3

Por que trabalhar?

Posted by Nanda Cris on 16 de março de 2013 06:00 in ,

Não é que eu não goste do que eu faço, veja bem! Eu até gosto. Mas se fosse algo realmente bom, a gente pagava pra fazer e não recebia por isso!

Na verdade, o que me mata de verdade são alguns fatores: a obrigação de fazer que me irrita. A necessidade de acordar cedo de segunda a sexta toda manhã. O estresse do trânsito. A cobrança de prazos. A barca passando e levando pessoas que, até onde você saiba, eram boas funcionárias. O filha-da-mãe puxa-saco sendo promovido, enquanto você, que rala que nem um condenado, só ganha tapinhas nas costas. A uma hora de almoço sem soneca. Tudo isso cria a revolta pelo trabalho.

Uma vez meu marido me perguntou:
- Se você ganhasse na mega-sena, continuaria trabalhando?
E eu respondi, sem nem pensar muito:
- Claro que não, que pergunta!!

Finalmente eu ia viajar para todos os lugares que eu quero conhecer, leria todos os livros que quero ler, compraria tudo o que quero comprar, teria minha família sempre perto de mim, sem perder 12h de convívio diário, não ia mais ouvir desaforo e abaixar a cabeça. A verdade é que eu tenho interesses infinitos, nunca ficaria entediada!

Ah, mas você não vai fazer nada para ninguém, vai viver de modo egoísta, sem sair da bolha??
Não, claro que não! Oras... é para isso que existem as obras beneficentes! Meu sonho é abrir um canil para adestrar labradores para serem guias de cegos. No Brasil quase não temos este trabalho e cada cachorro custa um preço estorcivo. Sendo que, um animal dura por volta de 15 anos. Se uma pessoa já é cega de nascença e vive 90 anos, ela teria que ter mais ou menos 6 cachorros para ter qualidade de vida, independência e segurança. Tem gente que não tem nem um por causa dos altos preços, imaginem 6! Assim, meu canil teria um cadastro e os labradores seriam doados. Imagine a vida de quantas pessoas eu não mudaria para melhor???
Acho que, de todos os sentidos, perder a visão é o pior, o que debilita mais. Não consigo imaginar minha vida sem enxergar.

Mas, enfim, voltando ao rumo da conversa... trabalhar não é só choro e ranger de dentes. Também tem suas vantagens!

FÉRIAS
Tem coisa melhor? É quando você ganha 1/3 a mais do que deveria e ainda não precisa acordar cedo durante um mês. Você é realmente dono da sua vida, fazendo o que quer, no horário que quer. Passeando por museus quando todos estão trabalhando. Acordando na hora do almoço e indo dormir 4 da manhã. Você é um rei. Pena que dura apenas 30 dias. Em alguns casos, pros ambiciosos, apenas 20! Rs.

FERIADOS
É tipo umas férias fora de época. O melhor é o do Carnaval: 3 dias de folga. Unindo com o final de semana, é o ápice da felicidade proletariada quando estamos tratando de feriados. Esses dias sem trabalho tão esperados ao longo do ano são pequenas gotas de felicidade em meio a aridez do trabalho ininterrupto. E ainda tem a vantagem que se formos obrigados a trabalhar, teremos hora extra de 100%!

SALÁRIO
Aquilo que te motivou a sair da cama por 22 dias ao longo do mês, que te fez aturar o mau-humor do chefe, o ônibus lotado, a comida ruim e gordurosa da rua. Pena que normalmente ele é menor que as suas dívidas (está aí o mínimo do cartão de crédito para não nos deixar mentir) e sai da sua conta mais rápido do que pão quentinho na padaria. É luz, telefone, aluguel... tudo ao mesmo tempo... e no fim, o que sobra, gastamos no supermercado!

