5

Impossível...

Posted by Unknown on 9 de janeiro de 2013 08:00 in , , ,


Estamos no início do ano... Todos empolgados com a virada, textos e mais textos cheios de superação... E aí esquecemos de umas coisas super simples que são os nossos próprios limites.

Trazendo as reminiscências do meu passado, lembrei de uma professora de português que me marcou muito. Lembro que para nos fazer pensar, ela nos desafiou com uma questão... (talvez de alguma maneira, ela estivesse me preparando para os desafios do blog...)

"Escreva uma frase com a palavra SIM querendo dizer não e outra frase com a palavra NÃO querendo dizer sim."

Aparentemente algo bem fácil... SIM e NÃO, duas palavras... sentidos claríssimos. E aí como uma poderia ter o significado da outra, se eram tão opostas? Aliás, opostas não... antônimas... que mania de não nomearmos corretamente as coisas! Enfim... o desafio foi lançado e eu gostaria muito de dizer que fui a única gênia que conseguiu criar as frases. Mas não fui. Aliás (eu já disse que amo aliás? É minha palavra favorita!)... Aliás, ninguém acertou o desafio. Éramos pré-adolescentes acostumados com preto no branco, com 2+2=4...

E aí, a minha velha professora, deu um grande sorriso e nos mostrou que SIM e NÃO daquela forma, isolados, não poderiam ter seus significados mudados. No entanto, quando estão ao lado de outras palavras, era possível.

E nos mostrando como podia ser simples, ela rearrumou as palavras no quadro e mostrou como eles mudam seus significados...

"Pois sim!" dito com rispidez, equivale naturalmente a um não. Já o "Pois não!" dito com gentileza, é naturalmente um sim. Simples assim... Entonação, jogo de palavras... Bastaria que tivéssemos usado essas expressões e teríamos acertado.

Da mesma maneira, devemos olhar a palavra "Impossível". Isoladamente, é tudo aquilo que não é possível. É aquilo que não conseguimos, aquilo que parece absurdo conseguir.

E aí, meu amigo, é a hora de brincar com seu significado. Vamos seguir a lógica da minha velha professora... Vamos colocar o "impossível" em outros contextos. 

O que é impossível para mim, pode não ser para você... ou para ele... para ela... O que é impossível hoje, pode ser possível amanhã. O que foi impossível ontem, ficou no passado, hoje pode ser possível. E o que é possível hoje, amanhã será algo até mesmo banal...

Por isso, gostaria que todo mundo, unisse num único pensamento e em 2013, nós sepultássemos o impossível. O impossível morreu, agora não existe mais e ninguém se lembra dele. Ele agora se transformou. O impossível tornou-se possível na nossa mente, na nossa imaginação, nos nossos sonhos.

Mas o impossível só se tornará possível quando tivermos coragem de romper nossas próprias limitações. Rompamos as barreiras! Acreditemos em nós! Aceitemos nossos medos... Respeitemos nossos limites.

Não se envergonhe dos seus limites. Lembre-se: O que é impossível hoje, é só uma questão de tempo para mudar... 

Só precisa que você dê esse primeiro passo...




|
Gostou?

5 comentários:

  1. Nada é impossível quanto queremos bastante alguma coisa.

    Minha mãe sempre diz que tudo começa no patamar dos sonhos.

    Vamos sonhar, idealizar, e vamos lutar para conseguir transpor barreiras e poder dizer:
    "Impossível? Há! Eu rio na cara do impossível!" - livre adaptação do Rei leão,kkk.

    Beijos a todas nós.

    PS: já disse que amo textos que parecem conversas? Tipo:
    "O céu é azul. Já falei que eu amo azul? Então, continuando, e tem nuvens brancas" parece que estamos conversando com o autor, muito legal! ;-) Arrasou, Sammy!

    ResponderExcluir
  2. Sim.. quis tornar leve, quase um 'bate-papo' mesmo...

    ADORO essa frase do Rei Leão!!!!

    Longe é um lugar que não existe e o Impossível já morreu ;-)

    Temos que acreditar... só isso. Lembro bem da história de um guri que salvou o amiguinho que havia caído num lago congelado apenas batendo com o patins no gelo... Um bombeiro falou para o outro: "Mas como ele conseguiu quebrar o gelo! Ele só tem 7 anos, é impossível!" E o bombeiro respondeu: "Ele conseguiu quebrar o gelo porque ninguém disse para ele que ele não podia fazer"....

    ResponderExcluir
  3. FANTÁSTICO SAMMY!!!
    Adoro textos assim também, com entonação de conversa e que exprimem os nossos verdadeiros sentimentos.
    Não sou muito boa de escrever sobre assuntos do cotidiano, ou reais, ou do relacionamento humano, mas gostaria muito de ter esse dom. Sempre me expresso através de estórias com outros protagonistas...queria conseguir escrever sobre o meu ponto de vista, mas acho tão difícil!

    Você é muito boa nisso Sammy e acho que tem muita "história" guardada ai nessa cachola pra contar pra gente. Esteja à vontade para compartilhar aqui sempre!

    NADA É IMPOSSÍVEL!

    ResponderExcluir
  4. Nossa...essa imagem encaixou perfeitamente no final.
    Fechou o pensamento! ^^

    ResponderExcluir
  5. Lindo... me emocionou e me fez pensar bastante...
    Obrigada, eu precisava ler isto.

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.