7

DICAS: Entenda mais sobre o verbo "haver"

Posted by Marcinha on 13 de maio de 2013 06:00 in , , ,

‘Há muito tempo atrás’ é redundante; entenda mais sobre o verbo ‘haver’

O verbo HAVER

É frequente ouvirmos a expressão “HÁ MUITO TEMPO ATRÁS”. Trata-se de uma redundância, pois, se ocorreu “HÁ MUITO TEMPO”, só pode ter sido “MUITO TEMPO ATRÁS”.

Aprendemos, faz tempo, que devemos usar a forma “HÁ”, do verbo “HAVER”, quando nos referimos a um tempo já transcorrido: “Não nos vemos HÁ dois dias”; “HÁ dez anos que ele partiu”.

É interessante observar que a redundância “HÁ…ATRÁS” só ocorre com o verbo “HAVER”. 

Quando se opta pelo verbo “FAZER”, ninguém diz “FAZ dez anos ATRÁS”. Aí todos falam corretamente: “FAZ dez anos”; “FAZ muito tempo”.

É importante lembrar também que, caso a ideia seja de “tempo futuro” ou de “distância”, devemos usar a preposição “a”: “Só nos veremos daqui a dois dias”; “Estamos a dez quilômetros do vilarejo”.

Vamos ver se consigo simplificar as “coisas”.

A dúvida é uma só: é verbo ou não é verbo?

Se for, devemos escrever “HÁ”; se não for, trata-se da preposição “a”. Para provar que é verbo, podemos usar o “macete” da substituição do “HÁ” pela forma “FAZ”: “Não nos vemos há (=faz) dois dias”, “Há (=faz) dez anos que ele partiu.”

Caso a substituição não seja possível, significa que não é verbo. Em “Só nos veremos daqui a dois dias”, não é possível substituirmos por “daqui faz dois dias”. O mesmo ocorre em “Estamos a dez quilômetros do lugarejo” (“Estamos faz dez quilômetros” não faz sentido).

Usamos “ano-luz” para medir distância: “…um astro semelhante ao sol a 153 anos-luz de distância da Terra.” O certo, portanto, é “…estão a anos-luz de distância…”

Por outro lado, está correto o leitor escrever: “o eclipse ocorreu há (=faz) 153 anos” e “…ocorreu há (=faz) muitos anos terrestres atrás”. O “atrás” é que é desnecessário. Agora, temos a ideia de “tempo transcorrido”.

HÁ ou HAVIA?

Leitor quer saber: “Ela estava em cena HÁ ou HAVIA mais de uma hora”.

Segundo o princípio da correspondência dos tempos verbais, devemos dizer que “ela ESTAVA em cena HAVIA mais de uma hora”.

O princípio é o seguinte: devemos usar “HAVIA” em vez de “HÁ”, quando o verbo que acompanha está no pretérito imperfeito (=estava, fazia, era) ou no pretérito mais-que-perfeito (=estivera, fizera, soubera, tinha estado, havia feito).

Em caso de dúvida, podemos usar o seguinte “macete”: substituir o verbo “HAVER” pelo “FAZER”. Se o resultado da troca for “FAZIA” (e não “FAZ”), use “HAVIA” (e não “HÁ”):

“ESTAVA sem comer HAVIA (=fazia) três dias.”

“HAVIA (=fazia) dez anos que o clube não ERA campeão.”

“Ela ESTIVERA naquela cidade HAVIA (=fazia) muito tempo.”

É importante observar que a ação se encerrou. A forma HÁ (=faz) indica que a ação verbal prossegue. Veja a diferença:

a)    “HAVIA dez anos que o clube não era campeão.” (=o clube acabou de ganhar o campeonato);

b)    “HÁ dez anos que o clube não é campeão.” (=o clube continua sem ganhar o campeonato).

TEM ou HÁ?

Leitor considerou uma vergonha o anúncio: “No Brasil não TEM maremotos, vulcões, terremotos, furacões.”

Comentário de outro leitor: “Aprendi que não devemos confundir os verbos “HAVER” e “TER”: ‘Nesta banca HÁ (=existe) várias revistas’ e ‘Esta banca TEM (=possui) várias revistas’. Os gênios da publicidade são os que mais cometem tal erro.”

Os nossos leitores têm razão em parte. Segundo a gramática tradicional, não devemos usar o verbo “TER” no sentido de “HAVER” (=existir).

Não podemos, entretanto, esquecer que o uso do verbo “TER” em lugar do verbo “HAVER” é uma das características do Português falado no Brasil. Isso significa que, num texto informal que queira retratar a linguagem coloquial brasileira, o uso do verbo TER é aceitável.

Não devemos reduzir o caso a simples discussão de certo ou errado. Inadequado seria usar o verbo TER (=haver, existir) em textos formais que exijam uma linguagem mais cuidada, que siga os padrões da chamada norma culta.

* Fonte:
Professor Sérgio Nogueira
http://g1.globo.com/platb/portugues/

 


|
Gostou?

7 comentários:

  1. Adorei as dicas...

    O primeiro sentido, estou sempre corrigindo a galera... Então é bom ver um post sobre o assunto.. Assim a gente acaba entendendo realmente o porquê de não poder/dever utilizar.

    Os demais eu conhecia, mas não costumo ver os erros com mais frequência.

    O verbo haver é um verbo muito traiçoeiro! Danadinho para pegadinhas ;-)

    Excelente dica, Marcinha!

    ResponderExcluir
  2. Essas regrinhas estão na minha mente desde a época do colégio,mas acho que já escrevi o "há+atrás", ficarei mis atenta.
    O que me dá nervoso é quando esquecem do "H" e do acento.

    "a muito tempo..."

    Da coceira quando vejo isso!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas! Eu vejo muita gente por aí que não sabe conjugar o verbo e quando "sabe", ainda conjuga errado! Vou mandar o post pra todo mundo, kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Uso muito o macete do fazer/haver, aprendi na escola e uso até hoje.

    Já o tem x há eu sempre confundo, mas como escrevo com uma pegada mais informal e o Titio Sérgio falou que é aceitável.. tá valendo! rs.

    Show as dicas, mana!

    ResponderExcluir
  5. Vou ter q decorar tudo isso, porque eu ainda me confundo bastante :(
    No donuts for me!!!
    ADOREI o post, só tenho uma reclamação, a fonte ta muito pequena :s tive q optar por um ctrl+ aqui (cegueta!)
    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, gente...
    Me desculpem pela formatação, eu "bato cabeça" pra caramba na hora de postar (mas o que esperar de uma analfabeta-internética que tem dificuldade até com o Facebook?).
    Obrigada à Nanda por ter acertado a formatação por mim.

    ResponderExcluir
  7. ótimo post Marcinha!
    Sempre que me deparo com esse verbo preciso parar e pensar antes de escrever. Não que eu não saiba a devida colocação, mas é realmente confuso o uso desse verbo, que se mescla muito com a linguagem falada (geralmente de forma errada).
    Brigadão pela dica!

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.