2

Retrospectiva literária 2012 by Nanda Cris

Posted by Nanda Cris on 17 de dezembro de 2012 07:00 in ,
Seguindo a já tradicional idéia de postarmos em tópicos um resumo de como foram nossas leituras no ano corrente, cá estou para falar de minhas leituras de 2012!

 O livro infanto-juvenil que mais gostei





Não há como não torcer para que Emily e Joel consigam salvar Pégasus e todo o Olimpo. O livro é uma leitura fácil e relaxante, se fosse na TV, daria uma bela "sessão da tarde" regada a muita pipoca.


 A aventura que me tirou o fôlego



Finalizei 2011 com este livro e iniciei 2012 com ele, não poderia ter começado o ano de um modo melhor. Toda a saga é fantástica. Jace é um menino nobre, lindo, apaixonado e corajoso. Muitos suspiros para ele. Por ser o terceiro livro, e eu já ter lido os outros 2 anteriores, posso dizer que a trama é inovadora, bem tecida e finalizada com maestria. Depois surgiu um quarto livro, mas ainda não tive a honra de lê-lo.


 O suspense mais eletrizante



Sabe quando a gente está apaixonado que não dá pra dormir, comer ou trabalhar sem pensar na pessoa? Nosso primeiro pensamento ao acordar é para ela e nosso último pensamento antes de dormir também? Pois é assim com esse livro. Não há como não se envolver com a estória de Liev e sua luta contra toda a máquina governamental Russa.


 O romance que me fez suspirar



Só de pensar neste livro me dá um calor, rsrs! Brincadeiras a parte, Lucan é o vampiro que toda mãe queria como genro. Um gentleman, lindo de morrer, perigoso e misterioso e como beija bem! Rsrs. Foi através desse livro que conheci a saga Midnight Breed, repleta de maravilhosos vampiros, mocinhas indefesas e um vilão mau que nem um pica pau. Já consegui ler este e "O beijo escarlate", também divino. Agora, estou à cata de "O despertar da meia-noite" e "A ascensão da meia-noite" para completar essa maravilhosa saga na minha prateleira e na minha mente.


 A saga que me conquistou




Não vou falar de Midnight Breed porque acabei de declarar meu amor acima por ela. Então, pra diversificar, vou falar de outra, também sobre vampiros: Série Evernight. Comecei a ler essa saga despretensiosamente, mas os personagens foram me ganhando. Muitos toques de ironia e muitos suspiros pelo Balthazar, que, infelizmente não é o protagonista da trama, mas merecia ser. Ainda não li "Afterlife", o último da saga, porque, não o consegui pegar em troca, mas estou sempre de olho. ;-)


O livro que me fez rir



Quando eu falo para as pessoas que este livro é sobre uma toxicômana e sua reabilitação, ninguém acredita que eu possa ter rido tanto com ele, mas é a pura verdade, eu juro! Depois de "Melancia", admito que fiquei com os 2 pés atrás com a Marian Keyes. Mas então resolvi dar uma segunda chance e ri litros com "Tem alguém aí?" (lido ano passado). Depois disso, fiquei só com um pé atrás com ela. Aí li "Férias" e cheguei à conclusão de que "Melancia" foi apenas um sonho ruim e a Marian voltou pra minha lista de autores que me interessam, e muito, ler. Garantia de boas risadas neste livro, juro!


O melhor livro de fantasia



Fico imaginando a maravilha que deve ser poder se transformar num dragão com belas escamas e voar! Jacinda pode, mas sua mãe não quer este destino para ela. Assim sendo, ela é sequestrada e levada para uma cidade seca onde seu dragão começa a morrer. A luta de Jacinda para manter seu dragão vivo e o amor por Will, que além de lindo também é seu caçador tornam esse livro um deleite para a mente. Não consegui sossegar até saber o fim e estou muito interessada no livro 2, Vanish, mas acho que ainda não foi publicado no Brasil, infelizmente.


O livro que me surpreendeu




Eu nunca li a Bíblia, conheço as histórias mais conhecidas, cito trechos como ouvi alguém citar, mas meu conhecimento sobre o assunto acaba por aí. Nunca tinha passado nem perto do Livro do Apocalipse. Este livro, no Brasil, é tratado como um livro Evangélico. Eu sou Kardecista, mas sem preconceito nenhum resolvi lê-lo. E não é que o livro é magnífico? Tudo que ocorre é tão realista que dá para parar e pensar: "E se isso é um prenúncio do que iremos viver quando a Besta retornar?" Já estou montando minha coleção inteira de "Deixados para trás" baseada em trocas. Ano que vem devo pegar firme nesta saga que me conquistou.


O personagem do ano




Ok, ele não é um personagem. Kim Carpenter é um cara real, de carne e osso, assim como eu e você. Sua mulher, por quem ele é perdidamente apaixonado, sofre um acidente de carro e tem o cérebro afetado por isso. Krickitt não se lembra do último ano vivido e, consequentemente, de todo seu relacionamento com Kim. A luta deste homem para que tudo volte ao normal é enternecedora.


O casal perfeito


Infelizmente terei que me repetir aqui. Mas eu acho que para o casal ser perfeito, tanto o homem quanto a mulher tem que merecer o Oscar. Assim sendo, vou pedir para subir no pódio da vitória um livro já premiado por mim:

Rachel começa a estória como uma menina sem noção, que se droga loucamente, vai até parar no hospital por causa disso, mas que tem a plena certeza de que "pára quando quiser". Suas descobertas ao longo do livro vão transformando-a numa mulher madura, que encara sua dependência sem vergonha e que passa a viver, em sua plenitude, seu grande amor por Luke. Um dia de cada vez.
Luke é um daqueles homens de verdade. Cabelo no peito, não liga para celulites e chama a mulher de "gata" simplesmente porque gosta de fazê-lo. Ele é lindo, amoroso, companheiro, atencioso, tem seu próprio estilo, um ótimo senso de humor e, o principal: é loucamente apaixonado por Rachel.
O final feliz deles é mais do que merecido e esperado. Eles nasceram um pro outro, apesar dos percalços da vida.


O melhor livro que li em 2012

Ok, vou me segurar e não vou falar "Férias" de novo! Deixe, me pensar...


Comecei a ler este livro sem grandes pretensões, mas ele é muito bom. Vamos vivendo com Natascha no cativeiro, vendo-a crescer, torcendo para que ela fuja, nos angustiando com o aumento das crueldades imputadas àquela menina subnutrida e submissa. Todo o tempo pensando: poderia ser eu, poderia ser qualquer um. Isto pode acontecer a qualquer momento, com qualquer um de nós. Esse livro nos mostra que temos a força dentro de nós para superar qualquer adversidade, por mais sufocante que ela seja.

Li em 2012 60 livros.
A minha meta literária para 2013 são 117 livros (por enquanto!). Como são muitos, posto só o link: http://www.skoob.com.br/estante/livros/12/50731/page:1


Escritores, gonna ler! 

|
Gostou?

2 comentários:

  1. Não preciso nem dizer o quanto temos em comum em relação a livros né Nanda? rsrsrs

    Além de Cidade de vidro e a série da Lara Adrian, vi que vc gostou de Série Evernight, que já li todos os livros!

    Pelo jeito o livro "FÉRIAS" ganhou sua veneração e por isso vou incluí-lo na minha estante, assim como tbm o livro da Natascha.

    Sempre fico muito impressionada com seu ecletismo.
    Adorei sua retrospectiva!

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.