2
Resenha: Através do Espelho (Jostein Gaardner) - by Sammy Freitas
Posted by Unknown
on
1 de dezembro de 2013
13:49
in
anjo ariel,
através do espelho,
cecilia skotbu,
jostein gaardner,
resenha,
resenhas,
sammyfreitas
Através do Espelho conta a história de Cecília Skotbu. Eu não li a sinopse, que falava que Cecília passava quase o tempo todo em seu quarto, deitada na cama. Tampouco sabia que ela estava morrendo. E nem desconfiava que sua história era uma preparação para a morte e por isso também era um mergulho na vida. Na própria sinopse, acrescenta que ela morre como quem viaja, prestando atenção em tudo e que através de seu olhar profundo, o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós.
Eu não sabia de nada disso. Aliás, nem sei porque não li a sinopse. Acho que porque eu confio tanto na escrita de Jostein Gaardner, que sempre espero livros maravilhosos e surpreendentes.
Este livro não foi diferente. É um livro doce demais. Conforme você vai lendo, você percebe que a doença de Cecília foi toda muito rápida. Em setembro ela começou a se sentir mal e no natal, mal sai da cama. Sua avó bateu o pé e não quis que ela ficasse no hospital. Em casa, Cecília tinha todo o amor e carinho da família.
Na maior parte das vezes, ela parece não perceber que seu estado é irreversível. Sua mãe, sempre chorando. Todos fazendo seus desejos e vontades mais absurdos. Cecília era só mais uma garotinha com câncer, entre muitas crianças que existem no mundo. O diferencial no livro, é a visita de Ariel, um anjo dos céus que vem consolá-la e fazê-la pensar e refletir sobre a vida nesses últimos momentos.
Ariel foi muito mais do que um "anjo da guarda" de Cecília. Com ele, ela ganhou raros momentos mágicos de aprendizado e muitas pequenas alegrias nos momentos mais difíceis.
Eu sempre acho fantástica a maneira como Jostein consegue escrever livros infanto-juvenis inserindo filosofia e questionamentos de uma maneira tão natural, que nem percebemos o quanto estamos aprendendo com isso.
O livro tem um gosto agri-doce. Uma tristeza melancólica e principalmente a sensação de impotência ante à doença. No entanto, ele consegue fazer com que a gente dê mais valor à vida.
Ele é bem curtinho, li em duas horas, não vou nem tentar comparar com os outros que já li (O mundo de sofia e O dia do curinga), porque ele não é profundo como estes. Mas tem toda a leveza da história de uma menina que conheceu e teve o consolo do seu anjo nos seus últimos dias.
"- Uma vez ou outra, acontece que um ser humano ergue o olhar para a sua origem celestial. É como se Deus se visse ao espelho.
Cecilie suspirou.
- Céu e mar! - exclamou.
- Sim, como o céu e o mar.
- O quê?
- Como o céu se reflete no mar, Deus também pode refletir-se nos olhos dos seres humanos. Os olhos são o espelho da alma e Deus pode espelhar-se neles."
Tempo: 2 horas | |
Finalidade: Reflexão sobre o valor da vida. | |
Restrição: Sem restrições. | |
Princípios ativos: Drama |
Título: Através do Espelho
Autor: Jostein Gaardner
Editora: Cia das Letras
Número de Págs.: 141 páginas
2 comentários:
Realmente deve ser lindo. Não sei se é pelo fato da protagonista ter cancer e não ter chance de se curar, sei lá... mas me lembrou A Culpa é das Estrelas. Um pouco, mas lembrou.
ResponderExcluirNão vou colocar na fila porque a fila tá bem grande e eu to dando preferencia para rir e não pra chorar... mas... parece ser um livro lindo mesmo.
beijos.
Bela resenha, Sammy.
ResponderExcluirRealmente não é o tipo de livro que eu leio, pelo menos não tenho o hábito...
Mas parece ser lindo, com frases bastante filosóficas.
"Como o céu se reflete no mar, Deus também pode refletir-se nos olhos dos seres humanos. Os olhos são o espelho da alma e Deus pode espelhar-se neles." Amei.
Comenta aê!