DÉCIMO TERCEIRO
Pombas, tem coisa mais linda que isso? Um dia vou tirar férias em dezembro, só para receber 1/3 de férias mais décimo terceiro e ainda ficar um mês de bobeira. Imagina o que é ficar com muito dinheiro sobrando na conta e sem ter que fazer nada que não quisermos por 30 dias? É o mais perto da vida de Paris Hilton que eu vou chegar, sem a mega-sena. Deve ser muito frustrante quando janeiro chegar, mas enquanto dezembro durar, o bom humor perdurará!

Bem, eu só consegui pensar nessas 4 vantagens que o trabalho trás para a minha vida.
E você, consegue pensar em mais alguma?

|
Gostou?

3 comentários:

  1. Muito bom o texto, Nanda!
    Bem escrito, e perfeitamente correto! Eu costumava gostar muito de trabalhar...

    Mas alguns dos fatores que você citou, realmente nos tornam por diversas vezes, pessoas infelizes.

    Infelizmente a maioria é de líderes despreparados, que não sabem como motivar e nem cobrar... Una isso ao fato das condições adversas para chegar e as pessoas... O grande mal do mundo hoje são as pessoas... Seja no trabalho ou no dia a dia...

    Antigamente eu costumava dizer que continuaria trabalhando se ganhasse na mega-sena. Hoje em dia? Só se fosse em alguma empresa minha mesmo, e no estilo da ONG que é seu sonho (amei! labradores para cegos! eu tenho um amigo que tem uma, mas preciso ir para NY buscar...) ;-)

    Morri de rir com suas definições para férias, feriado, salário e décimo terceiro! (Já tirei férias em dezembro e na época, o abono do sindicato saía no dia 30/11, então dia 1/12 eu sempre tinha mais dinheiro na conta que no ano inteiro!)

    Amei:
    "É tipo umas férias fora de época. Unindo com o final de semana, é o ápice da felicidade proletariada quando estamos tratando de feriados."

    Única correção:
    "custa um preço estorcivo"
    O correto é Extorsivo ;-)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, um texto revoltado!
    Eu gostei de vc ter escrito um texto metendo o pau no q te estressa! E ficou muito bom!
    Realmente eu ja tive um emprego q eu gostava muito, mas o fato de eu gostar pra caramba do lugar e do que eu fazia la, nao me fazia ser menos estressada, por conta da rotina, das pessoas.
    Se eu ganhasse na mega-sena eu investiria, claro, porque só pegar o dinheiro e viajar pra onde quer e comprar o que quer, acaba rapidinho a grana. Mas se vc ficar milionaria, e investir em projetos muito rendaveis, você vai continuar milionaria pro resto da vida viajando e gastando com oq quiser! rss
    Amei também essa ideia dos labradores. Dizem e repetem q as pessoas com deficiencia são iguais a nos e podem fazer tudo q nos fazemos, mas a grande diferença disso eh q elas precisam ter mais grana q nós para poder fazer tudo q fazemos normalmente, e por isso a maioria delas nao sai do lugar :( é triste isso.
    ah, e vc tem um emprego maravilhoso! Em todos os meus empregos eu: não coonsegui ficar tempo o sufciente pra tirar ferias, trabalhávamos de segunda a sabado, meus patrões davam um jeitinho de me fazer perder um feriado ou outro e nao haviam recessos! Seja feliz amiga, você ta muito melhor q muuuuuuita gente!!! ^^
    Parabens pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Com muito atraso, meu comentário...
    Realmente, esses são pontos bem positivos quendo se trabalha fora... acho que essa rotina, o fato de vc saber o que esperar, tem muito valor. Quando vc trabalha por conta própria, nossa, tem uma visão totalmente diferente do trabalho. Tem as regalias, claro... se vc precisa dar uma escapadinha pra ir ao banco ou se vc ficou doente, nao tem patrão no seu pé te enchendo... mas em compensação, enquanto tiver trabalho vc está ali para fazê-lo, sem domingo nem dia santo!
    Muito bom seu texto, Nanda, valia a pena realmente por todas essas idéias num texto e publicá-lo. Parabéns!

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.