4

[Nossos Textos] A louça-mãe - by Sammy Freitas

Posted by Unknown on 13 de dezembro de 2013 10:27 in , , ,



Eu tenho uma teoria sobre a louça suja. Por mais que você lave a louça toda e more com apenas uma pessoa, cinco minutos depois, haverá um copo, ou talher ou mesmo um pratinho dentro da pia. Ninguém admite que o usou, ninguém admite que o colocou para lavar. Ele simplesmente brotou ali. E partindo deste princípio, resolvi bater um papo sobre a louça suja.

É engraçado falar sobre isso, porque na verdade, não conheço uma pessoa sequer que ame fazer tarefas domésticas. Claro que existem pessoas que preferem uma tarefa à outra. Mas gostar, gostar mesmo? Nunca vi. 

Nunca vi ninguém dizendo: "Estou estressada e vou relaxar lavando a louça." 

Ok. Preciso admitir que tem muita gente louca por aí. E pode ser que exista alguma alma maníaca por limpeza com um TOC terrível e por isso largue qualquer coisa que está fazendo para passar um momento feliz entre pratos, talheres, esponjas e detergentes.  

Eu sou uma pessoa extremamente meticulosa. Não vou dizer que adoro lavar a louça, mas é uma tarefa necessária, infelizmente e se é para fazer, que seja feito direito. 

Para falar a verdade, lavar a louça tem toda uma ciência por trás do simples ato de ensaboar e enxaguar. Não basta passar esponja e sabão em tudo. Tem todo um ritual minucioso de separação dos itens (quando a pia está muito cheia), colocar outros tantos de molho, enxugar quaisquer outros que estejam no escorredor para deixar a pia pronta para a lavagem.

Boas mesmo eram as pias de antigamente. Duas cubas! Uma para lavar e a outra para enxaguar. Devo dizer que nunca tive isso na minha casa, mas na casa de vovó, tinham duas cubas. Nós nos dividíamos e a tarefa por vezes se tornava até mesmo divertida - quando em conjunto com as primas.

Almoço de sábado, todos os tios e primos se encontravam em casa de vovó. Muita comida, muita gente, muitos e muitos pratos para lavar depois.

E aí, depois que os mais jovens lavavam a louça com o cuidado de manter incólume todos o aparelho de jantar do casamento de vovó, a pia ficava linda, brilhando e muito limpinha. Os mais velhos se espalhavam na varanda ocupando as redes, almofadas no chão, sofás para tirar o cochilo habitual enquanto eu e meus primos nos divertíamos correndo entre as goiabeiras.

E aí, é que a coisa começava a ficar esquisita. Todos nós - tios, tias, primos e primas tínhamos sido ensinados a sempre lavar o que usávamos. Um de nós, sentia sede e ia à cozinha buscar água... E quando passávamos pela pia, um ou dos copos sobre ela. A casa permanecia silenciosa. Pais, mães, tios e tias, todos cochilando e nós, as crianças, estávamos todas juntas. E aí surgiu o primeiro grande mistério da minha vida: Como diabos aquele copo sujo foi parar ali dentro. 

Traçávamos um perfil e imaginávamos com nossos botões se não haveria algo de sobrenatural sobre a louça que misteriosamente "nascia" na pia.

Claro que eu e duas primas resolvemos investigar. Fãs da "Inspetora" - série de livros que Ganymedes José escrevia para crianças e adolescentes, sempre esperávamos um mistério para resolver.

Não era nenhum roubo, sumiço ou assassinato, mas era o mais perto que podíamos chegar de sermos detetives.

Lavamos os dois copos em silêncio e em seguida nos distanciamos à espera que acontecesse novamente.

Gazi e Vaninha ficaram na área de serviço, cuja janela poderia servir de ponto de observação da cozinha. E eu? Bem, fiquei no banheiro, ao lado da cozinha, esperando alguém passar.

Os minutos foram passando e como boas crianças, estávamos impacientes antes mesmo que o ponteiro do relógio andasse por dez minutos. Saí do banheiro, busquei uma revistinha em quadrinhos e sentei na soleira da porta da cozinha para o corredor com a geladeira atrás de mim, tampando qualquer visão da pia. Minhas primas jogavam uno em silêncio sentadas na escada da área de serviço.

Foi quando senti sede e levantei. E dei de cara com uma colher e um pratinho dentro da pia. 

- COMO ASSIM? - espantei-me...  

As meninas enfiaram a cara na janela e ficamos todas culpando umas às outras porque ninguém tinha visto nada. Belas campers que tínhamos nos saído. 

Lavamos novamente o pratinho e a colher e nos postamos novamente esperando que o bandido da louça suja colocasse suas garrinhas de fora. Inspecionamos cuidadosamente a casa e todos pareciam continuar cochilando. 

Passados mais alguns minutos um chamado no portão. Uma vizinha amiga nossa trazia vários papéis de carta para trocar. Saímos em alvoroço e depois de alguns minutos discutindo qual valeria a pena pela troca de um "Amar é" da coleção, finalmente concluímos a troca.

E ao voltarmos à cozinha.... Nada menos que 4 copos. Agora eu fiquei possessa. Será que os adultos esperavam que saíssemos dali para colocar a louça furtivamente?

Desanimadas, vimos os tios se levantando, pegando seus filhos e se despedindo. Restaram na casa apenas as duas tias que moravam ali, vovó e vovô e eu e minha irmã que passávamos férias. Aliás, nem minha irmã, que saiu toda serelepe com as primas.

Não era hoje que o mistério seria desfeito.

Vovó me chamou para ajudar a picar os legumes para o jantar e minha tia mais velha foi fazer a polenta - comida presente em todos os nossos pratos.

Terminada a minha tarefa, puxei um banco e comecei a conversar com a titia sobre coisas banais. Até que vovô passou, pegou um copo de água na geladeira e pôs sobre a pia. Passou para a sala. Alguns minutos depois, voltou com outro copo e o colocou dentro da pia.

Abri e fechei a boca duas vezes. Estava solucionado o primeiro grande mistério da minha vida. Não existe uma louça-mãe que se reproduz...





|
Gostou?

4 comentários:

  1. Crônica maneira, Sammy! Muito interessante a postura das crianças, envolvidas em seu mistério.. é um perspectiva única da vida, essa da infância.
    E... eu lavo louça separando as peças por tipo... quer dizer que sou uma pessoa da antiga?? oO rss...

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!, Deus seja contigo, tenha um final de semana abençoado,
    amiga texto maravilhoso amei SUCESSO AMIGA.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  3. Minha louça-mãe tem filhas gêmeas de meia em meia hora!!! kkkkk
    Adorei a crônica Sammy. Muito leve e que carrega toda uma tradição da família brasileira: os almoços com todos aqueles parentes que não vemos há anos!
    Marcinha...eu também lavo a louça por peças...talheres, pratos, copos e por fim as malditas panelas!

    ResponderExcluir
  4. vovô trakinas esse hem?
    Affs.
    homens... todos iguais. me pergunto se lavar um copo faz cair a mão. ou se eles acham que tem elfos domésticos em casa.

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.