4

RESENHAS: Desafio Literário 2013 - Mês Abril: O Inverno das Fadas (Carolina Munhoz)

Posted by Unknown on 28 de abril de 2013 06:00 in , , , ,

É uma gincana de leitura anual que se inicia no dia 1º de Janeiro de 2103 e termina no dia 31 de Dezembro de 2013. Para completar o Desafio Literário, basta ler, no mínimo, 12 livros durante o ano, de acordo com o tema do mês, e fazer uma resenha. 

Abril - Uma ou mais das quatro estações no título:

  


 O Inverno das Fadas (Carolina Munhoz)

Carolina Munhóz ficou conhecida quando foi eleita como a melhor escritora pelo Prêmio Jovem Brasileiro com livro “A Fada”. Infelizmente não li o primeiro (mas já está na minha lista de desejados), mas tive o prazer de enveredar pelos caminhos de Sophia, uma Leanan Sidhe, uma fada da sedução mortal…

E se eu dissesse a você, que as pessoas de maiores talentos no mundo inteiro, gênios criativos da música, escritores com seus dons inexplicáveis não tivessem necessariamente nascido com eles? Sim, eles tinham seu talento, mas como possuiriam um brilho próprio que fosse capaz de iluminar gerações inteiras e transcender os tempos?

E se você parasse e observasse que a maioria dos grandes talentos e sucessos, morreram jovens e em geral de motivos trágicos? Isso seria suficiente para você ligar os pontos?

Se você ainda não parou para pensar nisso, pare agora e pense... Quantos foram imortalizados em suas obras e sobreviveram para ver isso?

Carolina, pesquisa de forma intensa e transforma suas pesquisas e considerações em um romance fantástico envolvendo as fadas - mostrando o quanto elas inspiram suas presas até que sua obra prima seja finalizada. E assim, com essas características, ela cria Sophia Coldheart, uma fada Leanan Sidhe que é uma fada amante (sem distinção de gênero - fadas e elfos podem ser "bissexuais") capaz de inspirar um homem/mulher para escrever um bestseller ou criar músicas que se tornem hits das paradas de sucesso. Mas enquanto isso acontece, ela aproveita a energia do escolhido para se alimentar e seu encanto entranha pelas suas presas causando loucura e morte.

Nunca fui lá muito fã de fadas. Mas eu também não costumava gostar de vampiros até conhecer House of Night, então... porque não tentar?

O livro é bem escrito, revisado, tem frases e trechos geniais. Carolina levou o livro muito bem, com poucos problemas no texto (um ou dois itens ficaram mal explicados, principalmente o fato do humano não ter nada 'demais' para que ela se apaixonasse por ele).

Uma coisa que me chamou a atenção, foi a inserção de ícones da cultura (de forma sutil) que se suicidaram - seja por overdose ou por um suicídio pela perda da fada. E as descrições dela mesmo envolvendo um clima de magia, se mantém com o pé no chão e você confere com acontecimentos reais.

O livro é narrado em terceira pessoa intercalando personagens, e com isso, fiquei bastante surpresa ao me deparar com a ousadia de Carolina em citar trechos onde a Leanan afetou artistas como Brandon Lee, Heath Ledger, Amy Winehouse, Raul Seixas, Michael Jackson... E um dos poucos que conseguiu resistir a seu encanto por ter feito um acordo com outra fada: Paulo Coelho.

Nestas lembranças das antigas vítimas, percebemos que Sophia não é uma Leanan comum, disposta apenas a encher sua carga de energia, mas por ter nascido do verdadeiro amor, é uma fada moral, com sentimentos confusos pois não consegue se encaixar totalmente em sua espécie.

O livro tem um ritmo bom, constante até o momento do adoecimento de Willian, quando ela perdeu um pouco a mão e inseriu trechos que poderiam ter sido suprimidos, tornando aquilo muita encheção de linguiça. Mesmo assim, foi durante sua doença, que a cena mais linda e que me arrepiou profundamente ocorreu. Quando Willian a ajuda com as cicatrizes/tatuagens causadas pelas almas que torturou.

Mas num apanhado geral, tirando a encheção, falta de explicação do porquê ter se apaixonado justamente por este humano e questões sobre o encantamento, o livro prende e diverte.


Só para finalizar, a capa é sensacional, ele é cheiroso, a diagramação é muito bem feita, o papel é gostoso de tocar e virar as páginas e ainda tem uma outra coisa que eu tinha esquecido de citar e que me chamou a atenção. Ela utilizou uma música e em cada capítulo ela usou uma frase da música como título. Eu senti quase uma songfic. Adorei a escolha da música e aconselho a quem gosta de literatura fantástica, a ler este livro tão sexy e inovador. Garanto que não será perda de tempo.


Tempo: Aproximadamente 4 dias (2h por dia).
Finalidade: Diversão e uma pitada de conhecimento geral sosbre lendas celtas e cultura pop.
Restrição:  Céticos e pessoas intolerantes à literatura fantástica
Princípios ativos: Fadas, Sobrenatural, Romance



Título:O inverno das Fadas
Autor(a):Carolina Munhoz
Editora: Casa da Palavra
Número de Págs.:304

|
Gostou?

4 comentários:

  1. Resenha muito bem feita, Sammy! Vc resenha com bastantes detalhes e muito pertinentes, parabéns ;)
    Fiquei bastante interessada nessa história!

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler resenhas de livros nacionais, acho que é um grande incentivo a nossa literatura.

    Bem, eu tbm não sou muito fã de livros com fadas e afins, mas não nego leitura a nenhum livro, sempre vou muito positiva para lê-los. Então, certamente eu me arriscaria nesse tbm.

    Adorei todos os detalhes da resenha, pontos fortes, pontos fracos... Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Você falou de doença no final de sua resenha! Este livro não é triste não, é?

    Gosto de finais felizes! Pelo amor de Deus!rs

    Eu sempre tive curiosidade de ler os dois livros desta autora! Acho que ela merece uma oportunidade e saber que voce gostou deste me dá uma ideia que talvez eu esteja perdendo tempo em não comprá-lo!

    beijão


    Glaucia - booklover.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uma vez estava passando pela Saraiva e vi esse marcador , me chamou muita atenção pois é um marcador muito bonito.
    A principio nem liguei muito para saber sobre o livro até que o vi em uma estante no Skoob. Li a sinopse e gostei do tema do livro , adoro ficção fantástica. A resenha me deixou mais interessada ainda , duas coisas que eu adoro se misturam . Leitura e música, adorei !!!!!

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.