3

Amizade

Posted by Lívia Marques on 1 de junho de 2012 09:29 in , , ,

Esta é uma homenagem à melhor amiga do mundo.


Amizade

Eram colegas. Foi Lívia quem apresentou o colégio à Pat quando ela chegou do sul. Faziam parte da mesma turma na escola, mas não eram assim tão íntimas. Andavam juntas, fumavam escondido no banheiro da escola e bebiam no fim de semana o famoso hifi. A bebida preferida dos estudantes que não tinham dinheiro para se embebedar com cerveja. Como Pat morava longe, ela sempre dormia na casa de Lívia, uma prática comum naqueles tempos, que não queria dizer muita coisa em termos de intimidade.   Afinal Lívia já tinha uma melhor amiga , Cléo, e eram inseparáveis.
Mas a amizade de Lívia  e Pat foi crescendo e saiam sempre juntas e até conheceram o namorado da Lívia juntas. Foi numa feira em uma praça e a Pat embriagada começou a paquerar todos os meninos que passavam por ela, enquanto a Lívia morria de vergonha e tentava amenizar de alguma forma. Foi então que Lívia reparou em um garoto próximo a elas e bateu um ”click” como nos romances. Pat aproveitou que estava bêbada e os apresentou na cara dura. Mais tarde combinaram de sair e aí começou o namoro que virou casamento e dura até hoje. Pat foi madrinha é claro.Cléo, a melhor amiga da Lívia, por ciúmes da Pat acabou brigando com ela e a amizade terminou. Nessa altura Pat já era muito próxima e acabou virando a melhor amiga. As duas terminaram o 2º grau e foram prestar vestibular: nenhuma passou de primeira, tiveram que fazer cursinho. É claro que foram para o mesmo cursinho, só não ficaram na mesma sala, pois uma queria humanas e a outra exatas. Passaram no vestibular mais ou menos na mesma época e o primeiro namorado que Pat teve na cidade foi Lívia quem apresentou.
As coincidências começam quando Pat começou a namorar um garoto com o mesmo nome do namorado da Lívia. No início virou confusão. Tinham que falar meu Léo pra cá, seu Léo pra lá e quando estavam juntos era um caos. Mas eram inseparáveis. Saíam quase todos os fins de semana ou iam para o sítio de Lívia e Léo. Varavam a noite jogando buraco e invariavelmente elas perdiam. Eram tempos divertidos.
Lívia engravidou e teve uma menina e Pat foi madrinha. Pat se casou e Lívia foi madrinha. E ainda por cima viajou junto na lua de mel! É que o Léo da Lívia estava com stress e o médico mandou que ele tirasse uns dias de folga. Ele só conseguiu tirar a licença do serviço na semana posterior ao casamento da Pat, assim tiveram que marcar a viagem para o domingo já que seriam padrinhos no sábado. E o único pacote de viagem que sairia no domingo era o mesmo que o da Pat e o Léo. Mas o detalhe é que o Léo da Lívia não sabia que a Pat iria viajar neste pacote, foi uma surpresa para todos quando descobriram. Afinal a viagem foi super divertida e eles aproveitaram muito. Mas ficou o estigma da Lívia ter viajado na lua de mel da Pat!
Um ano mais tarde Pat teve gêmeas e Lívia foi madrinha, a coincidência está no fato em que além de a obstetra ser a mesma, o hospital ser o mesmo, a sala de parto ser a mesma, até o quarto em que Pat ficou (nº 417) também foi o mesmo em que Lívia ficou quando ganhou sua filha. Aliás suas filhas, pois Lívia teve mais uma menina e ficou no mesmo quarto de novo!
Passaram por cada uma, são muitas as histórias que têm pra contar. Gostam dos mesmos livros, dos mesmos filmes, dos mesmos atores, das mesmas músicas.Lívia arrumou uma gata e depois um cachorro, Pat arrumou um cachorro e agora recentemente, uma gata! A diferença entre Pat e Lívia é que uma é loira e a outra é morena.
 Às vezes se pensava que Lívia era a mais forte das duas, pois Pat era meio avoada, tinha até apelido e Lívia a defendia com unhas e dentes. Mas isso se mostrou uma inverdade depois que Lívia ficou doente. Hoje é Pat quem segura a barra de Lívia e se sai muito bem.
As duas continuam melhores amigas, mas se falam por telefone ou internet. Veem-se ao vivo só umas duas vezes por ano. A Lívia tem um sítio novo há cinco anos e a Pat só foi lá duas vezes com muito custo e ameaças. A Lívia já desistiu de chamar. Os Léos nem se falam mais, não se lembram dos tempos de buraco. As filhas estão grandes, já com namorados. E cada uma vai seguindo a sua vida.
O que será que aconteceria sem essa amizade que esse ano faz 25 anos de existência? A vida teria sido muito diferente, mais vazia ou seria completada por outras pessoas? Acho que não seria possível substituir nenhuma das duas.
 Elas são como irmãs só que nascidas em casas diferentes 

|
Gostou?

3 comentários:

  1. Fiquei muito emocionada com essa declaração de amizade Lívia. Chorei e ri ao mesmo tempo enquanto lia...e relembrava aqueles maravilhosos momentos. As coincidências da nossa vida foram realmente obra de Deus, de almas gêmeas. Te agradeço por cada momento que compartilhou comigo até hoje, e espero que nem a morte seja barreira para nossa amizade.
    beijo grandão de comadre :)

    p.s. Também não precisava exagerar no bêbada né Lívia...o povo vai pensar que era uma porra-louca (ou era?) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Adorei, adorei. A amizade verdadeira eh algo que não tem preço. Tão bom ter um espírito bom do nosso lado pra rir e chorar conosco!
    Uma beijoca pras 2 e nunca deixem morrer esse sentimento raro e bonito que vcs tem! Bjuuu pras 2.

    ResponderExcluir
  3. meninas,
    que delícia a história de vocês. Emocionei-me junto, conectei-me com momentos e ...
    ... que delícia é conhecer vocês duas melhor!
    Que essa amizade transceda essa vida!

    PS.: Paty... eu fiquei com os olhos raros d'água com essa homenagem linda que a Lívia fez pra você!

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.