7

Regrinhas para pegar um livro emprestado...

Posted by Unknown on 11 de janeiro de 2013 08:00 in , ,
Bom dia... meu nome é Samantha Freitas e eu sou viciada em livros.

Comecei aos três anos de idade... No começo, eram só as figuras que me interessavam... depois, parti para os gibis... livrinhos com poucas frases.

Hoje estou incontrolável. Não consigo passar um dia sequer sem ler pelo menos a legenda de um filme... a bula de um remédio... as palavras do closed caption da tv e o pior de tudo... os livros... Para que eu possa ficar plenamente satisfeita, eu preciso de livros com mais de 250 páginas. Eu os cheiro, compro em promoções, sebos, feiras literárias... Troco mais livros do que consigo ler...

Pois é... se você se identificou com meu texto, você é das minhas... é uma viciada em livros. O que sim, é um vício bom... Mas aí, com o tempo, você estende esse vício de leitura para o vício obsessivo de acumular livros... e ele ainda consegue evoluir mais ainda...

Do momento que você é viciada em livros, para o momento que você começa a comprá-los é um pulo, mas aí tem um terceiro momento... Aquele em que seus amigos vão te visitar e dão de cara com suas estantes com seus livros... A maioria, não tem a menor noção do perigo... E sai pegando, tirando os livros da estante, folheando... aquilo vai te enlouquecendo até que.... Eles finalmente ultrapassam todos os limites e pedem algum livro emprestado.

Dificilmente dizemos "NÃO" de cara... sempre queremos ser simpáticos, generosos, gentis... Mas ao mesmo tempo, você precisa proteger os seus... filhos...

Então, pensando nisso, com ajuda de alguns amigos na net, bolamos uma lista de regrinhas que é devidamente entregue junto ao livro emprestado... Segue abaixo a reprodução das regras! 

Funciona tão bem, que 60% dos meus amigos, depois de ler, nem leva o livro emprestado :-)



Parabéns!

Se você está levando um livro emprestado, é porque eu confio em você e sei que você será cuidadoso (a) o suficiente para estar com ‘meu precioso’.  Amo discutir sobre as estórias, os personagens e comparar as opiniões. Eu até empresto o livro com relativa boa vontade, mas se me devolver sujo, rasgado, amassado ou até descascado, esqueça, nunca mais...
Pois é... Livros para mim são quase como “O UM ANEL” do Gollum, então elaborei algumas regrinhas básicas para você levar meu livro...

     Todo livro que é emprestado, deve voltar;
Pense nisso como a lei da gravidade... Tudo que sobe, tem que descer, então...

     Escolha um livro de cada vez;
Não, você não pode pegar mais de um livro por vez, leia um e quando terminar eu te empresto outro.

     Se pegar um livro, LEIA;
Sério... depois de todo esse estresse para tirar o livro da minha preciosa estante, onde ele faz a maior falta, fica aquele buraco, seus irmãos livros lamentando sua saída... e você deixa o pobrezinho abandonado em casa? No way! Melhor nem levar, se está sem tempo para ler, deixa para pegar emprestado quando você estiver com mais tempo disponível.

     Não deixe o livro em qualquer lugar;
Acredite...  Merdas acontecem. E normalmente acontecem justamente quando estamos com algo que não nos pertence. Não deixe o livro espalhado pela casa. Não leve o livro para o banheiro ou cozinha... Sempre vai ter alguém que vai derrubar algo nele, ou seu bichinho de estimação pode atacá-lo ou mesmo até a empregada guardar em algum lugar e ele nunca mais ser encontrado. NÃO DEIXE ISSO ACONTECER!

     Não coma e leia ao mesmo tempo;
Não estou preocupada com sua saúde e nem se faz mal ou não para a digestão se você está comendo e lendo. Desculpe, mas eu estou mesmo é preocupada com a integridade do meu livro... Não coma nem biscoito, nem pão... Aqueles dedinhos engordurados, com migalhas, brrrr me deu até arrepios só de pensar... Se possível, lave até mesmo as mãos antes de ler o livro, rs

     Marque o livro somente com marcadores, papéis e afins;
Eu sei que existem aquelas orelhas no livro que tecnicamente existem para isso, mas já viram como isso estraga o livro? Amassa tudo e os deixa com uma aparência horrível, desleixada, como um bêbado às 4 da manhã. Eu sempre empresto livros com marcadores, use-os! Resista ao impulso de dobrar a página do livro pra marcar, eu sempre encontro essas dobras (por menores que sejam) e vou ficar muito aborrecida se você fizer isso.

