11

RESENHAS: Pense fora da Caixinha - "O fantástico mundo de Zofia e outras histórias"

Posted by Unknown on 9 de maio de 2013 12:00 in , , , , , ,
 O fantástico mundo de Zofia e outras histórias
Kelly Link


Alguém já participou de LV's do SKOOB? LV's são Livros Viajantes. Algumas (boas) pessoas disponibilizam seus livros para que nós leitores, que amamos ler e que não podemos comprar todos os livros que queremos... Eu nunca tinha participado de nenhum, então, resolvi experimentar. Minha primeira experiência, não foi nada comum. Recebi em casa "O Fantástico mundo de Zofia e outras histórias"

O lema do Steve Jobs deveria aplicar-se perfeitamente a esse livro de contos.

Kelly Link, conseguiu escrever histórias NADA convencionais. Criatividade exacerbada e facilidade em fugir completamente da realidade - Kelly, parece ter escrito o livro completamente doidona.

Quem leu e gostou de Lewis Carrol e se amarra nos filmes de Tim Burton, vai encontrar referências em suas histórias. Todas as histórias dela, pendem para o terror, mas nada muito exagerado - do tipo que você teria medo de levantar para ir ao banheiro, por exemplo.

Em compensação, as histórias dela criam universos paralelos dentro do nosso próprio mundo, porém as mesmas não parecem fazer muito sentido. (não parecem fazer MUITO? E se eu te dissesse que não fazem sentido nenhum???)

Num apanhado geral, todas as histórias são para lá de originais e os finais surpreendentes. A mais comum (digo... a menos esquisita) é a primeira, que dá nome ao livro.

Zofia, é avó da personagem principal que carrega todo um vilarejo dentro de sua bolsa de pele de cachorro. Essa bolsa, já bizarra por possuir essa propriedade mágica, também é atemporal... Quem entra lá, pode ficar 10 anos facilmente sem sair e quando sai... Parece exatamente da mesma maneira como entrou. Até aí, estava tranqüilo. Se existe um mundo inteiro dentro do guarda-roupa de Nárnia, porque não um vilarejo inteiro numa bolsa?

Já segunda história, Hortlak, é uma história aparentemente banal, de duas pessoas trabalhando numa espécie de mercearia à beira de uma estrada, quando subitamente somos chacoalhados e nos deparamos com zumbis que agem como humanos e não necessariamente são comedores de carne humana e cérebros. Paralelamente, Erik é apaixonado por Charley, que trabalha num abrigo de animais e faz a coisa mais fantástica (e que eu acho que poderiam aderir na vida real...). Quando ela lê a lista de animais que serão sacrificados naquele dia, ela pega o cão e leva para dar uma volta de carro pela cidade, como se ela pudesse dar um último momento de alegria para eles... E então, acontecimentos estranhos envolvendo zumbis e canadenses e Batu e Erik estão trabalhando para descobrir o que os zumbis desejam e assim, conseguirem a maior experiência de vendas a varejo de suas vidas...

No conto Pele de Gato, o próprio narrador pára a história para dar uma explicação para nós leitores... Simplesmente diz: "Se estiver esperando por um final feliz nesta história, talvez seja melhor parar por aqui e ficar imaginando essas crianças, seus pais e o reencontro deles." Muito inovador, não acha?

Na história "O canhão", do nada um casal resolve transar DENTRO de um canhão... E o mais surpreendente é que o mesmo é lançamento dos dois no ar no fim de tudo... Você consegue pensar em coisas mais bizarras do que isso?

Particularmente, conhecia surrealismo apenas quando se tratava de pinturas/arte; mas esse livro, me deixou muito confusa, tensa e em alguns momentos me sentindo meio burra, porque tentava achar QUALQUER sentido, mesmo que parecesse impossível existir algum...

Se você tem vontade de conhecer um mundo surpreendente fora da caixinha, leia esse livro. Se você não tem imaginação suficiente para se aventurar ou não consegue lidar com situações para lá de bizarras e surreais, passe adiante.

E sabe? Kelly Link, ganhou uma viagem ao redor do mundo respondendo a seguinte pergunta: "Por que você quer viajar ao redor do mundo?" "Porque não se pode passar por dentro dele."

Amei a resposta dela. Definitivamente, criatividade é algo que não lhe falta...



Tempo:3 dias
Finalidade:Pensar fora da caixinha
Restrição:Pessoas Convencionais
Princípios ativos:Surrealismo, Contos


Título: O fantástico mundo de Zofia e outras histórias
Autor(a): Kelly Link
Editora: Leya Brasil
Número de Págs.:264 páginas

|
Gostou?

11 comentários:

  1. Fantástico! Esse livro gritou meu nome! rss... anotado!
    Ótima resenha, Sammoka!

    ResponderExcluir
  2. Cara, a bolsa é Avalon!

    Segundo conto meio confuso, hã?

    O terceiro conto eu ia, com certeza, aceitar o conselho e pular pro próximo. Odeio finais que não sejam felizes!

    2 pessoas transando num canhão? o que eles são? faquirs?

    Bem, vou seguir seu conselho, Sammy Maria: "não consegue lidar com situações para lá de bizarras e surreais, passe adiante."

    Vou voltar pro meu Orgulho e Preconceito ;-)

    ResponderExcluir
  3. Marcinha, te juro que quando li o livro, você foi a primeira pessoa que eu pensei!

    Nanda, eu li e fiquei boladona na pracinha, achando o livro mais louco do mundo, mas no fim, até posso dizer que uma ou outra coisa genial me chamou a atenção, masssss não é exatamente, o MEU tipo de livro ;-)

    ResponderExcluir
  4. CARACA, fikei tentadíssima a ler!!!! :s

    ResponderExcluir
  5. primeiro: a capa é incrível, achei lindaa, só por ele compraria o livro. Mas a sua resenha ta ótima, e sabe, eu tenho vontade de conhecer um mundo fora da caixinha.. rsrs e tenho imaginação pra isso.
    amo livros assim...

    adoreii a frase ("Por que você quer viajar ao redor do mundo?" "Porque não se pode passar por dentro dele.")

    beijos.. sigo-te

    ResponderExcluir
  6. ótima resenha Sammy! Eu também fiquei muito tentada a ler.

    Realmente essas frases são perfeitas.

    "Por que você quer viajar ao redor do mundo?" "Porque não se pode passar por dentro dele."

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser ótimo *---* Vou ver de participar de LV's no skoob também ;) Espero conseguir um livro bem legal igual esse, pois adoro contos :D

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas ele parece ser doido, interessante e fantástico! Bem o meu tipo de leitura, já adicionarei a minha lista de desejados...
    Adorei a resenha, espero ter a oportunidade de lê-lo logo. Não vi o Lv dele no grupo :x
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adrielly,

    O LV é esse: LV 1287 - O Estranho Mundo de Zofia

    http://www.skoob.com.br/topico/mostrar/30037

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. OH! Já quero ler. Falou em coisas fora do comum, de cara já me interessa.

    Também acho muito interessante quando o narrador conversa com o leitor, apesar de não ler muitos livros assim, só não concordo quando vc diz ser inovador, até pq Memórias Póstumas de Brás Cubas é um dos melhores para esse tipo de narrativa.

    Ótima resenha, me deixou realmente interessada no livro.

    Beijo

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.