2

Eu odeio Pre... to - Parte I

Posted by Kbeça on 28 de junho de 2012 08:45 in , , ,
Se você entendeu que eu odeio "Preto", tenho a vergonha de lhe dar as "más vindas" ao Pre.. CONCEI... to!

Mas, o que é o preconceito, como surgiu, causas, possíveis tratamentos? Não perca hoje no... Não! Pára! Pára tudo! Não é nada disso.

A ideia, o conceito, de preconceito é amplamente difundida e "blábláblátizada" por todos os meios de comunicação.

Todo mundo sabe que ele nasce a partir do ódio, da intolerância, mas, acima de tudo, da ignorância das pessoas. Começa com um simples comentário, proferido por uma pessoa a qual respeitamos e/ou admiramos, com uma piada "inocente" e, quando menos percebemos, formou todo o nosso caráter.

Já fui vítima de preconceito, já fui e sou preconceituoso. É, isso mesmo. Sou preconceituoso. Mas, o que me faz diferente dos demais? A minha curiosidade, a minha vontade de aprender e entender. Isso, meus amigos, faz toda a diferença. E como surgiu isso? O preconceito e o combate ao mesmo partiu da minha família.

Sabe aquelas piadinhas? Aquelas... "Tinha que ser preto", "Isso é coisa de viadinho", "Gordo só faz gordice", "Judeu não abre a mão nem para dar tchau", "Favelado é foda", "Mulher no volante, perigo constante", e por aí vai. Se você nunca ouviu/falou nada disso, não se engane achando que não tem preconceito nenhum, a não ser que você seja o novo Cristo, você só não tem estes, mas tem outros diferentes.

Todo preconceito começa de forma inocente, despretensiosa e é ignorado. Todo, sempre. E você se achando o bom, o máximo por não pertencer àquela determinada classe. Porque você, ou sua família, ou amigos, não são daquele jeito. OK. Mas, uma coisa eu aprendi: o mundo dá voltas. Se você hoje está por cima, amanhã pode estar por baixo. E quando menos espera, alguém muito próximo de você revela ser exatamente como todos os outros que você hostilizou por ser diferente das suas ideias preconceituosas.

Este não é um texto sobre um ex-qualquer coisa .Mesmo já tendo sofrido "bulling" quando isso nem existia, e preconceito (por ser gordo, pobre, careca, nerd) não me redimi por este motivo. Aliás, redenção não cabe aqui. O que cabe é o aprendizado. Eu aprendi. Aprendi as diferenças e a entendê-las, aceitá-las. Ainda existe muito chão a ser percorrido, muita coisa a aprender, aceitar, entender, mas eu decidi mudar. E, sinceramente, espero que quem ler este texto inocente e despretensioso também decida mudar.

Este texto é sobre aprender, sobre olhar por outra perspectiva. Sobre se colocar do outro lado do punho.

Se você não tem preconceito, ou se quer perder o que tem, seja bem vindo a ler.

Continua em uma semana.

|
Gostou?

2 comentários:

  1. Ótimo texto de abertura, engraçado na medida certa, sério quando tem que ser.
    Acho difícil um texto mudar os preconceitos arraigados de todos nós, mas vamos lá. Estou sempre aberta a novas oportunidades e muito ansiosa pela continuação.
    PS: o que é esse tom jornalistico? Arrasou! Rsrs.

    ResponderExcluir
  2. KBEÇA VC ESTÁ MUITO INSPIRADO!!!

    Que que isso amigo! Acho que vc deveria procurar um emprego de colunista num jornal ou revista. Acha que estou brincando? Tô falando é muito sério!

    Ótimo texto, ótimo tema. Realmente estou esperando ansiosa a continuação.

    p.s. fico até procurando alguma coisa errada pra criticar mas não consigo! rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.