4
DICAS: O que é ALITERAÇÃO?
Leitor quer saber se o exemplo abaixo caracteriza ou não um caso de aliteração: “A aposta é arriscada, pois não se pode prever se a renúncia do Estado em receber receitas presentes redundará num fomento econômico que, ao final, reabasteceria os cofres públicos.”
Para quem não está lembrado, aliteração é uma figura de estilo que consiste na repetição de um mesmo fonema: “Quem com ferro fere com ferro será ferido” (repetição do “f”).
Existem aliterações famosas na nossa literatura. Temos um belo exemplo em versos do poeta simbolista Cruz e Souza: “Vozes veladas, veludosas vozes, volúpias dos violões, vozes veladas vagam nos velhos vértices velozes dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”
No texto jornalístico, em geral, a aliteração não faz sentido. Quanto ao exemplo que o nosso leitor nos apresenta, há realmente uma excessiva repetição do “r”: renúncia, receber, receitas, redundará, reabasteceria.
Fonte:
Professor Sérgio Nogueira
4 comentários:
Adorei a explicação Marcinha!
ResponderExcluirEu me lembro de um texto humorístico sobre um cara que entrou no restaurante e falava tudo com a letra F...
Se quiser conferir, dá uma olhada nesse link:
http://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_conto_00035_facil_falar.html
Adorei o texto do cara que falava tudo com F, rss, amei até a última palavra, hahahahahaha!
ResponderExcluirMuito bom!
;*******
Acho incrível uma pessoa conseguir bolar um bom texto nesse estilo.
ResponderExcluirNão sabia que tinha esse nome! ^^
Eu não sabia o que era aliteração e graças a esse texto agora eu sei.
ResponderExcluirSó achei que o texto está um pouco confuso. Tem uma parte ali que fala : o leitor está se perguntando.... É depois não explica para o leitor se é ou não é.
Bjo.
Nanda
Comenta aê!