3

O elefante Juca

Posted by PatyDeuner on 27 de outubro de 2011 22:51 in , , , ,
Respondendo ao desafio das imagens da Nanda. Resolvi escrever mais uma estória para crianças.

Acordei três horas da madrugada. Acho que nem consegui dormir direito repassando o plano na minha cabeça. Eu só tenho dez anos, mas sou muito inteligente. E esperto!
Combinei tudo com o Gervásio meu amigo. Ele já é adulto sabe, mas me entende, e vai me ajudar com o meu plano.
Deixa eu explicar pra vocês. Moro no circo desde que nasci, e meu pai é um palhaço. Quero dizer, ele trabalha como palhaço, e é muito engraçado! Minha mãe não faz nada no circo. Nada de apresentação no picadeiro é claro, porque ela trabalha muito cozinhando pra todos os artistas daqui. E eu, bem, eu ajudo um pouquinho alimentando os animais e fazendo alguma limpeza que o chefe Cartola pede. Mas gosto mesmo é de equilibrar na corda. Quero ser um equilibrista quando crescer sabe. Ainda caio muito, e minha mãe se esgoela me xingando. Mas vou continuar treinando, porque um dia vou ser um grande equilibrista!
Bom, na verdade o que eu queria contar mesmo é sobre o Juca. Juca é o elefante que chegou aqui ainda um bebezinho como eu. Somos grandes amigos. Quando eu tinha três anos ele já era o meu melhor amigo. Eu sempre dou água, comida e escovo ele todos os dias. Somos inseparáveis. Quero dizer, quase inseparáveis, porque nos últimos meses ele anda todo triste. Muito triste mesmo. Tenho passado todas as tardes brincando com ele, passeando e tudo, pra ver se ele anima um pouco. Até roubei algumas verduras que ele adora da cozinha da mamãe, e nada.
Foi ai que meu amigo Gervásio falou.
- Tonho, os bichos não gostam de ficar presos e nem sozinhos. O Juca ficaria muito mais feliz junto de outros elefantes como ele na floresta.
E eu disse.
- Mas eu fico com ele todo dia, brinco e dou comida e tal. E todos aqui são bonzinhos com ele.
Mas o Gervásio falou que isso não era suficiente pro Juca. Os animais não foram feitos pra ficarem presos e nem dando duro trabalhando no circo.
Fiquei pensando nisso um tempão. E decidi pedir ajuda pro Gervásio pra tirar o Juca daqui. Não posso dizer que estou muito feliz de perder meu melhor amigo, mas se é pra ele ser feliz vou até o final desse plano.
E tinha chegado a hora. Então, sai bem devagarzinho do trailer para não acordar ninguém e corri até o Juca que estava mais triste do que nunca. O circo ia embora logo mais, então os caminhões já estavam prontos com os animais para a viagem. Por isso tinha que ser hoje.
Foi ontem que consegui pegar a chave do caminhão do Juca lá no trailer do chefe Cartola. Morri de medo, mas ninguém me pegou. Eu sou muito esperto mesmo!
Quando cheguei perto do portão, Gervásio já estava lá. Não falamos nada porque podia acordar alguém. Dei as chaves do caminhão pra ele e abri o portão.
Só pra vocês saberem, o Gervásio já tem carta de motorista e sabe dirigir muito bem. Ele sempre dirigia o caminhão do pai dele. E como eu, ele adora os animais!
Cheguei perto das grades onde o Juca estava pra me despedir. Olhei pra ele e meus olhos ficaram cheios d’água. Meu coração tava muito apertadinho, doendo a beça. Mas eu não ia chorar. Papai falou que homem não chora. Aí falei pro Juca:
- Juca, eu te amo muito amigo, e por isso vou te dar um presente. A liberdade. Sabe o que eu quero dizer né?
O Juca estendeu a tromba em cima da minha mão e deu uma fungada. Acho que era o jeito dele se despedir. Ele sabia que estava indo embora e ficou ali, fungando na minha mão.
Gervásio ligou o caminhão e começou a sair devagarzinho.
- Juca. Espero que você faça muitos amigos lá fora, mas não esquece de mim não. Eu nunca vou esquecer você.
E o caminhão foi indo....e eu fiquei ali acocorado sem conseguir segurar o choro. Acabou que chorei muito mesmo. E rezei também. Pedi pra Deus pro Juca ser feliz. Para sempre.

|
Gostou?

3 comentários:

  1. Que triste Paty. Esperava um final feliz. Fiquei mais triste pelo menino do que feliz pelo Juca. Mas, lembrei-me que elefantes nunca esquecem. Então, na minha cabeça, um dia eles se reencontraram, se reconheceram e ficaram juntos. :)

    ResponderExcluir
  2. Paty, desculpa não ter comentado seu texto antes, a coisa tava meio corrida aqui na mamãe (vovy não estava passando muito bem) então, eu deixei seu texto pra ler quando eu estivesse mais tranquila.
    Me deu vontade de chorar, que texto lindo. Eu fiquei feliz pelo Juca e tenho certeza de que eles vão se encontrar mais pra frente, no habitat do Juca, assim como aconteceu com o Christian, o Leão. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Christian,_o_leão)
    Adoro bichos. O obrigada por um texto tão lindo, Paty!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu ainda não tinha lido esse Paty! Nossa, foi lindo e muito criativo! Te confesso que não saberia o qeue fazer com esse elefante, rss... E vc passou uma idéia escelente de que é uma criança contando a história! Tenho uma história na cabeça em que uma das personagens principais é uma menina de dez anos... meu maior receio é não conseguir fazer com que ela fale como uma criança. E vc conseguiu, parabens!

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.