2

Retrospectiva literária 2012 by Paty Deuner

Posted by PatyDeuner on 18 de dezembro de 2012 09:00 in ,
Cá estou eu também para falar das minhas aventuras literárias em 2012. Devo confessar que esse ano não li o tanto que gostaria de ter lido devido ao tempo e ao cansaço, mas os livros que fizeram parte desse meu ano foram especiais. Então vamos lá.


O livro infanto-juvenil que mais gostei


Vou destacar uma série de 3 livros que na minha opinião poderiam estar reunidos em um só. É a série “Beijada por um Anjo” da escritora Elizabeth Chandler. A estória é uma delícia! É de leitura fácil e dinâmica, com um toque de suspense muito criativo e instigante. A boa notícia é que antes de fazer essa retrospectiva eu achei que fosse uma trilogia, mas descobri que a série tem mais dois livros!


      A aventura que me tirou o fôlego



Vou ter que concordar com a Nanda nesse quesito. “Cidade de Vidro”, terceiro livro da série Instrumentos Mortais da Cassandra Claire é sem dúvida uma aventura fantástica de arrepiar a espinha. O final é bastante revelador, encerrando a série com um gostinho forte de quero mais. Mas a autora veio logo ao nosso socorro nos surpreendendo com mais um livro que continua a saga. É “Cidade dos Anjos Caídos”, que vou ler esse ano e que com a certeza na retrospectiva 2013 ele estará presente em minhas preferências.




                       O suspense mais eletrizante


Silêncio de Becca Fitzpatrick é o terceiro livro da saga Hush Hush. É um livro de fantasia com uma carga de suspense e adrenalina de arrepiar a nuca. O casal Patch e Nora estão entre os meus favoritos, pois o relacionamento deles é forte, sedutor e inesquecível. Eu recomendo essa série de coração.



                       Romance que me fez suspirar

Realmente é muito difícil selecionar um único romance nesse tópico, mas vou destacar
“Um Amor para recordar de Nicholas Sparks”
Sei que é uma história antiga e que é muito bem representado por um maravilhoso filme, que provavelmente todos já viram, mas só agora peguei esse livro para ler e fiquei encantada com esse amor tão puro e sincero entre Landon Carter e Jamie Sullivan . Chorei igual criança...acho até que vou ler de novo. Mesmo que você já saiba como é a estória e como ela acaba por ter visto o filme, não deixe de ler, porque com certeza você vai se emocionar.





                       A saga que me conquistou


Sem dúvida alguma é “As Crônicas de Gelo e Fogo” de George R. R. Martin. Até agora li o primeiro livro “A Guerra dos Tronos” e o segundo “A Fúria dos Reis” que ainda estou na metade. É uma estória densa e forte, exigindo do seu leitor muita atenção e perspicácia para analisar os acontecimentos, mas sem dúvida é uma obra de arte da literatura fantástica. Cinco livros já foram lançados e segundo informações o autor finalizará com 7 . 



                         Melhor livro de fantasia

Considero a série inteira “Midnigth Breed” de Lara Adriam como os melhores livros de fantasia do ano. Já li os quatro primeiros livros e fiquei realmente surpreendida com a estória desse mundo de vampiros exóticos. É impossível não se apaixonar por esses guerreiros fortes e poderosos que ao mesmo tempo que lutam em uma guerra sangrenta conseguem ser sensíveis, generosos e muito românticos (a seu próprio jeito é claro rsrsrs). As estórias são instigantes, sedutoras e muito, mas muito quentes! 


                               O livro que me fez rir       



Bom, estou lendo uma série vampiresca da Lynsay Sands chamada “Argeneau Family” que é simplesmente fantástica! É uma mistura muito criativa de fantasia, erotismo e muito humor! Quero então destacar aqui o terceiro livro da série que conta a estória de Lucern, um vampiro escritor da família Argeneou e Kate a sua Editora. É o relacionamento amoroso mais hilário que já vi na vida! Se você gosta dessa mistura não deixe de ler a série toda.




                      O livro que me surpreendeu      


“Questões do Coração” da Emily Giffin
Como não gosto muito de ler sobre dramas familiares (acho que fico meio deprimida), nunca tinha pensado em ler esse livro, mas como ganhei de presente resolvi  começar a ler (sem muito entusiasmo diga-se de passagem), e foi uma surpresa deliciosa não conseguir parar. É uma estória que emociona e nos faz realmente avaliar nossos relacionamentos e o que realmente importa neles. Gostei muito mesmo.



