3

Educação ou Formação?

Posted by Marcinha on 23 de junho de 2013 06:00 in , , , , , ,
Não costumo falar de política, de sociedade, de movimento cultural, de economia ou de qualquer outro tema que movimente a coletividade rumo a evolução. Me afastei dessa temática desde que tomei conhecimento de como funciona a máquina do Estado, lá nos meus 18 anos, quando eu usava uma estrelinha vermelha do PT no peito. Desde muito tempo, eu me alienei, voluntariamente.

Mas... não podemos negar que esse levante inesperado do povo cordeiro brasileiro tem dado o que pensar até mesmo aos mais céticos. Por todos os lados as pessoas têm comentado as manifestações públicas, e até mesmo aqui no Retalhos esse tema já foi abordado pela nossa colaboradora Sammantha Freitas no texto "Toda revolução começa com uma fagulha..."  Pois este texto foi a semente do que posto aqui hoje.

Mas não vim falar de política. Vim falar de educação. Sou professora formada. Lecionei por quatro anos apenas. Ver a educação de perto foi que bastou para que eu decidisse abandona-la para sempre. Mudei de profissão.

Voltando ao texto, Sammantha cita que, entre outras coisas, o Brasil precisa de Educação. Mais educação, mais escolas, mais crianças e jovens nas salas de aula. Será? Ou será que o que o brasileiro precisa é de Formação?

Vamos dar uma olhadinha no dicionário:

e.du.ca.ção

Substantivo feminino.

1.
Ato ou efeito de educar(-se).
2.
Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano.
3.
Civilidade, polidez. [Pl.: –ções.]

§
e.du.ca.ci:o.nal adj2g.

for.ma.ção

Substantivo feminino.

1.
Ato, efeito ou modo de formar.
2.
Constituição, caráter.
3.
Modo por que se constituiu uma mentalidade, um caráter.
4.
O conjunto dos elementos que constituem um corpo de tropas.
5.
Conjunto de aviões em voo, de navios de guerra em operação, etc.
6.
Anat. Nome genérico de estrutura ou parte dela, e que tem aspecto definido. [Pl.: –ções.]


Sublinhei os significados mais pertinentes a minha idéia, destacando-os. Eu vejo da seguinte forma: educação é importante, e você aprende na escola, sim. A escola te instrui, te ensina civilidade. Mas na minha opinião, não tem a obrigação de te ensinar princípios. A formação de caráter, de valores, pode ser complementada pela escola, mas... é uma atribuição da família.

Sammantha escreveu: "Mas você, caro leitor, comete diariamente pequenos atos ilícitos - Se não comete, já cometeu ou ainda vai cometer. Não há ninguém que se salve."
"Quer um exemplo? Vamos lá... Você já recebeu algum troco errado? Devolveu? (...) Já pagou um "café" para um guarda? Já andou com carteira de motorista vencida? Já colou numa prova? Já levou alguma caneta, clips, papel do trabalho para casa? Já fingiu que estava dormindo para não ceder lugar no ônibus? (...) Já levou alguma revista do consultório médico para casa para ler? Não importa qual ato você cometeu. Não existe menor ou maior."

Analisou os atos? Não estamos falando só de crimes. Estamos falando de ética, consciência, honra.
Eu não vejo isso no brasileiro. Vejo hipocrisia.

Vou dar um exemplo. Em 1994 a banda brasileira de heavy metal Sepultura, reconhecida bem mais no exterior que em nosso próprio país, subiu ao palco do Hollywood Rock, no Brasil, festival que reuniu outras grandes bandas internacionais. Max Cavalera, vocalista do Sepultura, sempre teve orgulho de se propagandear brasileiro e subiu ao palco com uma bandeira do Brasil, na qual se enrolou como num manto durante um momento do show. Por causa de um breve incidente, onde o músico tropeçou na referida bandeira, ele foi escoltado até a delegacia ao final da apresentação da banda e preso, sob a acusação de ter pisado em um dos nossos Símbolos Nacionais.


O que dizer... o "cabeludo" já está errado. Esse negócio de heavy metal, o cara todo tatuado, não é boa coisa... com que direito ele quer se enrolar no nosso símobolo augusto da paz? Não! Põe esse cara na cadeia! Nem é ano de copa!

Agora... vai que fosse ano de Copa do Mundo, não é verdade? Aí pode.... pode tudo....



Devo comentar mais alguma coisa sobre isso? Devo falar de respeito... e limites? Não, né? É... vocês entenderam.

Vou dar outro exemplo. Tive um professor de Geografia no curso pré-vestibular que era um cara altamente politizado. Ele trabalhava também em uma escola que tinha uma cantina particular em seu interior, e aumentou repentina e absurdamente o preço da merenda. Dinaldo, esse professor, organizou os alunos em uma passeata no pátio da escola com cartazes e tudo o mais e os insulflou a boicotar a cantina. A pesseata e o boicote foram um sucesso. E culminaram na demissão dele.

O sistema não permite esse tipo de anarquista contaminando as ovelhas os jovens com esse tipo de idéias. É por essa ameaça velada que a maioria dos profissionais de educação se omite, ensinando tão somente o que está nos currículos escolares. Valores, cortesia, honestidade, lealdade, justiça... tudo isso fica em segundo plano, até mesmo em último. Não conte com a escola para ensinar nada disso.

