4

O chimarrão nosso de cada dia

Posted by PatyDeuner on 8 de maio de 2013 06:00 in , , , , ,


Apresento-me aqui como gaúcha nata, com todos os trejeitos de um povo bastante singular. Embora viva em terras mineiras a mais de 20 anos e ame de todo coração minha Belo Horizonte, mantenho as tradições do meu povo de forma tão arraigada que não há como fugir do reconhecimento. E bah! Como amo um chimarrão! Todos os dias tiro minha hora para saborear o mate e lembrar as tertúlias do passado.

“Uma chamarra, uma fogueira, uma chinoca, uma chaleira… uma saudade, um mate amargo e a peonada repassando o trago. Noite cheirando a querência nas tertúlias do meu pago". (Tertúlia)
Esse refrão tão conhecido do povo gaúcho define bem a tradição das rodas de chimarrão.

Claro que tomar o chimarrão sozinho não faz parte da tradição, mas ainda não encontrei ninguém por aqui que aprovasse o sabor tão típico da erva. Resolvi então fazer as devidas apresentações dessa bebida. Quem sabe não consigo alguns adeptos?

Existem vários tipos de preparo da erva-mate: a tradicional, a tradicional nativa, a erva-mate pura folha, a moída grossa e ainda há a opção da erva misturada com alguns chás como erva cidreira e erva doce. Mas podemos nos ater apenas na forma tradicional do mate que vem de uma planta do gênero Ilex e que possui mais de 500 espécies (não vem ao caso citar as diversas variações).

Se o gosto amargo e a alta temperatura que o mate é servido não é atrativo pra vocês, vou apontar os diversos benefícios que a erva pode trazer à saúde:

Regula as funções sexuais.

Estimulante da atividade física e mental (tonifica o sistema nervoso).

Facilita a digestão.

Estimula a circulação.

Regula as funções do coração e da respiração.

Diminui o colesterol e triglicerídeos.

Promove a regeneração celular.


Se todos esses benefícios não te estimularam a provar a bebida, vou citar a mais importante de todas as qualidades: o rejuvenescimento da alma!
Em uma roda de chimarrão compartilhamos tanto emoções quanto conhecimentos, seja com amigos, família ou desconhecidos que por ventura se arriscam a participar dessa união reveladora. Um mate não é só uma bebida. Um mate é um elo que une as pessoas por um ideal ou por um simples momento de partilha. E não importa a quantidade de pessoas em uma roda. Bastam duas almas para que uma ligação especial aconteça. É um prazer inigualável!

Vou ensinar então como preparar um bom chimarrão caso alguns gaúchos façam uma visita à sua casa (para um gaúcho é uma gafe terrível receber uma visita e não oferecer um mate!)

Você vai precisar de:

Uma cuia de chimarrão .

Uma bomba de chimarrão.

Um aparador que pode ser uma tampa de plástico lisa (eu uso a própria mão para aparar a erva) .

Uma garrafa térmica com água .

Um copo de água morna.

Erva mate para chimarrão.

Veja como fazer: 



Esquente a água até que a chaleira comece a fazer barulho, pois esse é o ponto onde a água está suficientemente quente, mas ainda não ferveu. A água fervente pode queimar a erva e deixá-la com gosto ruim.

Coloque a erva na cuia cobrindo até o pescoço, ou seja, uns três ou quatro dedos antes da borda. Como existem vários tamanhos de cuia, não há quantidade certa de erva para cada chimarrão.

Agora é necessário tampar a cuia com a tampa plástica ou com a mão (como eu faço) e vire um pouco de lado, agitando no sentido horizontal para que a erva fique em apenas um lado da cuia. Retire o aparador desvirando a cuia cuidadosamente para a erva não sair do lugar e jogue a água morna no espaço que ficou, tomando o cuidado de despejar na parede da cuia oposta ao lado da erva (senão ela desbarranca toda!)

Feito isso, insira a bomba na parte da cuia onde está a água, tampando o bocal dela com o polegar. Depois que ela estiver lá dentro pode retirar o polegar e soltar a bomba.

Seu mate está pronto!


Há tantas coisas para se falar do chimarrão que ficaria entediante descrever em texto. Então eu convido vocês a matear comigo qualquer hora dessas e prosear mais sobre esse assunto.

Gostaria de compartilhar também um texto bastante espirituoso intitulado 
“Os 10 mandamentos do chimarrão” que vou apresentá-lo nessa próxima sexta-feira, já que é um dia especial para o riso e a diversão.

Ficou curioso? Então não deixe de visitar o blog na sexta!


Alguns significados:

*Chinoca: Mulher, prenda.

*Peonada: Trabalhadores rurais montadores de cavalo e bois.
                Peões boiadeiros. 

*Querência: (RS) Lugar onde o gado foi criado ou onde habitualmente pasta.
                       Lugar onde as pessoas nasceram ou vivem.

*Tertúlia: É uma reunião entre parentes e amigos pra ouvir música, 
              compartilhar e colocar a prosa em dia. 
              Numa tertúlia gaúcha não falta o chimarrão.


|
Gostou?

4 comentários:

  1. Mas, bah! Esse texto tá tri! *-*
    Não sabia que vc tomava chimarrão, fia! Eu tenho curiosidade de experimentar!
    Adorei o texto, Paty, muito interessante saber um pouquinho da cultura e do vocabulário desse povo tão tradicional. Me fez lembrar músicas de Sérgio Reis que minha Vovy ouvia: "eu venho vindo de uma querência distante, sou um boiadeiro errante..."
    Espero anciosamente pelo texto de sexta!

    ResponderExcluir
  2. Amei saber mais sobre o Chimarrão! Eu experimentei em 2006 quando fui à Foz do Iguaçu e numa noite especialmente fria, quando voltei de um passeio noturno pela cidade, os recepcionistas que eu sempre conversava, me ofereceram.

    Gostei tanto, que comprei a cuia e trouxe um pacote da erva para fazer, mas falhei miseravelmente no preparo.

    Nunca achei para comprar no RJ e quando me mudei de MG para cá, a cuia quebrou, eu nunca achei a erva para comprar e aí o chimarrão morreu no limbo de tantas preciosidades típicas que experimentei por este Brasil afora...

    Um dia volto a tomar, ah se volto, tchê!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, que legal! Eu ja sabia que vc tomava chimarrao, mas sei la pq, nunca pensei que vc seria gaucha, kkk, aloka!

    Achei muito legal esse negocio de compartilhar emocoes numa roda de chimarrao. Quando eu for a BH, vou aceitar seu convite pra provar essa bebida. Sempre tive curiosidade de provar essa bebida, mas diziam que era muito amarga. Talvez tenham fervido a agua ne? Esses cariocas que se acham gauchos, rsrs.

    Aguardo a sexta!!!

    ResponderExcluir
  4. eu ADORO chimarrão!! *-*
    Não somos gauchos não, mas os "branquelos" do interior do Paraná tem sim o costume dessas rodas de chimarrão no fim da tarde e tals... Meus pais vêm do interior, então quando se encontram com os irmãos, os parentes, sempre rola uma roda de chimarrão. Antes meu pai tomava em casa também, só com a família. eu sempre gostei dele puro mesmo, mas meu pai as vezes colocava casca de laranja, que ficava ótimo também! ;)
    Adorei saber dos benefícios do mate, eu realmente não conhecia os benefícios.
    AMEI seu texto Paty! PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.