5

Premiação Literária - Best Books of 2013 do site GoodReads by Sammy Freitas

Posted by Unknown on 7 de dezembro de 2013 06:00 in , , , ,



Quem acompanha o mundo literário, sempre espera ansiosamente as premiações no fim do ano.

Hoje à noite, teremos o badalado Códex de Ouro - premiação para livros/autores brasileiros. Porém, antes desse prêmio, há cerca de três dias, tivemos as melhores leituras do ano pelo site GoodReads.  

A versão tupiniquim do GoodReads é o Skoob - que ainda não faz esse tipo de escolha dos melhores do ano (lembrando que a indicação é do site, mas o voto é dos internautas). Por isso, temos que nos contentar (por enquanto) com os estrangeiros.


 
Esta fileira inicial me deixou super feliz, porque quase todos já foram lançados no Brasil. Apesar de possuir os dois primeiros livros (O silêncio das montanhas e Inferno) eu ainda não os li. Agora, sabendo de antemão que os livros foram escolhidos como melhores do ano, o risco de decepção é menor, então toca a ler!

O oceano no fim do caminho é o único dessa fileira resenhado pelo nosso blog. (confira aqui!). Aliás, achei que as escolhas foram muito boas! Apenas nunca ouvi falar de "Life after life" e menos ainda da autora (Kate Atkinson).

Dos demais livros concorrentes das categorias supracitadas fiquei surpresa por conhecer e até mesmo ter lido alguns outros títulos (indicados porém não-vencedores): 

Ficção: O projeto Rosie (lido e resenhado!), Como eu era antes de você (na meta do ano)

Mistério/Suspense: O chamado do Cuco (aguardando o Natal!)




Já essa segunda fileira, eu não li nem um livro sequer! O que me leva a crer que definitivamente esses estilos estão bem longe de serem os meus favoritos. Só tinha ouvido falar do Dr Sleep (continuação de "O iluminado"), porque né? Impossível alguém nunca ter ouvido falar em Stephen King!

Dei uma bisoiada nos demais livros que concorriam em cada categoria. Em Fantasia Paranormal e Ficção Científica eu não conhecia nada! Muito mal e porcamente tinha ouvido falar de um dos autores cujo livro estava concorrendo em ficção científica (Terry Pratchett - The long war). 

Já a categoria Romance, embora também não seja minha favorita, tinham três livros que eu conhecia: Cretino Irresistível, Um longo caminho para casa e Tangled. 

A categoria Horror também me surpreendeu quando encontrei alguns autores conhecidos como Stephen King, Joe Hill, Anne Rice e Jamie Mcguire. O que deixa bem claro que não importa quão antigos os caras são, mas o quanto eles ainda dominam a área...





A terceira linha só escapou por causa da campanha maciça de marketing da Companhia das Letras. Qual livro? Eu sou Malala, é claro! Vai me dizer que você não entrou no Skoob e se deparou com o sorriso tímido da guria no canto superior direito da tela? Pois é. Está na meta, mas não sei quando vou ler. Nenhum dos outros títulos das memórias e autobiografias eu conhecia. Em História e Biografia, só conhecia J.D. Salinger (o famoso autor de O Apanhador no campo de centeio) e Lawrence in Arabia (quem nunca ouviu falar nessa figura histórica?) 
Já era esperado eu não conhecer nada na área de não-ficção e Comida e livros de receita. 





E aí nos deparamos com uma fileira bem light. Em humor, eu dei de cara com Louca pelo garoto (Hellen Fielding) que está na minha lista de desejados. Em Graphic Novels, eu quase SURTEI com tantos títulos sensacionais que são lançados lá fora e neca de pitibiriba de aparecerem por aqui. Eu gostaria MUITO... Todas as Graphic Novels de Walking Dead, O Anjo mecânico e O Principe Mecânico e A maldição do titã... Na categoria Poesia, só mesmo A queda de Arthur narrada pelo Tolkien. Nos novos autores, eu realmente não conhecia nada, mas veja bem, desconhecermos novos autores estrangeiros nem é tão difícil assim não é?



Por último, as categorias de Jovem Adulto (Ficção e Fantasia) e Infanto-juvenil foram as categorias que eu mais conheci/li livros. Talvez eu seja bem menos madura literariamente do que costumava crer... Ainda assim, tenho que admitir que gostei de todos os livros que li e foram premiados/indicados.
Perdão, Leonard Peacock indicado no Jovem Adulto de Ficção foi inclusive, um dos melhores livros que li este ano. Allegiant, Princesa Mecânica, Prodigy, Elite, Requiem e a Queda dos Cinco, são todos livros de séries que li e estou acompanhando. Inclusive esperando ANSIOSAMENTE o lançamento brasileiro de Allegiant e Requiem.

E vocês? Já leram alguns dos títulos vencedores? Que títulos lançados este ano, você indicaria nas categorias acima?

 









|
Gostou?

5 comentários:

  1. Não li nenhum dosa titulos vencedores, e os que li, concorreram com graphic novel, e eu li o livro normal (pelo menos eu acho que foi isso que eu entendi, kkkk)
    Eu também não sou nada madura literariamente. Não se sinta mal, tamo junto.

    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força, Nandoca! Fico feliz em saber que não sou a única, rs

      Excluir
  2. Os títulos conhecidos fazem parte de uma lista que gostaria de ler embora não seja tão fã do estilo. Mas fico satisfeita da Ward estar entre os selecionados...AMO!

    ÓTIMO POST SAMMY!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, quais títulos das listas você gostaria de ler? Estou mega ansiosa para ler os que tenho da lista!

      Excluir
  3. Ótimo post, Sammoka... traz um pouco de cultura para essa sua amiga nada atualizada, rss...
    Sua colocação foi muito bem observada, os mestres são sempre os mestres... rss...
    Muito boa pedida!

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.