Voltemos à temática atual, que me trouxe a este post. O povo está se mobilizando, o "gigante deitado" finalmente está desperto. Os manifestantes estão nas ruas, gritando palavras de ordem, reivindicando seus direitos, dizendo um sonoro "basta" à corrupção neste país. Lá estão os trabalhadores, os estudantes, os militantes políticos, os cidadãos politizados erguendo sua voz e protestando! Mas.... no meio destes existem tantos aproveitadores... vândalos, baderneiros... infiltados, depredando e saqueando.



Em última análise, eu acredito que os valores que regem a nossa conduta, guiam as nossas escolhas, nos ditam o certo e o errado são os únicos parâmetros capazes de criar uma sociedade mais justa. E esses valores vêm de berço, vêm da família, vêm do exemplo, e você os carrega para sempre em seu coração.
Quando um office-boy for incapaz de levar um clipe de papel do escritório para casa e um político for incapaz de desviar verba púlblica prejudicando a população, saberemos que as TVs estão desligadas à noite, e pais e filhos, finalmente, estão conversando.

Para terminar, eu peço apenas mais um momentinho do seu tempo. Eu ficaria feliz se você lesse o texto abaixo em voz alta. É retirado de um filme, Coração de Dragão, e não é nada demais. Mas declare esse juramento para si mesmo e reflita sobre como se sente. Creio que é de uma dose de algo assim que todo brasileiro precisa.

Juramento ao Velho Código
“Um Cavaleiro Jura Bravura,
Seu Coração Só Tem Virtudes,
Sua Espada Defende O Oprimido,
Seu Poder Apóia Os Fracos,
Sua Palavra Só Fala A Verdade,
Sua Fúria Destrói A Maldade.”

|
Gostou?

3 comentários:

  1. Adorei seu texto e concordo plenamente com seu ponto de vista Marcinha. O brasileiro precisa realmente de "FORMAÇÃO", sem deixar de ter a devida educação é claro. Minhas filhas estão sempre me trazendo exemplos de colegas da escola, que vão à aula, estudam, mas não são capazes nem de respeitar o professor que está ensinando...quiçá os próprios coletas. O que falta pra esses adolescentes então? "FORMAÇÃO"!

    PARABÉNS! Adorei a perspectiva do texto e a forma como vc a conduziu. Achei os exemplos ótimos também.

    Adorei a frase:
    "Em última análise, eu acredito que os valores que regem a nossa conduta, guiam as nossas escolhas, nos ditam o certo e o errado são os únicos parâmetros capazes de criar uma sociedade mais justa. E esses valores vêm de berço, vêm da família, vêm do exemplo, e você os carrega para sempre em seu coração."

    ResponderExcluir
  2. Mana, concordo com tudo o que vc falou. Investir em educação gera mais medicos que podem trabalhar na saude publica.
    Massss nao gera mais pessoas eticas, isso se aprende em casa. Mas ai eu te pergunto: se eu tenho que aprender com meus pais como ser um ser humano melhor e eles nunca estao em casa, pq ambos trabalham para sustentar um padrao de vida onde um litro de leite custa mais de 3 reais... Como fica? A verdade é que ta tudo errado. E ta tão, tão errado que eu olho e me da desanimo, pq nem sei por onde começar.

    ResponderExcluir
  3. Nanda anda muito pessimista... Vambora Nanda, repete comigo: Meu copo está MEIO CHEIO!!!

    Mas Marcinha, eu concordo com você - tanto que botei parte das minhas idéias no post (adoraria sentar para bater um papo com você pessoalmente sobre o assunto! Ele me fascina!!!) Sim. A educação é a base de tudo, mas a maior parte disso, tem realmente que vir de casa. A constituição de caráter, vem dos ensinamentos familiares e de tudo aquilo que a criança VÊ os pais fazendo.

    Então Nanda.. Minha mãe trabalhava muito, ficou viúva quando eu tinha 7 anos. Passei a infância praticamente sozinha com a minha irmã, 4 anos mais nova. Somos diferentes, mas somos pessoas honradas e temos caráter.
    O que nos deu esta forma de pensar e agir? A escola deu base sim, mas ficávamos sozinhas muito tempo...

    Aí eu te falo... O que fez a diferença na nossa vida, não foi o pouco tempo que nossa mãe nos dedicava, mas a qualidade dele. Uma coisa que eu me lembro, era quando minha mãe tomava banho, ela aproveitava aquele tempo, nos chamava no banheiro e enquanto ela estava na banheira, ela perguntava por nosso dia, fazia jogos e brincadeiras e dava palavras para procurarmos no dicionário.

    Engraçado que quando você falou do seu professor e falou em ovelhas (eu também tive uma professora assim! mas ela era concursada e não podia ser demitida tão facilmente...), a primeira coisa que me veio à mente foi aquele clip do Pink Floyd (Another brick in the wall).

    Sou da época de brincar na rua e que não tinha um milhão de canais de tv... Mas do fim dos anos 80/90 A televisão que deveria informar, manipula as informações, mostra só o que interessa e torce as verdades. O que precisamos mesmo, é formação de caráter dentro de casa (dedique meia hora a seu filho!), educação de qualidade nas escolas e acima de tudo, que as pessoas sejam a mudança que elas querem ver no mundo. Quer um mundo melhor? Faça sua parte...

    Só para finalizar, vou colocar uma frase do Malcom X: "Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo."

    (ok que agora fugi um pouco do raciocínio principal, mas você entendeu né? O poder da manipulação e a inversão de valores são o que realmente tornou nosso país na vergonha que é hoje. Contruído devagar, tijolo por tijolo. E agora, para quebrar isso tudo, só com muita força de vontade e cuidando dos pequenos para que eles façam a diferença.)



    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.