     Não rabisque, escreva, marque o meu livro.
Às vezes há frases e diálogos que gostamos tanto que queremos marcar. Não faça isso. Nunca! Não quero saber se você não tinha nenhum papel em mãos naquele momento, NÃO RABISQUE os meus livros! Nada, nada mesmo, justifica isso.

     Não vire a página com saliva.
Acho que é até desnecessário fazer algum comentário adicional...

     Não escancare o livro para ler, ou o dobre no meio.
Sério, eu nem nunca imagino que uma pessoa que eu confio, faria isso, mas, sempre é bom avisar né? Vai que...

.   Nem todos os livros que eu tenho eu empresto.
Sério, Sim, existem alguns livros que eu simplesmente não empresto, não insista...

Depois de ler as regras, sorria e acene e de preferência, se você for tão neurótico quanto eu sou... não empreste!









|
Gostou?

7 comentários:

  1. Muito criativo Sammy! As regras são básicas e fundamentais na minha opinião. A regra que me surpreendeu e eu nem imaginaria em colocar é "Se pegar um livro, LEIA". Algumas pessoas se empolgam e pedem um livro, mas no fundo elas já sabem que não vão ler...por mais que tentem.
    Meu sobrinho emprestou dois livros pra mim uma vez de mais de 500 págs. cada um. Ao fim de uma semana peguei um deles e devolvi dizendo: "vou levar um bom tempo pra ler o outro então depois eu pego esse" E é simples assim, usar o bom senso. Na hora de pegar emprestado sempre me empolgo e quero levar mais de um. Estou aos poucos aprendendo a dizer NÃO aos meus impulsos. =]

    E Sammy...você realmente mostra essas regras pras pessoas que te pedem livros?

    ResponderExcluir
  2. Eu não me contento só em mostrar não, Paty...

    As regras, vão anexadas ao livro, com um marcador...

    Além disso, dependendo da pessoa, eu a faço assinar uma cópia, rsss

    Sim, eu sou estranha :-D

    Tive uma amiga que leu e em seguida me devolveu e disse:

    "Olha, pensando bem, não quero levar seu livro não... Nossa amizade vale mais..."

    ResponderExcluir
  3. Eu já falei antes, falo de novo agora: essas regras são muito maneiras! kkkk
    me sinto bem assim com meus preciosos, e entendo bem o que vc passa, rs.
    Eu emprestei 3 livros:
    1 foi para uma amiga que está com ele há anos na prateleira (acho até que ela já se esqueceu que é meu) e nada de me devolver.
    E outros 2 com outra amiga que nas últimas vezes que nos encontramos, eu perguntei dos livros e ela disse: não, ainda não, comprei uns livros, estou lendo-os primeiro. Hã? WTF? E além disso só nos vemos quando saímos os 2 casais, eu e o Kbeça, ela e o namorado. Só que: o namorado abriu uma franquia de restaurante no shopping agora... preciso dizer que ele não vai mais ter vida? Ou seja, nossos encontros a 4 morreram.
    Resumindo a ópera: aproveitei uma promoção do Submarino (5 livros por 44,00) e comprei esses 3 livros de volta e mais 7, só pra descontrair, kkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  4. Em geral eu compro de volta os livros também, mas no fim do ano passado, eu me revoltei...

    Fiz um post no face e MARQUEI todas as pessoas que estavam devendo livros.

    A maioria devolveu.. Só não devolveu quem não está no RJ.... Mas mês que vem vou à Mariana e trago os livros na raça!

    ResponderExcluir
  5. Essas regras são maneiras demais, eu nuuuuunca havia pensado nisso! Me passou pela cabeça algo que me lembrou o filme O Auto da Compadecida, e fiquei me imaginando dizer para um candidato a levar livro meu emprestado (com o sotaque interiorano do filme): "Sim, pod levá o livro, mas vai tê que assiná aqui... se num adevorvê, isso me dá direito de le rancá uma tira de couro das costa... inda vai querê o livro?"

    ResponderExcluir
  6. Marcinha, eu simplesmente AMO DE PAIXÁO - O auto da compadecida!!!!
    Amei essa de arrancar uma tira de couro das costas, rssss Sério... tem gente que devolve o livro de um jeito, que por muito pouco não me transformou numa serial killer!

    ResponderExcluir
  7. Adorei!
    Tbe sou viciada e morro de ciumes dos meus livros.
    Bjks, querida

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.