          O personagem do ano     


O personagem que mais me encantou foi Tyrion Lanister de As Crônicas de Gelo e Fogo. Graças a série de TV que foi criado a partir da saga literária, posso mostrar aqui a imagem do meu personagem favorito, que na minha opinião se encaixa perfeitamente a imagem que eu tinha feito dele. Mesmo tendo que se adaptar ao mundo por suas debilidades físicas (além de anão, manco de uma perna), ele é um homem forte, destemido, inteligente e muito sagaz. Simplesmente amo o jeito que ele trata as pessoas e enxerga o mundo. Quem ler essa saga vai entender o que estou falando.


                                     O casal do ano    


Normalmente me apaixono por todo casal cuja estória me envolvo com afinco, mas esse ano o Oscar vai para......................................................................Lucern e Kate!!! 
Da deliciosa série da “Argeneau Family” 
Inclusive eles ganharam de mim duas estatuetas esse ano não é? Rsrsrs





            O melhor livro que li em 2012    


“Um Amor para Recordar” de Nicholas Sparks, simplesmente por motivos emocionais. A ESTÓRIA É LINDA! 





                O pior livro que li em 2012    

"5o Tons de Cinza" de E.L. James.
Devido a grande popularidade e as controvérsias que giraram em torno desse livro, resolvi que deveria arriscar a leitura dessa luxuriosa estória. Foi uma decepção me confrontar com uma menina estúpida e um homem pra lá de arrogante. Achei a estória muuuito chata! Dizem que a partir do segundo livro da saga, a estória melhora radicalmente, mas como não consegui terminar nem o primeiro, duvido que eu consiga ler os próximos. ¬¬



Como já disse antes, li em 2012 muito menos do que eu gostaria, e como não atualizei os dados dos livros no skoob não sei precisar ao certo, mas deve ter sido por volta dos 45 mais ou menos.
Esse ano tenho uma meta maior e pretendo cumprir com certeza, mas não vou poder dizer a vocês quais serão antes de atualizar a minha estante.


Beijão a todos e até a próxima retrospectiva!





|
Gostou?

2 comentários:

  1. beijada por um anjo realmente deveria ser um livro só, a forma como acaba entre um e outro é absurda. Mas eu, infelizmente, não gostei muito da estória não... :(

    Cidade de Vidro: sem palavras, bom demais!

    Silêncio: já peguei em troca, mas ainda não li. Gostei muito dos 2 anteriores e sua retrospectiva me fez ficar com vontade de ler logooooo!

    Um amor para recordar: Nicholas Sparks, pra mim, não rola. Cara, eu li "Querido John", quando chegou no final pensei: é isso??? Já me falaram que em todos os livros dele a gente chora, chora... eu comprei "a ultima musica" e ainda to criando coragem pra ler.

    Crônicas de gelo e fogo: li o 1 e vi as 2 primeiras temporadas na HBO, a minissérie é absurda! Mas eu só consigo ler esses livros nas férias, porque senão a mochila que trago pro trabalho fica muito pesada. Nessas férias devo ler o 2.

    Midnight Breed é absurdamente bom! Tô pegando o 3 em troca e ganhei o 4 de presente de natal!

    Opa! Me interessei por Argeneau Family, mas tem em portugues???

    Questões do Coração já estive umas 3 vezes para comprar, aí lia a sinopse e pensava: não dá pra mim. Mas já que vc falou que é maneiro... vai pra lista do "desejados"

    Tyrion Lanister realmente é O CARA!!! Ele é mais astuto que todos os outros personagens juntos, e acho que ele deveria ganhar a coroa!

    Cinquenta tons de cinza: ainda não me empolguei para ler, agora... menos ainda!

    ótima retrospectiva, Paty!

    ResponderExcluir
  2. Então Nanda...tenho certeza que vc ia adorar ler "Argeneou Family"! Mas pelo que sei somente o primeiro foi lançado aqui. Os outros estou lendo traduzido em PDF...não consigo esperar!

    O Spark criou uma linha literária muito particular. Ou vc gosta dela ou não. Eu acho um pouco cansativo mesmo, mas a estória que eu li me tocou tanto que tive que evidenciá-la. Mas isso não significa que pretendo ler mais dele...ou talvez sim...não sei.

    "Questões do Coração" é uma estória meio lenta tbm, mas gostei do foco dela. As atitudes impensadas, a questão do dia a dia de um casal, a entrada de uma terceira pessoa não convidada no relacionamento...nos faz realmente pensar...
    Mas também é um estilo literário que, ou vc gosta ou não.

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.