejaria ser rica, mas gostaria muito de ter mais dinheiro do que eu tenho, pra poder dar coisas melhores para essas pessoas que eu amo tanto, pra poder passear, viajar, almoçar fora sem me preocupar que aquele dinheiro possa fazer falta pra pagar a conta de luz, rsrsrsrs, gostaria de poder comprar um brinquedo legal ou uma roupa mais bonita para minha filha e assim vai, isso também me faria muito feliz.
    A VERDADE É QUE O DINHEIRO NOS PREOCUPA!
    Pois se pensarmos bem no que acabei de dizer, se nossa maior riqueza são as pessoas que nos completam e ainda assim queremos ter mais dinheiro, isso quer dizer que não conseguimos ser totalmente felizes ao lado das pessoas que amamos porque estamos sempre preocupados imaginando se o dinheiro vai durar até o proximo dia do pagamento, se vamos poder fazer um passeio legal com essas pessoas amadas sem apertar o orçamento e etc. Essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Kabeça, você tem uma naturalidade invejável para escrever sobre assuntos do comportamento humano. Me sinto como se estivesse escutando-o pessoalmente...como um bate-papo casual. Isso é um dom amigo! Use mais essa capacidade fantástica! Quem sabe dai sai um dinheiro a mais pra completar sua felicidade?rsrsrs
    Dinheiro faz sim a diferença para sermos felizes. Quem consegue ser feliz vendo um filho, uma esposa,uma mãe ou um amigo passar necessidades que não consegue suprir?
    Não estou falando do dinheiro em abundância, mas sim do dinheiro que supre nossas necessidades básicas e vão um pouco além, dando-nos a oportunidade de aproveitar um pouco a vida divertindo, passeando, adquirindo cultura e por que não viver o ócio de vez em quando.
    Mas claro que, pra mim, a maior riqueza está na saúde da minha família e viver em paz com aqueles que amo. Agora, doar-se é tudo pra se adquirir riquezas. Tenho uma vizinha muito amiga que é um exemplo disso. Seu marido é porteiro de um clube e ela ganha alguns trocados extras cuidando da filha da irmã. Resumindo, eles ganham muito pouco se analisarmos as necessidades da vida. Porém são pessoas tão solidárias e prontas a ajudar que nunca lhes faltou nada. Atrevo dizer que a casa dela é muito mais arrumada e decorada que a minha. Eles estão sempre ganhando as coisas e sendo ajudados também. Essa é a prova da verdadeira felicidade, onde se trocam riquezas o tempo todo, sejam elas materiais ou simplesmente emocionais. Então chego a conclusão de que a verdadeira riqueza não está no dinheiro e sim em compartilhar a vida com as pessoas. "É dando que se recebe" como bem diz essa citação tão antiga.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com a Olhos, dinheiro é uma preocupação constante na nossa vida.

    Na verdade, a felicidade é algo difícil de se alcançar porque depende de vários fatores:

    * O primeiro, já citado tanto pela Olhos quanto pelo Kbeça é a amor. Amor pela família, pelos amigos. Amor daqueles verdadeiros, que vc dá e recebe na mesma proporção. Viver sozinho, sentado numa montanha de dinheiro não deve ser nada legal.

    * Além do amor, temos a saúde. Hoje, vejo minha avó deitada numa cama, dependente de tudo, uma prisioneira no seu próprio corpo, e penso que: mesmo se ela fosse mais rica que o Eike Batista, não faria diferença. Ela, em vez de ficar sem se mexer na Ilha do Governador, ficaria sem se mexer em Paris. Grande coisa.

    *Outra coisa importante para estarmos felizes é o bem estar interno. Saber que fizemos a coisa certa, deitar a cabeça no travesseiro e pensar: hoje eu fiz tudo o que podia para ser bom, justo, honesto... Isso nenhum dinheiro no mundo pode comprar.

    A felicidade é como uma bolinha de sabão. Todos nós estamos sempre atrás dela, mas quando tocamos, ela explode. Ninguém é 100% feliz nem ninguém é 100% infeliz. A gente oscila, sempre procurando a felicidade. Com dinheiro podemos ter coisas que nos fazem felizes. Mas a felicidade total requer além de dinheiro, N outras coisas.

    Continue procurando seus momentos felizes e não fique infeliz por não ter a felicidade plena e perfeita dos comerciais de margarina. :-)

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado meninas. Muito obrigado mesmo.
    Olhos, fiquei impressionado com o seu comentário. Você definiu muito bem o significado do dinheiro.
    Paty, falo aqui que observo, penso e sinto. Falo de coração. :)
    Muito sábia a minha esposa. XD

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.