6
O travesti ou A travesti? E o significado da palavra
Eis aqui uma bela pegadinha que cai em vestibulares e concursos, e que também por vezes deixa jornalistas e pessoas comuns ressabiadas, sem saber como proceder em certas ocasiões.
Afinal, você diria “O travesti, Cristina Furacão, fotografou seu namorado” Ou “A travesti, Cristina Furacão, fotografou seu namorado”?
Huuum, aí o bicho pega!
E se você for um escritor, que escreve para blogs, colunas sociais, e seus afins? Vai ficar se perguntando como deve escrever para que a pessoa citada não fique constrangida ou até com raiva de você, certo?
E provavelmente vai usar o seu instinto para resolver a questão, e assim cometer um dos mais típicos erros de português!
Se você escreveu A travesti, errou.
Travesti é uma palavra de dois gêneros, portanto se for homem usa-se o/um e se for mulher usa-se a/uma.
1- Indivíduo que, geralmente em espetáculos teatrais, se traja com roupas do sexo oposto;
2- Homossexual que se veste e que se conduz como se fosse do sexo oposto.
Nesse caso, embora a pessoa citada vista-se com roupas e acessórios femininos, ela originalmente é um homem, então deve-se usar o gênero masculino O. É isso que manda a gramática, as regras de português dizem que o nome Cristina é falso, portanto trata-se como o original.
Se fosse uma mulher trajada de homem, então usaríamos o gênero feminino.
Simplificando... Veja onde se usa cada gênero:
Quando se usa, então, A travesti:
1 - Quando uma mulher se trajar com roupas de homem em um espetáculo teatral;
2 - Quando uma mulher homossexual, além de se vestir como homem, conduzir-se como tal.
1 - Quando um homem se trajar com roupas de mulher em um espetáculo teatral;
2 - Quando um homem homossexual, além de se vestir como mulher, conduzir-se como tal.
Ficou claro? Se tiverem dúvidas podem postar nos comentários ok? ;)
6 comentários:
Ficou claro como as águas de Aruba!
ResponderExcluirValeu pela dica!!! Saia justa nunca mais!
Muito bom, Olhos.
ResponderExcluirDe verdade, sempre quis saber qual era o certo. :)
Brilhante escolha, Deni, e explicação muito boa tb! Tem lógica, na verdade, rss, mas a gente nunca pára pra pensar sobre isso. Muito boa dica!
ResponderExcluirÓtima dica, Dê! Até o Kbeça apareceu por aqui pra ler, rs.
ResponderExcluirBju.
Tudo bem ate ai mais e se o homem faz plasticas e fica ate mais bonita com o corpo escutural do que di uma mulher super feminina trata como masculino a inda ? Por favor concordo com a palavra o travesti se for homem vestido de mulher com o físico masculino . Agora femenino não concordo tera que ser A travesti.
ResponderExcluirO dicionário é uma ferramenta importante é, mas não se pode ignorar a vivencia e identidade de gênero da travesti. Não se pode usar uma ferramenta que não se identifica ou não reconhece as causas das travestis para dizer se é correto ser escrito com A ou O. (até porque, a descrição mostrada por você dos dicionários, não representa a travesti). Pois, sabe-se que o dicionário é uma ferramenta poderosíssima do poder na linguagem, mas que muitas vezes não descrevem de fato a realidade de uma minoria. Pesquise a palavra mulher, e veja se você se enquadra em todos os estereótipos que são designados a esse verbete, se sim, parabéns você é exatamente o modelo tradicional que a sociedade deseja: bela, recada e do lar. Mas, isso não é a realidade de uma maioria, portando, em primeiro lugar, deve-se pesquisar de fato nos movimentos de representatividade da travesti para poder, de alguma forma, opinar sobre o assunto.
ResponderExcluirComenta aê!