8
HUMOR: Os 10 mandamentos do chimarrão
Posted by PatyDeuner
on
10 de maio de 2013
06:00
in
chimarrão,
humor,
mandamentos,
PatyDeuner,
tradição gaúcha
Apesar de simples e informal, a roda de chimarrão tem suas regras. São verdadeiros mandamentos, que devem ser respeitados por todos. Se você é iniciante ou está redescobrindo o costume, observe esses pontos relacionados com boa dose de humor:
1 - NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE
O gaúcho aprende desde piazito o porquê o chimarrão se chama também mate amargo ou, mais intimamente, amargo apenas. Mas se tu és de outros pagos, mesmo sabendo, poderá achar que é amargo demais e cometer o maior sacrilégio que alguém pode imaginar nesse pedaço do Brasil: pedir açúcar. Pode-se por água, ervas exóticas, cana, frutas, cocaína, feldspato, dollar, etc... mas jamais açúcar. O gaúcho pode ter todos os defeitos do mundo, mas não merece ouvir um pedido desses. Portanto, tchê, se o chimarrão te parece amargo demais, não hesites, pede uma coca-cola com canudinho. Tu vais te sentir bem melhor.
2 - NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO
Tu podes achar que é anti-higiênico por a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando de chimarrão. Repito: pede uma coca-cola de canudinho. O canudo é puro como a água de sanga (pode haver coliformes fecais e estafilococos dentro da garrafa, não nele).
3 - NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS
Se todos estão chimarreando sem reclamar da temperatura da água, é porque ela é perfeitamente suportável por pessoas normais. Se tu não és uma pessoa normal, assume tuas frescuras (caso desejes te curar, recomendamos uma visita ao analista de Bagé). Se, porém, te julgas perfeitamente igual aos demais, faze o seguinte: vai para o Paraguai. Tu vai adorar o chimarrão de lá.
4 - NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE
Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Como o cachimbo da paz, cada um dá uma tragada e passa-o adiante, já o chimarrão não. Tu deves tomar toda a água servida até ouvir o ronco da cuia vazia. A propósito, leia logo o mandamento abaixo.
5 - NÃO TE ENVERGONHES DO "RONCO" NO FIM DO MATE
Se, ao acabar o mate, sem querer fizer a bomba "roncar", não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar mal-educado. Esse negócio de chupar sem fazer barulho vale para a coca-cola com canudinho que tu podes até tomar com o dedinho levantado (fazendo pose de assumida).
6 - NÃO MEXAS NA BOMBA
A bomba de chimarrão pode muito bem entupir, seja por culpa dela mesma, da erva ou de quem preparou o mate. Se isso acontecer, tens todo o direito de reclamar. Mas por favor, não mexas na bomba. Fale com quem te passou o mate ou com quem lhe passou a cuia. Mas não mexas na bomba, não mexas na bomba e, sobretudo, não mexas na bomba.
7 - NÃO ALTERE A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO
Roda de chimarrão funciona como cavalo de leiteiro. A cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Para entrar na roda, qualquer hora serve, mas depois de entrar, espera sempre a tua vez e não queiras favorecer ninguém, mesmo que seja a mais prendada prenda do estado.
8 - NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O PRIMEIRO MATE Se tu julgas o dono da casa um grosso por preparar o chimarrão e tomar ele próprio o primeiro mate, saibas que o grosso és tu. O pior mate é o primeiro, e quem toma está te prestando um favor.
9 - NÃO DURMAS COM A CUIA NA MÃO
Tomar mate solito é um excelente meio de meditar sobre as coisas da vida. Tu mateias sem pressa, matutando... E às vezes te surpreendes até imaginando que a cuia não é cuia, mas o quente seio moreno daquela chinoca faceira que apareceu no baile do Gaudêncio... Agora, tomar chimarrão numa roda é muito diferente. Aí o fundamental não é meditar, mas sim integrar-se à roda. Numa roda de chimarrão, tu falas, discutes, ris, xingas, enfim, tu participas de uma comunidade em confraternização. Só que essa tua participação não pode ser levada ao extremo de te fazer esquecer a cuia que está na tua mão. Fala quanto quizeres mas não esqueças de tomar o teu mate que a moçada tá esperando.
10 - NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA
Pode até dar. Mas não vai ser tu, que pela primeira vez pega na cuia, que irás dizer, com ar de entendido, que o chimarrão é cancerígeno. Se aceitaste o mate que te ofereceram, toma e esqueces o câncer. Se não der para esquecer, faz o seguinte: pede uma coca-cola com canudinho que ela etc... etc...
PÉRCIO DE MORAES
8 comentários:
Podes ficar tranquila tchê.
ResponderExcluirNão pedirei açúcar, beberei todo o mate bem rápido pro resto da galera poder beber, mesmo que ele esteja quente como o inferno, nada direi. Queimarei lingua, exôfago, estomago, mas ficarei bem quietinha e o unico momento em que farei barulho, será quando minha bomba me denunciar dizendo que chegou ao fim. E, nem sobre tortura, tocarei na bomba, mesmo que disso dependa minha vida. Rs.
Prometo também nao trocarr de lugaar na roda, nao comentar que o mate eh cancerigeno nem anti higienico. Na verdade, se vc for parar pra pensar, quase tudo que ingerimos eh cancerigeno, entao, fica dificil.
E ja que o primeiro mate eh o mais amargo, nao vou culpar o anfitriao de ser mau educado, ao contrario, vou usar essa informacao ao meu favor... vou ficar por ultimo na roda, pode ate pegar mais baba no processo, mas pelo menos a beberagem esta enos amarga!
Aprendi tudo certinho, Tia Paty? :-)
Fiquei meio tensa com a rodinha de Chimarrão...
ResponderExcluirAcho muito difícil que eu fosse conseguir me lembrar de todas as regras, então vou passar a vez para a Nanda que aprendeu tudinho e ainda expressou com um bom humor invejável, rsss
hahahahhahahaha! Adorei!
ResponderExcluirMas já cometi muito o erro 6, eu mexo sim na bomba se entupir :(
De resto, nunca cometi nenhuma gafe!
A não ser que meus pais esfriavam um pouco o chimarrão pra mim quando eu era criança, mas é razoável, já que boquinha de criança é um pouco mais sensível que de adulto né?
(quem disse que precisa ser gaúcho pra saber tomar um mate?! rsrsrsrs
Ri um bocado Paty! Parabéns!
Ta voltando com tudo! :D
Entendeu tudinho Nanda!
ResponderExcluirAqui em casa pode esquecer todas as regras Sammy, porque estou catando companhia para o chimarrão no laço! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
(só não mexa na bomba!).
Não mexa na bomba viu Olhos? kkkkk
poxa, só pro causa da ÚNICA regra q eu quebro, não vou poder te fazer companhia? :(
ResponderExcluirDuvido que a Paty te dispensaria da rodinha de Chimarrão... É só NÃO mexer na bomba, rssss
ResponderExcluirMe diverti com o post, tchê. Regras básicas pra uma gaúcha de coração para uma próxima roda de chimarrão, ou um passeio com as gurias no chimarródromo lá de Alvorada.
ResponderExcluirDois cheiros.
Nossa, me perdoem a demora...
ResponderExcluirAmei o texto, Paty, li no dia, só acabei não comentando.
Apesar do lado bem humorado, foi bastante instrutivo! Agora tenho uma idéia certinha de como funciona um roda de chimarrão.
Só tenho uma dúvida...
Se eu precisar... posso mexer na bomba??? rss...
Comenta aê!